Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide leva obras de infraestrutura para Residencial Nestor, Zona Rural da capital

16/01/2024 18h56 - Atualizada em 18/01/2024 18h45

Após uma espera de 20 anos, os moradores do Residencial Nestor, Zona Rural de São Luís, celebraram a chegada das máquinas que deram início às aguardadas obras de asfaltamento, drenagem e urbanização na comunidade.

Os serviços iniciaram nesta terça-feira (16), após o prefeito Eduardo Braide assinar a Ordem de Serviço. As obras fazem parte do programa "Asfalto Novo", executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

"Estamos dando início à realização de um sonho que dura mais de 20 anos: a chegada do asfalto nas ruas do Residencial Nestor. Estive presente no início do ano passado, durante aquela chuva intensa, e acompanhei pessoalmente a área onde realizamos a obra de contenção da erosão, e desde então, nossa equipe não parou de trabalhar. Agora é a hora do Residencial Nestor receber a transformação que essa comunidade merece. Estamos comprometidos em transformar essa comunidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Entre os serviços que serão realizados pela Prefeitura de São Luís no bairro, estão a pavimentação das vias, juntamente com obras de drenagem que irão eliminar os transtornos causados pela lama e garantir o adequado escoamento das águas pluviais, especialmente durante os períodos chuvosos. Essas intervenções se estenderão por diversas vias, incluindo as ruas 02, 03, 04, 05, 06, 07, a Avenida 10 de Janeiro, a Rua Nossa Senhora da Liberdade, a Avenida Paralela Rua 05, entre outras.

"As máquinas já estão operando e todos os esforços serão dedicados, mesmo com o início do período de chuvas, para garantir a conclusão da obra no menor prazo possível e com a qualidade exigida pelo prefeito Eduardo Braide", explicou o titular da Semosp, David Col Debella.

Área de convivência

Ainda na solenidade, o prefeito Eduardo Braide anunciou mais benefícios para os moradores. Além de todo o asfaltamento e drenagem, o cronograma inclui a implementação de uma área de lazer, melhoria na iluminação com lâmpadas de LED e a criação de espaços recreativos para adultos e crianças.

A iniciativa visa não apenas atender às necessidades básicas de infraestrutura, mas também enriquecer a qualidade de vida dos moradores do Residencial Nestor.

"Além do asfaltamento de vias, teremos uma praça equipada para as crianças, com brinquedos e uma estrutura pensada para o lazer delas. Também teremos aparelhos de ginástica, para quem gosta de se exercitar. A iluminação deste local será renovada. Teremos também um quiosque para quem quiser aproveitar um bom momento de conversa; e não para por aí, vamos construir uma calçada ao redor, ideal para quem gosta de caminhar. Estamos comprometidos em entregar esta praça o mais rápido possível para todos vocês” complementou Braide.

Alegria compartilhada

Os moradores compartilharam sua alegria e alívio ao verem as máquinas em ação. Raimundo Pereira tem 71 anos e foi um dos primeiros moradores a chegar na comunidade. O aposentado, que já mora no residencial há mais de 20 anos, falou do período de espera dos moradores e de alguns dos desafios enfrentados por eles.

“Sou um dos fundadores do bairro e a gente estava lutando há muitos anos por essas melhorias. Aqui, os carros de lotação não querem entrar, mas agora, com a chegada do asfalto, graças ao prefeito, tenho certeza que tudo vai melhorar e vamos ter muitas coisas boas para nós”, disse.

Luciana Felisberto reside no Residencial Nestor há 19 anos e ocupa o cargo de presidente do Instituto Projeção Para Mulheres (IPM), um projeto que promove diálogos sobre garantia de direitos, políticas sociais e combate ao feminicídio entre as mulheres da comunidade. Ela expressou sua gratidão pelo início das ações.

"Esperamos ansiosamente por este momento. Ver as máquinas aqui é a realização de um sonho, estamos vivenciando algo que parecia impossível e que hoje é possível graças ao prefeito, e nós só temos que agradecer”.

“Deus enviou uma benção através do prefeito Eduardo Braide e agora nossa realidade será outra. Em meu nome e em nome da comunidade, eu agradeço a sensibilidade do nosso amigo e prefeito Eduardo Braide. Muito obrigado”, declarou o presidente da Associação de Moradores do Residencial Nestor, Edinaldo Luz.

Também estavam presentes na solenidade, o presidente do Impur, Walber Filho; a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; o coordenador regional na Cidade Operária, Tiago Austríaco; o engenheiro Marcos Aguiar, representante da Empresa Edeconsil; Antonio Vieira, representando todos os operários da obra, além das equipes da Semosp e moradores.