Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís segue com testagem contra Covid-19 em terminais de integração e cinco postos de saúde até 3 de dezembro

01/12/2021 17h29 - Atualizada em 03/12/2021 14h07

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), segue com a realização da testagem contra a Covid-19 em terminais de integração e em mais cinco postos de saúde até esta sexta-feira (3). A ação, iniciada pela gestão do prefeito Eduardo Braide no dia 22 de novembro, atendeu, até o dia 30 deste mês, mais de quatro mil pessoas.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a testagem contra a Covid-19 referenda o controle da doença na cidade. “É de suma importância que, além da vacinação que é um exemplo para todo o país, também haja o chamado controle epidemiológico, o que é feito a partir das testagens”, disse o secretário.

Além dos terminais de integração (Praia Grande, Cohama, Distrito Industrial, Cohab e São Cristóvão), os Centros de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab), Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda), José Carlos Macieira (Sacavém), Laura Vasconcelos (Estiva), Olímpica I (Cidade Olímpica) e Centro de Saúde São Cristóvão também oferecem o serviço de testagem.

Pessoas interessadas em fazer o exame devem comparecer aos locais das 8h às 17h e apresentar documento de identificação com CPF ou Cartão SUS, e em seguida, preencher uma ficha com a equipe técnica especializada, em que responde acerca de possíveis sintomas da doença. O teste de antígeno é feito a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal ou nasofaríngeo.

O procedimento, conforme estabelece o Ministério da Saúde (MS), detecta a presença de uma proteína do coronavírus, para mostrar se pessoa está ou não infectada. O teste é considerado, neste caso, mais prático, pois não necessita de procedimento laboratorial para ser processado. Ele é considerado de alto grau de confiabilidade e o resultado fica disponível em 15 minutos.

Nos casos positivos, a pessoa é orientada para imediatamente iniciar os procedimentos de isolamento. A Testagem faz parte da política de prevenção do prefeito Eduardo Braide, com base em diálogo com o Ministério da Saúde que, em setembro deste ano, encaminhou 2,4 milhões de testes para a capital e outros municípios brasileiros.

A oferta de testagens contra a Covid-19 na rede pública da capital maranhense ocorre desde o início da pandemia. A partir de maio deste ano, vários pontos foram designados para o procedimento, com ampliação do serviço.

Locais de testagem contra a Covid-19

- Terminais de Integração