Prefeitura de São Luís amplia atendimentos com entrega de Ônibus da Saúde

07/09/2022 17h58 - Atualizada em 12/09/2022 17h40

Na semana em que São Luís completa 410 anos, a Prefeitura disponibiliza mais um equipamento para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Na manhã desta quarta-feira (7), foram entregues os Ônibus da Saúde, destinado à realização de atendimentos volantes voltados para populações de áreas sem cobertura do programa Estratégia de Saúde da Família. Desta quarta-feira (7) até sexta (9), a ação atende à comunidade da Ribeira.

Os Ônibus da Saúde são resultado de parceria do Executivo Municipal com a Cruz Vermelha Brasileira e Mercedes-Benz, que doou os dois veículos. Ambos adaptados para realizar consultas médicas e odontológicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, curativos, imunização, teste rápido de HIV, orientação nutricional e acompanhamento de pacientes diagnosticados com tuberculose, hanseníase e outras doenças.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, ressalta a importância do equipamento para melhorar os indicadores das localidades que serão assistidas pelos Ônibus da Saúde. “Povos e comunidades tradicionais, albinos e pessoas em situação de rua serão alguns dos públicos que vão receber atendimento e ter acompanhamento das nossas equipes. Assim, estaremos ampliando ainda mais a atenção primária, com ações de prevenção para diminuir a incidência de doenças evitáveis e reduzir internações e óbitos por causas preveníveis, além de realizar a vigilância de alguns agravos”, afirma.

O presidente Nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para a viabilização do projeto. "Hoje iniciamos esta ação, que é fruto da parceria com a Prefeitura de São Luís, um momento ímpar para a nossa instituição em que disponibilizamos um grande equipamento que são os Ônibus da Saúde. Para nós, é uma honra ombrear a Prefeitura nesta inciativa tão importante", afirma.

Ampliação do atendimento

Com os investimentos feitos na requalificação das Unidades Básicas de Saúde, a gestão do Prefeito Eduardo Braide, ampliou a cobertura de atenção primária em São Luís de 38% para 62%.  A rede municipal tem 56 Unidades Básicas de Saúde e 165 equipes da Estratégia Saúde da Família.

Para a diarista, Nathalie Cordeiro, a ação foi uma grande oportunidade para ter acesso a serviços básicos de saúde. "Achei muito bom porque para ter um atendimento, nós precisamos muitas vezes, nos deslocar para longe daqui, e com esta ação ficou mais fácil de ter acesso. Este dia também contribuiu para quem trabalha, durante a semana, e não tem tempo de procurar pelos serviços de saúde", disse.

Até o dia 30 de setembro, os Ônibus da Saúde vão cumprir um cronograma de atendimentos à comunidades mais distantes e populações minoritárias que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde.