Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide acompanha início das ações do programa Asfalto Novo no Santa Clara

07/01/2022 20h40 - Atualizada em 20/01/2022 09h04

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, acompanhou, nesta sexta-feira (7), o início do serviço de pavimentação asfáltica da Avenida Principal do bairro Santa Clara, executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio do programa Asfalto Novo. O trabalho se dá em atendimento a uma demanda antiga dos moradores e de quem trafega pela região, haja vista a quantidade de buracos que se abriram sobre o antigo pavimento, causando transtorno para a comunidade e, também, para os condutores que trafegam pela região.

“Com o programa Asfalto Novo, temos melhorado a mobilidade de vários pontos da cidade onde os problemas de infraestrutura viária eram considerados crônicos. Aqui na Santa Clara, por exemplo, a avenida principal estava tomada por buracos e vinha prejudicando o dia a dia de quem mora e quem mais trafega pela região. Com os serviços que estamos iniciando hoje, logo mudaremos essa realidade e a comunidade terá mais qualidade de vida”, garantiu o prefeito Eduardo Braide.

O trabalho iniciado nesta sexta-feira vai eliminar todos os buracos que se instalaram na Avenida Santa Clara pelo desgaste da pavimentação antiga e pelo peso dos veículos que circulam na região. Onde os buracos estão com maior profundidade e dimensão, equipes da Semosp vão realizar um trabalho de retirada de toda a massa asfáltica existente, a fim de tratar a base para, então, aplicar uma nova camada de asfalto de mais qualidade e durabilidade.

“A maioria dos buracos que encontramos na Santa Clara está localizada em trechos onde toda a camada asfáltica antiga precisará ser retirada. Nos demais pontos, vamos realizar o serviço de tapa-buraco comum, cortando o entorno do buraco e preenchendo ele com asfalto novo. Essa é uma forma eficiente que temos de devolver a plena mobilidade para regiões onde a pavimentação existente não está completamente comprometida, evitando gastos desnecessários”, destacou o titular da Semosp, David Col Debella, que esteve presente durante a vistoria.

O início dos serviços de recuperação asfáltica no Santa Clara foi acompanhado pelo vereador Edson Gaguinho (DEM), que agradeceu ao prefeito de São Luís pela atenção direcionada às demandas da comunidade.

“Esse é um trabalho definitivo que realizaremos nessa região, que vai resolver todos os problemas que a comunidade teve de enfrentar com essa buraqueira. Só tenho a agradecer, em nome de todos os moradores, a atenção e o empenho do prefeito Eduardo Braide”, disse.

O funcionário público Osmundo Nogueira, de 61 anos, é morador do bairro e também agradeceu ao chefe do executivo pela iniciativa.

“Todos nós estávamos precisando que esse serviço fosse feito há muito tempo, pois, além dos buracos, tem todos os prejuízos que eles causam tanto aos condutores, quanto aos pedestres. Alguns quebram carro, moto, e outros motoristas passam e sequer respeitam o pedestre, atirando a água das poças na gente. Ainda bem que o prefeito enxergou essa nossa necessidade e, agora, está trabalhando para melhorar essa situação”, finalizou.

Sobre o Asfalto Novo

Nesta primeira etapa do programa Asfalto Novo serão implantados mais de 80 km de pavimentação em ruas e avenidas de São Luís, notadamente nos bairros da zona rural, melhorando consideravelmente a mobilidade urbana das vias entre as comunidades, garantindo segurança no tráfego e facilitando o acesso de veículos usados na prestação de serviços públicos essenciais como a coleta dos resíduos sólidos, forças de segurança pública e de salvamento.

O programa foi lançado pelo prefeito Eduardo Braide em mês de agosto de 2021, tendo sido o bairro Nova República, na Zona Rural de São Luís, o primeiro beneficiado com a nova pavimentação. Por lá, as ruas que estavam tomadas por buracos receberam novo asfalto, melhorando a mobilidade e acessibilidade dos moradores e de quem mais trafega pela região.