Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide participa de entrega de aparelhos de radioterapia no Hospital do Câncer Aldenora Bello

04/01/2022 18h25 - Atualizada em 14/01/2022 11h28

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, participou, nesta terça-feira (4), da solenidade de entrega de dois novos aceleradores lineares que vão compor a expansão do setor de radioterapia do Hospital do Câncer Aldenora Bello, mantido pela Fundação Antonio Dino. Os novos equipamentos, somados a outros dois que compõem a expansão do setor de radioterapia da instituição médica, atenderá, exclusivamente, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital e do interior maranhense, dando fim à fila de espera para o tratamento contra o câncer na unidade.

"Eu tive a oportunidade de acompanhar, desde o início, essa obra de expansão do setor de radioterapia e a instalação dos novos aceleradores lineares, importantes ferramentas para auxiliar no tratamento contra o câncer. Por tudo isso, eu sinto orgulho em dizer que tanto o Hospital Aldenora Bello, quanto a Fundação Antonio Dino são patrimônios de São Luís, do Maranhão e, também, de todo o Brasil, pois são espaços de cuidado com as pessoas, onde vidas são salvas todos os dias", destacou o prefeito Eduardo Braide, durante solenidade.

Ainda durante seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Braide lembrou que, quando deputado federal (2019-2020), destinou emenda parlamentar à Fundação Antonio Dino para a compra de um aparelho de tomografia, essencial no planejamento do tratamento de radioterapia do paciente com câncer e que deve ser entregue ainda este ano. O aparelho, que assim como o acelerador nuclear também utiliza de radiação ionizante, vai servir, ainda, para o diagnóstico por imagem de câncer, sendo um dos exames mais solicitados pela equipe médica em caso de suspeita de tumores.

"Esse aparelho, como bem já me informou o Antonio [Dino Tavares], deve chegar ainda neste mês e eu tenho certeza que, nos próximos dias, será colocado em funcionamento para a gente ajudar a acelerar, a agilizar ainda mais esse que foi o grande gargalo durante muitos anos do hospital, que era a fila para o tratamento da radioterapia", pontuou.

O prefeito também lembrou que enquanto esteve na Câmara Federal apresentou e conseguiu a aprovação do Estatuto da Pessoa com Câncer, que tem o objetivo de promover condições de igualdade no acesso ao tratamento da pessoa com câncer, garantindo o atendimento integral, que inclui assistência médica e de fármacos, assistência psicológica, atendimentos especializados e, sempre que possível, atendimento e internação domiciliares. Além disso, também garante o tratamento adequado da dor, atendimento multidisciplinar e cuidados paliativos.

Novos aparelhos

Os novos aceleradores nucleares do Hospital do Câncer Aldenora Bello são uma das principais conquistas de sua mantenedora em seus 45 anos de existência. De acordo com o vice-presidente da Fundação Antonio Dino, que, atualmente, representa a presidente Enide Jorge Dino nas tomadas de decisão, os aparelhos significam mais qualidade de vida para os pacientes, uma vez que, a partir de agora, deixa de existir espera para a radioterapia.

"A gente está muito orgulhoso de estar proporcionando isso aos nossos pacientes. É aniversário da Fundação Antonio Dino, mas quem está recebendo o presente é a população de São Luís e do Maranhão. Também não poderíamos deixar de aproveitar desse momento para homenagear grandes nomes da história do nosso estado, que contribuíram significativamente para o que a fundação e o Hospital Aldenora Bello são hoje", frisou Antonio Dino Tavares.

As duas novas salas com os aceleradores lineares receberam os nomes de Maria de Lourdes de Carvalho Costa (criadora da Fundação Beneficente São Sebastião em Viana, cidade da baixada maranhense, onde acolheu, educou e formou jovens em profissionais, dando-lhes uma qualificação com a qual pudessem sobreviver emergindo dos grilhões da pobreza e da miséria) e João Castelo Ribeiro Gonçalves (conselheiro da Fundação Antonio Dino durante anos; sensível à problemática do tratamento contra o câncer no estado, tendo designado várias emendas à instituição enquanto deputado; também foi senador, governador e prefeito de São Luís).

Saiba Mais

A Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que mantém o hospital do câncer Aldenora Bello, atua na luta contra o câncer no Maranhão, desde dezembro de 1976, fundada por Enide Moreira Lima Jorge Dino após o falecimento do Dr. Antonio Dino, um dos precursores da luta contra o câncer no Maranhão.

Além do Hospital do Câncer Aldenora Bello, referência no tratamento oncológico no Maranhão, a fundação mantém as casas de apoio que hospedam pacientes vindos do interior do estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital.

São 45 anos de serviços prestados à população maranhense, aliado ao trabalho voluntário e colaboração da comunidade e empresas parceiras que ajudam no combate ao câncer no estado.

O Hospital do Câncer Aldenora Bello é a principal unidade mantida pela Fundação Antonio Dino, cujo foco é o tratamento do câncer. Foi fundado em 1958 após a doação do terreno pela então primeira dama do estado, a Sra. Aldenora Bello, e continua sendo o serviço de referência em oncologia no Maranhão há mais de 50 anos.

O hospital oferece assistência multidisciplinar aos seus pacientes e familiares, visando o tratamento adequado. Os atendimentos aos pacientes são realizados através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) em mais de 80% dos casos.

A manutenção das atividades do hospital e demais ações promovidas pela Fundação Antonio Dino torna-se possível através da complementação do seu custeio por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, captadas através do trabalho do serviço de telemarketing institucional, doações espontâneas e parcerias.