Secretaria Municipal de Segurança Alimentar

Prefeitura de São Luís conclui mais uma etapa da entrega de cestas de alimentos do Brasil Fraterno

10/08/2021 12h34 - Atualizada em 13/08/2021 16h04

A Prefeitura de São Luís concluiu mais uma etapa de entrega de cestas alimentares que integram o programa federal Brasil Fraterno. Por meio das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa), nesta segunda-feira (9), foi realizada a distribuição de mais 600 cestas aos moradores do território do quilombo urbano da Liberdade. O secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, Marcello Linhares, acompanhou a ação.

Na ocasião, Linhares viu de perto como a Prefeitura de São Luís está entregando um total de 10 mil cestas de alimentos que foram adquiridas por meio da iniciativa Brasil Fraterno, uma parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo Federal, com articulação do Ministério da Cidadania, Fundação Cultural Palmares e parceria do Sistema S.

"Viemos acompanhar esse trabalho que está sendo muito bem executado pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias envolvidas, numa parceria que visa sanar a insegurança alimentar, um dos efeitos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19", destacou o secretário nacional Marcello Linhares, que esteve ao lado do secretário da Semsa, Júnior Vieira, e da secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo.

Os alimentos foram entregues nas ruas do Poço, da Vala, Boa Vista, Tomé de Sousa, Japão, Travessa São Judas, 2ª Travessa Tomé de Sousa, Santa Bárbara e nas suas três travessas, além do Conjunto Promorar, Floresta e transversais, Vila Sésamo e transversais. Todas no território do quilombo urbano da Liberdade.

"Já ultrapassamos a marca das seis mil cestas entregues e ainda esta semana iremos concluir a distribuição, seguindo a orientação do prefeito Eduardo Braide, de acelerar as entregas", explicou o titular da Semsa, Júnior Vieira.

A secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo, adiantou o cronograma das próximas ações. "Na quarta-feira (11), faremos as entregas no Diamante, e na sexta-feira (13), no Sítio do Meio, entregando para as pessoas em suas casas, como orientou o prefeito Eduardo Braide, para garantir que o benefício chegue realmente a quem precisa".

Alimentos

Cada cesta é composta por cinco quilos de arroz, dois quilos de feijão, um quilo de açúcar, quatro pacotes de macarrão, seis pacotes de leite, um pacote de flocão de milho, óleo de cozinha e um quilo de farinha branca. Itens que vão ajudar a abastecer a dispensa da casa de Sílvia Pereira. Desempregada, a dona de casa cuida do marido doente e comemorou ao receber a cesta.

"Vivo ainda com minha filha e meus dois netos, mas ela também está sem trabalho fixo e uma cesta dessa ajuda muito para quem não tem de onde tirar", afirmou a dona de casa.

Separada, mãe de três filhos e sem trabalhar há sete meses, Sâmia Sá não escondia a alegria de ter recebido a ajuda.

"É muito difícil ficar sem trabalho e sustentar uma família, mas graças a Deus que estou recebendo essa cesta", comemorou a dona de casa.