Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide transforma Tajaçuaba com entrega do Novo Cais e nova Estrada

18/12/2023 15h52 - Atualizada em 26/12/2023 18h52
Secom

São Luís ganhou um novo ponto turístico, no último sábado (16), com a entrega do novo Cais do Porto Tajaçuaba e da Estrada principal do bairro, agora toda pavimentada. O prefeito Eduardo Braide oficializou a inauguração em um evento marcado peles apresentações culturais do bumba meu boi de Tajaçuaba e da cantora Fabiana Alves.

"O Tajaçuaba era um tesouro escondido, mas a partir de hoje, esse tesouro pertence a toda São Luís. Antes, não havia estrada, mas agora, o asfalto está de ponta a ponta. Este local se torna agora um centro de alegria, lazer, convivência, e de geração de renda, com todo o seu potencial turístico”, destacou o prefeito Eduardo Braide, ao lado da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita Esmenia Mirada, e de seu secretariado.

As obras da estrada e do novo cais foram executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com a urbanização e o paisagismo feitos pelo do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

“Lançamos esse ano, aqui no Tajaçuaba, o programa Asfalto Novo e o prefeito lançou o desafio do cais, e hoje estamos aqui, contemplando essa maravilha de obra. Uma obra que vem transformar a vida desses moradores. Muitos desafios podem vir que nossa equipe está preparada para continuar trabalhando por uma São Luís muito melhor, sob a liderança do prefeito Eduardo Braide”, enfatizou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Obras

Iniciada em outubro deste ano, a obra do cais foi concluída em menos de três meses. O novo cenário conta agora com uma praça totalmente urbanizada, incluindo coreto, deck de madeira e equipamentos de ginástica, playground, paisagismo e iluminação em LED.

O espaço, que anteriormente era acessado por estradas de terra, também ganhou quatro quilômetros de asfaltamento, por meio do programa Asfalto Novo, da Semosp. Adicionalmente, todo o trecho ganhou drenagem profunda e superficial, com meio-fio e sarjeta, para o melhor escoamento das águas pluviais, prevenindo alagamentos.

Com a nova pavimentação da Estrada do Tajaçuaba, a Prefeitura de São Luís investe na melhoria da mobilidade, segurança viária e qualidade de vida da população do bairro, além de simplificar o acesso de veículos utilizados para oferecer serviços públicos essenciais, como coleta de resíduos sólidos e a atuação das forças de segurança pública.

Com as melhorias e investimentos na região, trabalhadores locais estão sentindo o impacto positivo no dia a dia de trabalho. É o caso de Bibiano Ribeiro, que tem um depósito de materiais de construção e sai da comunidade para realizar entregas de areia e brita em toda a cidade.

“Há 15 anos que eu moro aqui e antigamente era só buraco.  Eu demorava muito tempo pra sair do bairro, agora essa estrada está uma maravilha, é tudo rápido. E esse novo porto está muito bonito. Nós aqui do Tajaçuaba estamos com o coração cheio de alegria e gratidão”, afirmou o morador.

Nauriene Ramos, dona de casa e mãe do Luiz Felipe, de 9 anos, compartilhou os desafios diários vivenciados no bairro, considerando especialmente as necessidades de seu filho cadeirante.

A dona de casa também celebrou o novo espaço de lazer para o filho. “O acesso pro meu filho, que é cadeirante, melhorou muito e agora ele tem um lugar pra brincar e tem acessibilidade e essa vista linda também. O acesso aqui pro bairro também ficou melhor”, declarou a dona de casa.

Antônio Veras, de 79 anos, criou os filhos pescando peixe e camarão nas margens do Cais do Porto Tajaçuaba. O aposentado estava encantado com as mudanças e a entrega do novo cais.

“Quando chegava aqui arrastando camarão, eu me atolava até a cintura pra subir até aqui. Hoje, eu tô olhando como é que ficou e tá uma beleza. Agora, até lugar pra subir o prefeito construiu. Está de parabéns”, disse o aposentado.

Potencial Turístico

O novo Cais do Porto Tajaçuaba e a Estrada do Tajaçuaba agora se transformam em um potencial turístico para São Luís. Além de oferecer uma experiência de turismo ecológico, o espaço proporciona opções de lazer e convívio social, transformando-se em um destino atrativo para moradores locais e visitantes. A praça urbanizada, com a ampliação do espaço, se tornou um local para eventos culturais, encontros comunitários e turismo, contribuindo para o desenvolvimento do turismo local.

Para o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, "o porto não passou por uma simples reforma, passou por uma transformação; e por mais que a Zona Rural tenha crescido, ela não tinha se desenvolvido e o prefeito Eduardo Braide demonstra uma atenção especial à Zona Rural, proporcionando dignidade aos seus moradores e progresso por meio desta obra e de várias outras já entregues e em andamento. Estamos testemunhando um novo capítulo”.

 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), reforçou o olhar especial da atual gestão, pela Zona Rural. “Sou vereador há 15 anos e nós passamos uns 12 anos esquecidos. Eu comprava carradas de piçarras para colocar nos buracos e com a gestão do prefeito Eduardo Braide, isso acabou. Os moradores aqui do Tajaçuaba ganharam uma estrada  a praça e a urbanização do porto. Como é bom ser vereador ao lado de um prefeito trabalhador. Eduardo Braide é um gestor que faz uma gestão arrojada e transformadora e nós, São Luiz por inteira e a Zona Rural, queremos sempre e cada vez mais a sua gestão”, pontuou o parlamentar.

 

A solenidade contou também com as presenças dos secretários Liviomar Macatrão (Semapa), Carlivan Braga (Semeped) e Diego Rodrigues (SMTT); Sérgio Motta, controlador-geral do Município; do secretário adjunto da Secult, Henrique Almeida; os coordenadores da Zona Rural, Irmão Dijé e Flávio Foguinho; a coordenadora de área do Distrito Vila Esperança, enfermeira Fátima Sales; o coordenador regional na Cidade Operária, Tiago Austríaco; os suplentes de vereadores Manoel Filho e Armando Costa; além de líderes religiosos, líderes comunitários e moradores.