Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís inicia vacinação de crianças com 10 anos contra a Covid-19

20/01/2022 17h26 - Atualizada em 31/01/2022 10h25
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza, nesta sexta-feira (21) e sábado (22), a vacinação de crianças de 10 anos, sem comorbidades ou deficiência, contra a Covid-19. Todos os seis pontos de vacinação estarão abertos, entre 8h e 18h, para atender o público-alvo, que precisa estar acompanhado dos pais ou responsável. Crianças que tenham apresentado sintomas gripais ou sido acometidas por Covid devem esperar quatro semanas para vacinar.

“Estamos com a aplicação da vacina em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência física e neurodiversos, vacinamos as de 11 anos sem qualquer comorbidade e, nesta sexta (21) e sábado (22), vamos fazer a aplicação da dose pediátrica nas crianças de 10 anos, sem comorbidades. E assim vamos seguindo com o processo de vacinação das nossas crianças”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Com o objetivo de manter a vacinação acontecendo de forma organizada e para evitar aglomeração nos pontos de vacinação, serão vacinadas nesta sexta-feira (21) as crianças de 10 anos nascidas entre os meses de janeiro e junho. Já no sábado (22), a vacinação seguirá com os nascidos entre julho e dezembro. Como documentação é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou RG, CPF ou cartão do SUS.

A Semus destaca que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos é um reforço a mais para que a pandemia de Covid-19 possa ser vencida. A secretaria reforça ainda que todos os especialistas médicos destacam a segurança do imunizante e que o benefício da dose pediátrica é maior que qualquer efeito colateral e, por isso, os pais devem levar os filhos a um dos seis postos para tomar a primeira dose.

Importante

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficiência e neurodiversos continua em um dos seis pontos disponibilizadas pela Prefeitura de São Luís.

Na capital, para desburocratizar o processo de imunização das crianças que fazem parte do grupo, é exigido como comprovação da condição de saúde, além da certidão de nascimento ou RG, laudo médico, receita médica, cartão de acompanhamento ou exames que comprovem a comorbidade.

Pontos de vacinação

A vacinação contra a Covid-19 de crianças em São Luís acontece de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, nos seguintes pontos:

- Centro Municipal de Vacinação (CMV) Multicenter Sebrae, localizado no Cohafuma;

- CMV Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga;

- CMV da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Cidade Operária;

- CMV Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Maracanã - Zona Rural;

- Drive-thru do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo;

- Drive-thru da Universidade Ceuma, no Renascença.