Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide recebe da Faculdade Florence a Medalha de Honra ao Mérito Nightingale pelo combate à Covid-19 em São Luís 

18/05/2022 14h32 - Atualizada em 25/05/2022 14h05
Secom

O prefeito Eduardo Braide recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Nightingale pelo combate à Covid-19 em São Luís. A honraria foi concedida pela Faculdade Florence na manhã desta quarta-feira (18), durante a abertura da VII Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem. A entrega da medalha é um reconhecimento a todas as políticas implantadas pela sua gestão, sobretudo na área da saúde para minorizar os efeitos da pandemia na capital maranhense.

“A saúde precisa ser encarada como uma prioridade, por isso, no início da nossa gestão encaramos o desafio de cuidar da vida da população de São Luís. Tomei posse como prefeito em 1º de janeiro de 2021 e já no dia 19 estávamos com a campanha de vacinação contra Covid-19 em atividade no Multicenter Sebrae, onde montamos um centro com toda a estrutura necessária para atender milhares de pessoas todos os dias. E graças a toda a minha equipe da Saúde e aos brilhantes profissionais da área em nossa cidade, nos tornamos a Capital Brasileira da Vacina. Se hoje eu estou recebendo esta medalha, é graças ao esforço de todos estes profissionais. Por isso, o meu muito obrigado a cada um deles”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Em seu discurso, o prefeito também destacou os esforços de sua gestão para garantir melhores oportunidades de trabalho para os profissionais de enfermagem da capital. “Vamos iniciar uma série de obras na área da saúde, construindo novas unidades básicas para atender a nossa população. Isso significa que precisaremos de mais profissionais para garantir o atendimento. Portanto, são novas vagas de trabalho que serão abertas, inclusive para enfermeiros e técnicos de enfermagem como os que estão se formando aqui na Faculdade Florence”, destacou.

A entrega da Medalha de Honra ao Mérito Nightingale foi entregue ao prefeito Eduardo Braide pela diretora geral da Faculdade Florence, Rita Ivana Barbosa Gomes. “A entrega desta medalha é o reconhecimento do compromisso assumido pelo prefeito Eduardo Braide com a saúde de São Luís. Se hoje nós estamos podendo lotar este auditório, retomando nossos eventos de forma presencial após dois anos muito difíceis, é graças ao trabalho e empenho dele e de toda a equipe de sua gestão. São Luís se tornou referência em todo o Brasil pela rapidez e organização que vacinou toda a sua população. O evento que estamos abrindo hoje reforça não apenas a importância da enfermagem, mas também da ciência como forma de superar momentos difíceis, como o da pandemia de Covid-19. E, se a gestão do prefeito Eduardo Braide conseguiu este resultado tão positivo, é por que levou em consideração estes dois pilares”, afirmou.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, reiterou que a saúde é uma das principais bandeiras da gestão do prefeito Eduardo Braide. “Em um ano e cinco meses de gestão, o prefeito Eduardo Braide já tem muito o que mostrar de melhorias da saúde municipal. Além de todo o trabalho desenvolvido na campanha de vacinação contra a Covid-19, descentralizando os postos, implantando o Filômetro para que o cidadão pudesse escolher o melhor local para tomar a sua dose, entre outras medidas importantes como a implantação de uma rede de assistência para as pessoas que adoeceram, já reformamos diversas unidades básicas de saúde, melhorando e ampliando a capacidade de atendimento em nossa cidade. Esta é a determinação do prefeito Eduardo Braide para a nossa equipe e é desta forma que vamos seguir trabalhando”, informou.

Capital Brasileira da Vacina

A Campanha Municipal de Vacinação contra Covid-19 começou dia 19 de janeiro em São Luís. No entanto, o trabalho e planejamento da campanha foi iniciado antes mesmo do prefeito Eduardo Braide assumir a Prefeitura de São Luís em 1º de janeiro de 2021. Logo após as eleições, o prefeito Eduardo Braide reuniu uma equipe de técnicos e especialistas para elaborar o plano estratégico de ações de combate à pandemia na capital, incluindo desde uma estrutura exclusiva na rede de saúde para atendimento às pessoas com sintomas de leves a graves, além da vacinação.

Por causa deste planejamento, São Luís alcançou recordes e se tornou referência em todo o Brasil, sendo reconhecida como a Capital Brasileira da Vacina. Ainda em agosto de 2021, apenas sete meses após o início da campanha, São Luís chegou à marca de 1 milhão de doses aplicadas, sendo a única capital brasileira que já havia vacinado, pelo menos com a primeira dose ou dose única, todas as faixas etárias da população em geral a partir dos 12 anos. Naquele mesmo mês, a capital maranhense atingiu 99, 2% de cobertura vacinal da população em geral a partir de 12 anos, tornando-se a única capital do país com tal feito naquele período.

O sucesso de São Luís deveu-se às estratégias adotadas. Foram disponibilizados nove pontos de imunização, entre fixos e drive-thru, espalhados por todas as regiões da cidade. O maior deles, instalado no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, chegou a atender mais de 3 mil pessoas por dia. Somados os nove pontos de vacinação, a cidade chegou a ultrapassar a marca de 22 mil doses aplicadas em um único dia.

Atualmente, São Luís conta com mais de 20 locais de vacinação, que funcionam em unidades básicas de saúde em toda a cidade. A Campanha Municipal de Vacinação contra Covid-19 segue com a finalização do ciclo vacinal de quem ainda aguarda a data para receber as segundas doses, bem como as doses de reforço (terceira e quarta dose). Além disso, quem por algum motivo ainda não iniciou o ciclo de imunização pode ir a qualquer dos postos de vacinação para receber a primeira dose.

A lista completa com os locais de vacinação e o calendário de convocação está disponível nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais.