Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeitura de São Luís decreta ponto facultativo nesta sexta (9) e serviços essenciais são mantidos

06/09/2022 18h27 - Atualizada em 12/09/2022 15h28

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos Poder Executivo Municipal nesta sexta-feira (9). Durante o feriado prolongado da Semana da Pátria e aniversário da cidade, os serviços municipais terão funcionamento diferenciado, alguns em regime de plantão.

Ficam mantidos os serviços essenciais nas áreas de urgência, como saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Trânsito e Transportes

Por conta da programação de aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está disponibilizando uma frota reserva de ônibus, que ficará no Terminal de Integração da Praia Grande, das 22h às 2h, com o objetivo de atender ao público que vai prestigiar a programação cultural dos 410 anos.

Em relação ao trânsito, equipes de agentes serão destacadas a pontos específicos para orientar o tráfego nos locais de maior fluxo, como no acesso à orla marítima, no entorno de feiras, na saída da capital e nos arredores da Praça Maria Aragão.

A SMTT também está atuando no disciplinamento e orientação do trânsito nas vias de acesso e no entorno do Parque Independência durante a realização da Expoema 2022. A ação no trânsito teve início no último domingo (4), a partir das 15h, com as seguintes alterações: Avenida José Sarney (próximo à Expoema) está em sentido único, entrando para o bairro; o retorno para o Centro está sendo feito por dentro da Uema, seguindo para a Avenida Lourenço Vieira da Silva.

Agentes de trânsito da SMTT estão em pontos estratégicos, prestando a devida orientação do tráfego em todos os dias do evento.  Em relação ao transporte, foi disponibilizado reforço de ônibus das linhas que atendem a região, com a presença de fiscais no acesso à Expoema e nos pontos finais dos coletivos.

Assistência Social

Segundo a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), as 14 unidades de Acolhimento Institucional e Familiar funcionarão 24 horas oferecendo 266 vagas de proteção social por meio do acolhimento temporário.

Serviços de limpeza e iluminação pública

Os serviços de iluminação pública seguem com programação de atendimento, manutenção e emergencial nos feriados de quarta-feira (7) e quinta-feira (8) e na sexta-feira (9). Os ecopontos Cidade Operária, Mata Roma, Jardim América, Parque Amazonas funcionarão no feriado e fim de semana.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que entre os dias 7 e 9 de setembro permanecem em funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e todas as unidades de urgência e emergência do município (Unidades Mistas, Socorrão I e II, Socorrinho São Francisco, UPA Zona Rural, Pronto-Socorro do Anil e Hospital da Criança).

As atividades das unidades de Saúde na Hora, bem como as campanhas de vacinação retornam no sábado, dia 10 de setembro. Já as demais unidades básicas de saúde retornam no dia 12.

Guarda Municipal

Reforço nos patrulhamentos urbanos, principalmente no Centro Histórico, e nas praias que estão sob a responsabilidade da corporação: Olho d'Água, Ponta d'Areia e Caolho. A Defesa Civil vai ficar de prontidão para casos de chuvas fortes.