Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeitura de São Luís segue com obras de drenagem profunda em diversos bairros da capital

12/01/2024 16h50 - Atualizada em 18/01/2024 15h12

A Prefeitura de São Luís está executando serviços de melhoria de infraestrutura em diversos pontos e regiões da cidade. A determinação do prefeito Eduardo Braide é acabar com os problemas recorrentes de alagamentos e transtornos causados pelas chuvas em diversos bairros.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está executando mais de 250 obras, simultaneamente, com foco principal na resolução de problemas históricos causados pelas chuvas.

Entre as intervenções, destacam-se 42 obras de drenagem profunda em áreas críticas como Jambeiro, Vila Embratel, Rua da Secretaria (bairro Santa Clara), Vila América, Vila Sapinho, Cidade Olímpica, Coroadinho, Vila dos Frades do Coroadinho, Avenida Lourenço Vieira da Silva, e muitas outras localidades.

"Como parte do compromisso por uma São Luís melhor, estamos empenhados em trazer qualidade de vida para a população, com obras em toda a cidade. Estamos empenhados em encerrar problemas crônicos de alagamentos, implementando várias intervenções em áreas historicamente afetadas. A construção de toda essa infraestrutura vai desempenhar um papel essencial na prevenção de alagamentos dando segurança aos moradores desses bairros durante os períodos chuvosos", ressaltou o prefeito Eduardo Braide.

Ao resolver alagamentos recorrentes em determinadas áreas, as ações implementadas não só melhoram imediatamente a qualidade de vida dos habitantes, mas também estabelecem uma base sólida para o desenvolvimento urbano diante das mudanças climáticas.

“O trabalho incansável do prefeito Eduardo Braide e de toda a equipe da Semosp reflete a determinação em construir uma São Luís mais segura. Estamos implementando não apenas soluções pontuais, mas construindo uma cidade mais preparada para os desafios climáticos que o futuro pode nos apresentar”, pontuou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Fim dos transtornos

Os moradores dos bairros demonstram felicidade com as obras. Eles relatam os transtornos vividos durante décadas com esgoto a céu aberto e grandes alagamentos nos períodos chuvosos.

A moradora da Cidade Olímpica, Kenia Delane, falou da obra de macrodrenagem do bairro, em 1,5 km de extensão, desde a Avenida Alexandra Tavares até o perímetro da Cidade Olímpica, chegando ao bairro Janaína.

“Obra muito especial para a Cidade Olímpica e bairros vizinhos. Há 27 anos os moradores sonham com este momento e, graças ao prefeito Eduardo Braide e toda sua equipe, o canal da Cidade Olímpica, Janaína e Residencial José Reinaldo Tavares está sendo feito”, destacou.

Sentimento também compartilhado pelo morador do bairro Sá Viana, João Filho.

“Graças a Deus, nossas solicitações foram atendidas pelo prefeito. É um sonho antigo. A gente que se criou aqui entre o Sá Viana e o Jambeiro, ainda está acordando para esta realidade, de um serviço que vem, de fato, melhorar a vida de muita gente”.

Na região que conecta os bairros Santa Bárbara e Cidade Olímpica, destaca-se o avanço na implementação da drenagem profunda ao longo dos quase 2km da Rua da Secretaria, no bairro Santa Clara. Essa via desempenha uma função crucial ao conectar vários bairros da Zona Rural, que historicamente enfrentam muitos problemas de alagamento.

Ribamar Caldeira, de 54 anos, é morador da região há mais de duas décadas. Ele expressou seu apreço pelo trabalho do prefeito Eduardo Braide, observando que “ele tem estado ativo desde o início da gestão, demonstrando seu compromisso com as comunidades. Todos estamos felizes com essas obras. Eduardo Braide está de parabéns".

Todas as obras de drenagem são finalizadas com implantação de nova pavimentação. O programa Asfalto Novo, criado em 2021, durante o primeiro ano da atual gestão municipal, já concretizou a pavimentação de mais de 600 km em mais de 230 vias e 37 bairros. Esse esforço incluiu ruas e localidades que nunca foram asfaltadas, especialmente na Zona Rural.

Em conjunto com as intervenções de drenagem, o solo passa por um preparo que otimiza a aplicação do asfalto. Esse enfoque integrado não apenas aprimora a infraestrutura viária, mas também contribui diretamente na longevidade dos serviços.