Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura leva testagem contra a Covid-19 para profissionais de imprensa de São Luís

06/01/2022 17h40 - Atualizada em 16/01/2022 00h02

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou, nesta quinta-feira (6), a testagem em massa contra a Covid-19 dos profissionais de imprensa da capital maranhense com o objetivo de evitar surtos da doença nas empresas de Comunicação, que têm prestado serviço essencial para o controle da pandemia em todo o país, com a disseminação de informações de credibilidade. Neste primeiro dia, foram contemplados com o serviço de testagem os dois maiores conglomerados de mídia da cidade, os grupos Mirante e Difusora. Já nesta sexta-feira (7), a testagem será feita na TV Band, TV Cidade e TV Guará.

“A imprensa tem sido uma importante aliada da Prefeitura de São Luís no combate à Covid-19. Por meio dela é que a população tem se informado, diariamente, sobre as formas de prevenção ao coronavírus, a vacinação e a situação real da pandemia. Ela é composta de profissionais comprometidos com a notícia e, sobretudo, com a verdade e, por isso, nada mais justo que possibilitar a esses profissionais uma testagem nos locais onde eles passam a maior parte do dia, que são nas empresas de comunicação”, disse o secretário municipal de Comunicação, Igor Almeida, que acompanhou a testagem nos dois locais onde o serviço foi ofertado nesta quinta.

A testagem em massa contra a Covid-19 dos profissionais de imprensa é parte da política de combate ao coronavírus da gestão Eduardo Braide, que foi intensificada nesta semana com o anúncio de novas medidas para evitar o surgimento de mais casos da doença, principalmente por causa do avanço da variante Ômicron, que tem se mostrado mais contagiosa em relação às demais existentes. Os testes também estão disponíveis para a população em geral nos cinco terminais de ônibus e em várias unidades de saúde espalhadas pela capital.

De acordo com o diretor-geral do Laboratório Central do Município (LACEM), Luiz Fernando Ramos, a testagem é importante para se ter um panorama da manifestação do coronavírus em São Luís e deve ser realizada mesmo por todos. “Tanto quem está com sintomas gripais quanto quem não está deve procurar um de nossos postos para fazer o teste. No caso da imprensa, o teste é importante, principalmente, para diagnosticar casos assintomáticos, uma vez que os profissionais estão, diariamente, expostos aos riscos em busca da informação, pois, assim como os profissionais de saúde, são essenciais e não podem deixar de trabalhar”, destacou.

Imprensa testada

Mais seguro após realizar o teste na manhã desta quinta-feira e receber resultado negativo para a Covid-19, o jornalista Adriano Soares, do Grupo Mirante, disse se sentir mais aliviado para trabalhar junto dos colegas de redação. “Mesmo já tendo tomado as três doses da vacina, eu acho de extrema importância a realização da testagem contra a Covid-19. É uma segurança a mais para nós da imprensa que, diariamente, estamos nas ruas e em locais considerados de risco, sempre em busca de informações corretas para a população. Fico aliviado também em saber que essa testagem tem sido ampliada para diversos pontos da cidade.”

A diretora de jornalismo da TV Difusora, Cristiane Moraes, destacou a importância da testagem para garantir mais segurança no ambiente de trabalho. “É extremamente importante que façamos essa testagem com frequência, pois nós, que somos profissionais de comunicação, estamos expostos ao risco de contrair a doença por estarmos no front da notícia. Não paramos nas primeiras ondas de infecção e não vamos parar agora também, pois levar informações para as pessoas é a nossa principal missão”, finalizou Cristiane Moraes.