Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide inaugura novo Centro de Saúde Santa Bárbara, na Zona Rural de São Luís

17/01/2024 17h50 - Atualizada em 21/01/2024 18h47
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (17), o novo Centro de Saúde Santa Bárbara, na Zona Rural de São Luís, totalmente reformado e reequipado. As intervenções foram realizadas por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus), de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe).

"Transformamos este Centro de Saúde em um espaço digno e com a qualidade que os moradores do Santa Bárbara e toda a região merecem. Reestruturamos toda a parte física e ampliamos os serviços oferecidos", destacou o prefeito Eduardo Braide, lembrando em seguida, todas as obras e melhorias em diversas áreas, já realizadas na região.

Com o novo centro de saúde, mais de três mil famílias vão poder contar com a oferta de serviços como consultas de enfermagem e clínico geral, odontologia, imunização, exames laboratoriais e tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, tuberculose e hanseníase. A nova unidade também contará com a oferta de medicamentos da farmácia básica, pré-natal e atendimentos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e HIV.

"Com um olhar atento e uma presença marcante, o prefeito Eduardo estimula seus secretários a se dedicarem ao máximo para entregar sempre o que há de melhor para a população de nossa cidade. Em 37 meses de gestão, esta é a 38ª unidade de saúde inaugurada, isso significa mais de uma entrega por mês, algo inédito na história de São Luís", ressaltou o secretário da Semus, Joel Nunes.

Obra

A obra, com investimento de R$ 753.345,67, contemplou serviços como acessibilidade e climatização dos ambientes, implantação de nova infraestrutura hidráulica e elétrica, execução de novo projeto luminotécnico, impermeabilização de cobertura, instalação de forro PVC e assentamento de porcelanato.

A unidade conta agora com recepção ampla, sala de vacina, consultórios médicos, sala de farmácia, consultório odontológico, sala de curativos, consultórios de enfermagem, sala da administração, banheiros acessíveis, climatização de todos os ambientes e muito mais.

“O prefeito trabalha buscando sempre a excelência e essa unidade de saúde que entregamos hoje é prova dessa atenção aos mínimos detalhes. Seguindo todas as exigências do prefeito, conseguimos trazer dignidade para os profissionais de saúde e para toda a população que é atendida aqui", pontuou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Mais saúde

A solenidade contou com a participação expressiva da população do Santa Bárbara e das comunidades vizinhas, que se reuniram em peso para celebrar a entrega da nova unidade. Elizabeth Rodrigues, aposentada de 61 anos nascida no bairro, expressou sua felicidade com a inauguração.

“Estou muito feliz, era algo esperado há muito tempo por todos nós. Agora, o nosso centro de saúde está totalmente restaurado e com ar-condicionado, todos estão felizes, desde os funcionários, até nós população. Este sempre foi nosso desejo e hoje vivemos essa realidade”, contou a aposentada.

O pedreiro Antonio Supriano, 44 anos, morador da comunidade Betel, usa os serviços da unidade com toda a família. Ele exaltou a beleza do novo Centro.

“Sempre usei os serviços com minha família e está tudo novo, não tem nada velho aqui. Agora, a gente sabe que os serviços vão melhorar muito, e eu já vou inaugurar a sala do dentista porque amanhã eu já venho aqui”, disse, bem-humorado, o trabalhador.

Com a inauguração da nova unidade, os profissionais de saúde, agora munidos de recursos mais avançados, têm condições ideais para exercerem suas funções, resultando em um serviço mais eficaz e qualificado. Na sala de odontologia, tudo era anotado no papel e faltavam equipamentos para o atendimento dos pacientes, conforme informou o dentista Felipe Castelo, que há seis anos atende no Santa Bárbara.

“Recebemos computador novo, que agora vai servir para registrarmos o atendimento direto no sistema. Antes, anotávamos no papel para depois passar, agora isso será feito apenas uma vez. Além disso, também recebemos novos instrumentos que vão melhorar o atendimento”, afirmou o profissional.

A técnica em saúde bucal e assistente do dentista Felipe Castelo, Josilene Coutinho, de 54 anos, é uma das funcionárias mais antigas da unidade. Ela já trabalha há 30 anos no Santa Bárbara.

“Este é um momento de muita alegria, esse posto precisava de muitas melhorias e agora ele passou por uma reestruturação. Tudo é novo e nosso trabalho agora será com mais conforto e mais qualidade para os pacientes”.

Na sala de vacina, a técnica em enfermagem, Leila Priscila Pereira, era só alegria. “Eu sou muito feliz trabalhando aqui. Saio da minha casa na Cidade Operária feliz, mas agora essa felicidade dobrou. Chegar em um ambiente todo renovado, com ar-condicionado funcionando bem e com equipamentos novos, é maravilhoso. Todos nós só temos gratidão no coração”, declarou a profissional que já trabalha há dois anos na unidade.

Vereadores parabenizam prefeito pela atenção à saúde

Durante a solenidade de entrega, vereadores elogiaram o trabalho realizado pela gestão municipal. O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), disse:

"Estamos diante de uma obra de excelência, evidenciando a responsabilidade, a eficiência e o olhar humano do prefeito Braide".

“Mais um equipamento público sendo entregue pelo prefeito Eduardo Braide que zela pelo bem público e pelas pessoas. Vemos que ele não para. Parabenizo pela boa administração”, complementou o vereador Daniel Oliveira (PL), líder do governo na Câmara.

"Com mais de 30 anos de experiência como médico, ao testemunhar uma ação como essa, vejo como um céu que recebe mais uma estrela na área da saúde. Este céu representa respeito e dedicação à população de São Luís. O prefeito não apenas entrega, mas assegura qualidade no atendimento. Além da estrutura física, destaca-se o compromisso do prefeito com um serviço de qualidade. Nos orgulhamos desta administração”, enfatizou o vereador Dr. Gutemberg (Republicanos).

Elogio também reforçado pelo vereador Domingos Paz (Republicanos). "Esta comunidade está concretizando um sonho com a inauguração deste posto de saúde, que promete oferecer um atendimento aprimorado à população. Parabenizo o prefeito pelo incansável trabalho que vem sendo desenvolvido em São Luís, tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural", pontuou o parlamentar.

Também estavam presentes na inauguração, a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; o controlador-geral do Município, Sérgio Mota; coordenadores da Zona Rural, Irmão Dijé e Flávio Foguinho; o diretor do Lacen, Luiz Fernando Ramos; a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; as vereadoras Karla Sarney (PSD), Rosana da Saúde (Republicanos); os suplentes de vereador, Armando Costa, Ciro Nolasco e Manoel Filho; Pastor Antonio Carlos, da Assembleia de Deus do Bairro Santa Bárbara; e Jairo César, membro da Igreja Adventista; além de líderes comunitários, de associações, profissionais da saúde e a população.