Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide assina Ordem de Serviço para reforma da Unidade Mista do Coroadinho

18/01/2024 18h20 - Atualizada em 24/01/2024 18h13

O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quinta-feira (18), a Ordem de Serviço que deu início às obras de reforma da Unidade Mista do Coroadinho. O hospital, um dos mais importantes na rede de saúde municipal, ganhará requalificação total de suas instalações, ampliação na oferta de serviços e de atendimento à população.

O trabalho está sendo executado pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), como parte do cronograma de ações desenvolvido pela Prefeitura de São Luís para a reestruturação da rede municipal de saúde.

“Com essa reforma damos prosseguimento à reestruturação da nossa rede municipal de saúde. Em breve, entregaremos essa unidade mista mais preparada para atender com conforto toda população aqui do Coroadinho e região; e vamos seguir com mais ações no Coroadinho e em toda cidade", destacou o prefeito Eduardo Braide.

Após uma década sem receber nenhuma reforma completa, a unidade passará por melhorias, incluindo a adaptação dos espaços, instalações hidráulicas e elétricas, acessibilidade, climatização dos setores, novo revestimento em porcelanato, impermeabilização da cobertura, humanização dos ambientes e a implementação de um novo projeto luminotécnico.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, garantiu que a Unidade Mista do Coroadinho, assim como outras unidades já entregues, atenderá aos padrões de qualidade exigidos pelo prefeito Eduardo Braide.

“Já entregamos 38 unidades de saúde e mais de 200 obras acontecem simultaneamente em toda a cidade, sendo esta unidade mista mais uma que se soma a esse trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Eduardo Braide que continua entregando resultados, buscando sempre qualidade e o melhor para a população de São Luís”, pontuou o titular da Semosp.

Expansão de capacidade

Com uma média de atendimento de 4.600 pacientes mensais, a Unidade Mista do Coroadinho, a partir da reforma, pretende ampliar sua capacidade ao adicionar seis novos leitos, elevando o total de leitos de internação de 26 para 32. Além disso, serviços como consultas especializadas, realização de exames, imunização, aplicação de testes rápidos, internações em clínica médica e atendimentos de urgência e emergência, também serão incluídos.

“Mais um dia em que escrevemos uma história que não será apagada. Hoje nós estamos na nossa 39ª unidade que vai ser reformada. Já entregamos 38 em 37 meses de gestão. É como se nós fizéssemos uma unidade a cada mês, e isso nunca aconteceu na história do Maranhão, muito menos na história de São Luís”, enfatizou o secretário da Semus, Joel Nunes.

Joel Nunes destacou que a realização da obra será cuidadosamente planejada para evitar a interrupção dos atendimentos.

"Não temos a opção de fechar a unidade para realizar a merecida reforma. Lidar com essa situação é muito desafiador, mas valerá a pena porque esta será uma grande reforma, mas com a garantia de que a unidade continuará operando", assegurou o gestor da Semus.

A realização dos serviços de reforma da unidade conta com o apoio dos vereadores Daniel Oliveira (PL), líder de Governo na Câmara, e Nato Júnior (PSB), que destinaram emendas parlamentares em benefício da população da região do Coroadinho e bairros adjacentes. Na solenidade, os parlamentares elogiaram o trabalho da gestão municipal.

“O prefeito Eduardo Braide sempre demonstrou profundo vínculo afetivo com o Coroadinho. Eu tenho certeza de que esta unidade mista terá o padrão de trabalho do prefeito Eduardo Braide, que é um padrão classe A”, enfatizou Daniel Oliveira.

“Esta unidade serve não só à comunidade do Polo Coroadinho, mas toda a nossa São Luís e, independente de posição política, nós devemos estar do lado do povo”, disse Nato Júnior.

Melhorias na saúde

Os moradores do Coroadinho, José Wilkson e Assan Kaid, expressaram gratidão pelo início das intervenções há muito esperadas pela comunidade e por todos que utilizam os serviços da unidade mista.

“Prefeito, agradeço por essa obra que será realizada, que não é apenas algo benéfico para nossa comunidade, mas também para os dedicados funcionários que enfrentam todas as dificuldades. Ela merece essa atenção, e nós, moradores da comunidade, merecemos ainda mais", declarou Assan Kaid.

"Hoje, o nosso sonho no Polo Coroadinho se torna realidade, não apenas para nossa comunidade, mas para toda São Luís. É algo que esperamos por tanto tempo. Agradecemos ao prefeito Eduardo Braide e estamos de braços abertos para receber essas melhorias. Muito obrigado" acrescentou, José Wilkson.

Também estiveram presentes na solenidade, o deputado estadual, Fernando Braide (PSD); a coordenadora da área do Distrito Vila Esperança e Tirirical, enfermeira Fátima Sales; Larissa Oliveira, representando a Empresa Agrasty Construções LTDA; além de lideranças comunitárias, profissionais de saúde e comunidade.