Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide inicia obras de asfaltamento e construção de praça na comunidade Argola e Tambor, região do Gapara

05/02/2024 18h09 - Atualizada em 11/02/2024 14h52

Após uma espera de 27 anos, os residentes da Comunidade Argola e Tambor - Cidade Nova, localizada na região do Gapara, comemoraram a chegada das máquinas que marcaram o início das tão aguardadas obras de asfaltamento e drenagem, bem como uma nova praça na comunidade. Os serviços iniciaram nesta segunda-feira (5), após o prefeito Eduardo Braide assinar a Ordem de Serviço.

“O programa Asfalto Novo chegou aqui na região e já vamos iniciar o asfaltamento na via principal do bairro. Se a justificativa das empresas de ônibus era a falta de uma estrada boa, agora não haverá mais desculpas, porque já vamos implementar asfalto novo para garantir o retorno da linha de ônibus. Vamos revitalizar toda a avenida principal e outras ruas", destacou o prefeito Eduardo Braide.

Na ocasião, o prefeito Eduardo Braide anunciou também um projeto adicional que vai melhorar ainda mais as condições do bairro.

Confirmando a construção de uma praça para a comunidade, equipada com instalações para atividades físicas destinadas aos adultos e um playground para as crianças, Braide prometeu transformar o espaço em uma área de lazer e interação para os mais de 15 mil residentes do bairro.

As obras fazem parte do programa "Asfalto Novo", executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Já o projeto de paisagismo será desenvolvido pelo Instituto da Paisagem Urbana (Impur), assegurando a preservação das árvores que já embelezam o local.

“Esse espaço vai virar uma praça linda para vocês e já determinei a preservação das árvores e a inclusão de equipamentos de ginástica para os adultos e brinquedos para as crianças”, complementou Braide.

Obras

Dentre os trabalhos a serem executados no bairro, destaca-se o asfaltamento da principal via da comunidade e outras ruas, acompanhado pela drenagem superficial, que irão eliminar os inconvenientes causados pela lama e assegurar um eficiente escoamento das águas pluviais, especialmente durante os períodos de chuva.

Além disso, uma praça com um projeto de paisagismo se somará a essas melhorias, contribuindo para o embelezamento do local.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, expressou sua satisfação ao mencionar que, graças à combinação de técnica, engenharia e à dedicação de todas as equipes envolvidas, os problemas enfrentados pela cidade estão sendo resolvidos.

"Além dessas, temos mais de 280 obras em andamento em toda a cidade ocorrendo simultaneamente. Obras que trazem grande benefício às comunidades, com mais dignidade, mobilidade, educação e saúde. Com muita técnica, engenharia e a dedicação de todas as equipes, estamos solucionando os problemas da cidade. Essa é a abordagem do prefeito Eduardo Braide", enfatizou.

O subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, destacou o compromisso da administração do prefeito Eduardo Braide com as políticas públicas destinadas a uma região historicamente esquecida.

“Toda vez que a gente começa uma nova obra, temos a mesma emoção de transformar a vida das pessoas. As coisas acontecem na hora certa e hoje é a hora que Deus determinou para acontecer. Vemos uma transformação histórica na cidade de São Luís tanto na Zona Urbana, como, e especialmente, na minha amada Zona Rural”.

Comunidade

As obras que irão melhorar a qualidade de vida dos residentes e proporcionar condições mais dignas de mobilidade e acesso representam não apenas um marco na história do bairro, mas também a concretização de um anseio que perdurou quase três décadas. Entre os moradores que testemunharam o início das obras, Maria Olinda Alves, artesã e coordenadora geral da união dos moradores do Argola e Tambor, falou da longa espera.

"Foram 27 longos anos esperando por esse momento. Com o início dessas obras, finalmente vamos ver uma transformação real. É o começo de uma nova era para nosso bairro. Muitas gestões passaram, mas só o prefeito Eduardo Braide olhou para nós”, declarou a moradora.

Outra voz que se uniu ao coro de agradecimentos foi a de Francisca Lago, dona de casa, que reside na comunidade há 24 anos.

"Aqui não entra Uber, não entra ambulância, e estamos sem linha de ônibus. Agradeço por vermos esse dia finalmente chegar, é a realização do sonho da comunidade, só temos a agradecer", disse a moradora.

Também estiveram presentes na solenidade, a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; os suplentes de vereador, Barbosa Lages e João Filho; Manoel Batista, representando todos os operários da obra, além de líderes comunitários, trabalhadores civis, equipes da Semosp e moradores.

Saiba Mais - Programa Asfalto Novo

Com mais de 600 km de Asfalto Novo implementados e intervenções simultâneas em mais de 30 bairros, a mobilidade urbana de São Luís vive um novo momento com o programa Asfalto Novo, implementado pelo prefeito Eduardo Braide. Comunidades negligenciadas por décadas têm visto uma transformação na realidade dos moradores, principalmente da Zona Rural.

Bairros como Vila Funil, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Cohab, Santa Clara, Aurora, Vila Isabel Cafeteira, Residencial Ribeira, Planalto Turu, região da Lagoa da Jansen, São Cristóvão, Matões Turu, Cajupary, Santa Bárbara, Vila Itamar, Residencial Amendoeiras, Cajupe, Vila Romário, Vila Maranhão, Maracanã, Vila Nova República, entre outras comunidades, já foram beneficiadas não só com a nova pavimentação, mas também com outras intervenções como drenagem profunda, drenagem superficial, colocação de meio-fio e sarjeta e muito mais.