Secretaria Municipal de Saúde

Último dia do “Arraial na Prefs” encanta público com apresentações da cultura popular do Maranhão

31/07/2022 12h28 - Atualizada em 11/08/2022 12h57

O último dia do “Arraial na Prefs” reuniu, sábado (30), centenas de pessoas que se divertiram no encerramento da temporada junina promovida pela Prefeitura de São Luís nos meses de junho e julho. Depois de dois anos sem as festividades, suspensas em obediência às restrições sanitárias impostas pela pandemia, o público pôde matar as saudades de uma das principais festas populares do Maranhão.

“Foram dois meses da nossa Festa do Coração. O ludovicense estava com saudades do São João e após dois anos sem podermos festejar, voltamos com toda a animação. Investimos na cultura, incentivamos a economia local, promovemos o acesso a todos à nossas manifestações culturais e o resultado não poderia ser outro. Momentos de muita alegria, diversão, reencontro com as nossas tradições. Tenho certeza que esta temporada junina ficará na memória e em nossos corações”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Durante todos os sábados do mês de julho, o “Arraial na Prefs” abriu espaço para o melhor da cultura popular maranhense, transformando a frente da Prefeitura de São Luís em um grande terreiro, no qual puderam se apresentar grupos de tambor de crioula, bumbas bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas. O local foi palco para um recorte da diversidade da cultura local, incentivando ainda a economia da cidade e atraindo turistas de outras partes do país.

“Adorei poder ver a cultura do Maranhão em um cenário tão bonito como este. O Centro Histórico é incrível e poder vivenciar esta festa aqui é muito legal. E isto foi possível porque a Prefeitura prorrogou as festividades para o mês de julho, que bom”, destacou a professora Mirian Madeira, que é de Minas Gerais e estava a passeio na cidade.

No último dia, assim como ocorreu em toda a temporada, a programação teve início com as bênçãos de São Benedito, sob o som do tambor de crioula.

O grupo Unidos Venceremos abriu a noite de encerramento, que seguiu ao som do Boi Novilho Branco, manifestação que animou o público com um passeio musical apresentando toadas de todos os sotaques do bumba meu boi do Maranhão. O Cacuriá da Vila Goreth destacou a sensualidade e a beleza da dança. As matracas soaram com o Boi da Pindoba que foi seguido pelo Boi de Morros e Boi Barrica.

“Foram dois anos sem as festas por causa da pandemia. O universo junino faz parte das nossas vidas e com ele movimentamos a cultura, a economia criativa e toda a cadeia que integra este segmento. Começamos com o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, foram mais de 20 dias de festa com várias atrações, barracas de comidas típicas e artesanato. Levamos ainda o São João para 11 bairros de São Luís com muita alegria e o prefeito Eduardo Braide determinou que não parássemos. Assim fizemos o Arraial na Prefs, na frente da Prefeitura. Aqui foram todos os sábados de julho, seguindo com muita animação”, relembrou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

Pensado de forma a apresentar ao público uma rica amostra das festas juninas de São Luís, o “Arraial da Prefs” recebeu decoração especial, com locais instagramáveis que atraíram a atenção de quem participou dos dias de festa. Os destaques foram o cazumba gigante e o portal inspirado nas janelas dos casarões coloniais do Centro Histórico da capital.

A funcionária pública Goreth Teixeira aproveitou o cenário para eternizar em imagens os momentos juninos. “Ainda não tinha vindo participar do arraial e hoje vim trazer alguns familiares. Gostamos muito da decoração e quero fazer muitas fotos para postar nas redes sociais”, adiantou ela.

Outro ponto importante do evento foi o incentivo à economia local. “É uma forma da gente ganhar uma renda a mais, com esta festa montada pela Prefeitura. Eu consegui aumentar minhas vendas porque as pessoas vieram prestigiar a festa, que está linda”, disse a vendedora ambulante Carlijane dos Reis.

São João de São Luís

A temporada junina em São Luís começou com o “Arraial da Cidade”, montado na Praça Maria Aragão e que funcionou de quarta a domingo do mês de junho. Também em junho, a gestão do prefeito Eduardo Braide promoveu o “São João no Bairro”, projeto que levou a diversas comunidades da capital apresentações culturais do período, descentralizando as ações e possibilitando que a população pudesse ter acesso à programação mais perto de suas casas.

• Em julho, dando prosseguimento aos festejos, o prefeito Eduardo Braide seguiu com a programação, desta vez em frente à Prefeitura de São Luís, com o “Arraial na Prefs”. A festança, além de toda a infraestrutura montada para possibilitar conforto aos presentes, como cadeira para idosos e pessoas com deficiência e tradução simultânea em Libras, também reuniu serviços como segurança, com a presença das equipes da Guarda Municipal; saúde, com a Vigilância Sanitária; trânsito, com os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); Polícia Militar; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Blitz Urbana; bem como de equipes do Consultório na Rua e agentes de limpeza.