Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide assina ordem de serviço para reforma da Biblioteca Municipal José Sarney, no Bairro de Fátima

10/09/2021 14h03 - Atualizada em 14/09/2021 13h57
Secom

O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quinta-feira (9), ordem de serviço para a reforma da Biblioteca Municipal José Sarney, localizada no Bairro de Fátima. Esta será a primeira vez, depois de quase duas décadas desde a inauguração, que o espaço vai passar por ações de melhoria. Entre os principais serviços, está a implantação de um sistema de climatização, o que dará fim ao ambiente abafado que é a seção de leitura. A assinatura da ordem é parte das comemorações pelos 409 anos de São Luís, completados no último dia 8 de setembro. 

“A Biblioteca Municipal José Sarney é um importante equipamento para o Bairro de Fátima e adjacências. Nós sabemos que não existe educação sem livro, sem o conhecimento. A assinatura desta ordem de serviço vem para melhorar a estrutura e para possibilitar, assim que a obra for concluída, que mais pessoas tenham acesso ao acervo deste equipamento. Nosso compromisso é promover o desenvolvimento de São Luís, e a educação e cultura são caminhos que seguiremos para isso”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A Biblioteca Municipal José Sarney existe no Bairro de Fátima desde 1983, tendo sido realocada para outro espaço do bairro em 2003. Desde sua segunda inauguração, há exatos 18 anos, nenhum tipo de serviço, que não fosse a pintura da fachada, foi realizado, potencializando os efeitos do tempo e fazendo com que a estrutura fosse se danificando, causando riscos para o grande acervo armazenado pela diretoria da biblioteca e tão importante para a formação dos alunos das escolas da região e moradores em geral. 

“Essa será a primeira grande reforma por qual a biblioteca vai passar. Com o olhar do nosso prefeito Eduardo Braide, a biblioteca vai ganhar climatização, o que nunca houve em toda a sua história. Literatura é cultura e através da literatura a comunidade do Bairro de Fátima e adjacências vão poder viajar no mundo da cultura e conhecer, principalmente, os nossos talentos maranhenses que estão entre o acervo dessa nossa biblioteca”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, responsável pela gestão do espaço.

Serviços 

A reforma a ser realizada na Biblioteca Municipal José Sarney será coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). No total, deverão ser investidos cerca de R$ 200 mil na execução de ações para solucionar problemas quanto à infiltração, o telhado, esquadrias (portas e janelas), pintura interna e externa, instalação elétrica, entre outros. O espaço também vai receber novos equipamentos para melhor funcionamento, de forma a atender as demandas da população. 

“A gente também vai trazer humanização para o espaço, que é uma política que o prefeito Eduardo Braide tem feito questão em todas áreas do município, e não só na rede de saúde. Vamos entregar uma biblioteca de qualidade para os moradores do Bairro de Fátima, contribuindo para a educação e cultura de todos”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella. 

Os serviços previstos deixaram a diretora da biblioteca, Rita Oliveira, satisfeita. “A gente aguardava há muito tempo por essa reforma. A estrutura estava com problema e não víamos a hora de uma ação para melhorar esse espaço que é tão importante para a educação de todos. Estou muito feliz e agradeço ao prefeito Eduardo Braide por ter atendido a um pedido nosso”, declarou. 

De acordo com o vereador Beto Castro (Avante), que esteve presente durante a assinatura da ordem de serviço, a reforma da biblioteca representa a realização de um sonho para todos os moradores do Bairro de Fátima, além de ser sinônimo de mais desenvolvimento para a região.

“O Bairro de Fátima era conhecido como um dos bairros mais perigosos de São Luís, mas a gente sabe que a educação muda. A reforma dessa biblioteca significa muito para nós. Essa assinatura não é simplesmente um papel e um rabisco, é a esperança de muitos e muitos alunos”, disse. 

Além do vereador Beto Castro (Avante) e dos secretários municipais de Obras, David Col Debella; Cultura, Marco Duailibe, a secretária da Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo, também esteve presente durante a assinatura da ordem de serviço para reforma da Biblioteca Municipal José Sarney.