Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide inicia obra de reforma do Centro de Saúde Pedrinhas I

21/02/2024 18h33 - Atualizada em 24/02/2024 00h51

A Prefeitura de São Luís iniciou as obras de requalificação completa e ampliação do Centro de Saúde Pedrinhas I, nesta quarta-feira (21), após assinatura de Ordem de Serviço feita pelo prefeito Eduardo Braide.

Por meio das secretarias de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), as intervenções trarão maior conforto tanto para profissionais como para todos os moradores que utilizam os serviços da unidade, que já esperavam por uma obra estruturante há mais de duas décadas.

"O novo Centro de Saúde de Pedrinhas está se tornando realidade hoje, reforçando nosso cuidado com a saúde da população da Zona Rural. A única coisa que permanecerá neste local é o endereço e o nome; o restante será completamente novo. Todos os ambientes terão ar-condicionado, reabriremos com novos serviços e um atendimento diferenciado. Este é um trabalho que estamos realizando em toda a cidade e aqui não será diferente", prometeu o prefeito Eduardo Braide a toda a população presente, anunciando ainda, a reforma do Centro de Saúde de Pedrinhas II para os próximos meses.

Com 40 unidades de saúde já entregues, desde 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide, a rede municipal de saúde de São Luís passa por um novo momento, proporcionando melhorias significativas no atendimento à população. O secretário da Semus, Joel Nunes, destaca que esse avanço é reflexo do comprometimento com a qualidade e a humanização no atendimento.

"O prefeito Eduardo Braide tem um carinho especial pela nossa Zona Rural. Hoje, ele está aqui assinando mais uma Ordem de Serviço para a entrega de uma unidade completamente nova, o que nos traz uma felicidade imensa. Essa unidade será caracterizada pela excelência na qualidade e pelo atendimento humanizado, assim como temos demonstrado nas entregas já realizadas", afirmou o secretário Joel Nunes.

Com investimento de R$ 695.170,89, as intervenções garantirão à unidade, ampliação da infraestrutura, novas salas, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, espaços adequados às normas de acessibilidade, climatização dos setores e muito mais.

Adicionalmente, os serviços também serão ampliados e novas especialidades e exames serão realizados na unidade, como consultas de enfermagem e clínico geral, odontologia; imunização, exames laboratoriais e tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, tuberculose e hanseníase; oferta de medicamentos da farmácia básica; pré-natal e atendimentos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV.

“É determinação do prefeito Eduardo Braide a atenção aos detalhes, o olhar humanizado e a qualidade do serviço estrutural de todas as obras que nós entregamos, e aqui em Pedrinhas não será diferente. Assim como entregamos o Novo Hospital da Criança e outros Centros de Saúde completamente novos, assim também faremos aqui no Centro de Saúde de Pedrinhas, entregando o que a população dessa comunidade merece”, garantiu o secretário da Semosp, David Col Debella.

Personagem importante na história do Centro de Saúde de Pedrinhas, José Hortêncio Vieira, de 70 anos, trabalha como vigia há mais de 20 anos. Ele declarou que “nenhum gestor, ao longo desses anos, fez mais do que simples pinturas para a unidade. É uma alegria muito grande ver o início dessas obras que, com certeza, vão transformar nosso Centro de Saúde”.

Iracema Lima Santos, 53 anos, auxiliar odontológica, expressou sua expectativa em relação à reforma.

"Estávamos aguardando essa reforma com muita ansiedade. Cada prefeito que passava deixava seu slogan e pintura, mas uma reforma real não acontecia. Estamos aliviados em ver que, agora, teremos um prédio novo para o atendimento da comunidade", relatou Iracema, que trabalha há 20 anos no Centro de Saúde de Pedrinhas.

Reconhecendo o impacto positivo que a reforma terá na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população de Pedrinhas, a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) esteve presente no início das intervenções e parabenizou o prefeito Eduardo Braide pela iniciativa.

“Essa população vem aguardando há muito tempo, e desde 2021 venho lutando junto com a população dessa área para que essa obra fosse realizada e hoje está acontecendo. Nosso povo merece o melhor e quero parabenizar o prefeito e pedir que Deus o abençoe. Muito obrigado”, disse a parlamentar.

Também estiveram na solenidade, o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; a coordenadora da área do Distrito Vila Esperança e Tirirical, enfermeira Fátima Sales; o coordenador da Zona Rural, Flávio Foguinho, lideranças, trabalhadores civis e a população local.