Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Moradores da Cidade Operária comemoram melhorias executadas pelo Programa Prefeitura no Bairro

30/08/2021 19h00 - Atualizada em 02/09/2021 00h10
Secom

Lançado em maio deste ano pelo prefeito Eduardo Braide, o programa “Prefeitura no Bairro” tem levado diversas obras e serviços que estão garantindo mais qualidade de vida para a população de diversas regiões de São Luís.

Uma delas é o polo Cidade Operária, entregue aos moradores na última sexta-feira (26), após uma série de melhorias na urbanização, mobilidade urbana e infraestrutura, com serviços de pavimentação, iluminação pública, trânsito e áreas de lazer para os moradores, que viram antigas demandas finalmente serem resolvidas. 

O mecânico José do Espírito Santo Moraes, 70 anos, mora na Rua 201, da Unidade 201, no bairro Cidade Operária há 35 anos. Em todo esse período, morar na via era sinônimo de dificuldade por causa da falta de pavimentação e dos alagamentos.

“Essa rua era uma vala. Pedestre não tinha como andar nela porque era tudo ou buraco ou lama. Agora a Prefeitura fez um serviço bem feito e a gente pode sair na rua sem medo. Ficou tudo muito legal aqui”, comemora. 

A nova realidade da vida de José do Espírito Santo Moraes e seus vizinhos é resultado dos serviços de drenagem, asfaltamento, sinalização horizontal e poda das árvores executados pela Prefeitura de São Luís por meio do programa “Prefeitura no Bairro”, que investiu um total de R $4.178.000,00 de reais no Cidade Operária e bairros adjacentes. 

Outra demanda antiga da região, resolvida pela Prefeitura, foi a implantação de sinalização no cruzamento das avenidas Principal e Tancredo Neves, no bairro Santa Efigênia. O comerciante Eduardo Silva, que há seis anos trabalha em um ponto da Principal lembra bem como era a situação.

“Aqui era engarrafamento e acidente todo dia. Ninguém respeitava nada. Agora melhorou 100%. Ficou mais seguro, mais organizado”, disse. 

O cruzamento entre as vias recebeu conjunto semafórico, faixas de pedestres, sinalização vertical e teve os sentidos de tráfego reordenados. Melhorias que facilitaram a vida do mototaxista Fábio José Santos Silva.

“Essa sinalização e reorganização do sentido das avenidas melhorou muito. A gente não perde mais tempo esperando para conseguir passar. E não foi só aqui nesse ponto, não. Várias ruas da Cidade Operária que receberam nova sinalização e faixa de pedestres ficaram muito melhores de trafegar”, comentou. 

Já a professora Marcela Mendonça, moradora da Cidade Operária há 20 anos, aprovou as melhorias na paisagem urbana, sobretudo entre as avenidas Este 103 e Este 203, onde foi implantada a Praça da Providência, nome escolhido com a participação da população.

“Aqui era um lixão. A Prefeitura limpava de manhã, a população sujava à noite. Não tinha como passar aqui por causa do mau-cheiro e da concentração de urubus. Agora a gente pode sentar para conversar, as crianças podem brincar. Nem se compara a como era antes”, afirmou. 

A Praça da Providência foi requalificada, as vias do entorno receberam calçamento, foi feito um mural com arte urbana na Igreja Nossa Senhora da Divina Providência e ainda implantada uma área para food trucks, garantindo um espaço limpo e organizado para a população e melhores condições de trabalho para os comerciantes.

Outro ponto alto da requalificação da praça é o letreiro instalado, que já virou um espaço “instagramável” para os moradores do entorno. 

Outro trabalho importante realizado e que era esperado há anos foi a melhoria na rede de drenagem da água das chuvas no retorno da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com a Avenida Lourenço Vieira da Silva. O local era um conhecido ponto de alagamento em dias de chuvas intensas e alvo constante da reclamação dos condutores que trafegam pela área.

Prefeitura no Bairro

Os serviços do programa Prefeitura no Bairro Cidade Operária foram lançados no dia 22 de maio pelo prefeito Eduardo Braide. O programa conta com a coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), e com ações do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (IMPUR), Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) e as secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Urbanismo e Habitação (SEMURH). 

Na Cidade Operária, a Semosp implantou 2,4 quilômetros de nova pavimentação, o que permitiu que diversas vias da região se tornassem novas rotas de tráfego, desafogando o trânsito nas vias principais. Também foram recuperadas várias ruas em que a pavimentação estava danificada, totalizando 1,4 quilômetros, que prejudicava em muito o ir e vir de condutores e pedestres. 

A SMTT executou toda sinalização horizontal e vertical no Jardim América, na extensão da Avenida Principal do bairro, bem como nas vias transversais e de acesso à Cidade Operária. Também foram sinalizadas parte da Cidade Olímpica e imediações da UEMA. O trabalho consiste em pintura de faixas de pedestres (principalmente em frente às escolas), divisor de fluxo, indicações de pare, proibições de estacionamento, entre outros. 

O Impur e CGLU também realizaram serviços de poda de árvores, capina em vários pontos do bairro, onde havia a necessidade, assim como a revitalização do canteiro central da Avenida Principal, com a instalação de mais um Ponto Limpo, acabando com mais um ponto de descarte irregular de lixo na cidade. 

Ainda quanto às ações de melhoria em infraestrutura, a Prefeitura de São Luís também realizou a substituição de 775 pontos de iluminação pública por luminárias em LED, mais econômicas e eficientes, ação que proporciona, inclusive, mais segurança aos moradores. 

Além do Cidade Operária, o pólo Coroadinho já recebeu as ações do programa Prefeitura no Bairro, que agora segue avançando pelo bairro Vila Luizão e em breve chegará a outras áreas da cidade. Com isso, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem entregado bairros completamente revitalizados, com mais mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para os moradores.

PREFEITURA NO BAIRRO CIDADE OPERÁRIA

  • 2,4 km de pavimentação de novas vias
  • 1,4 Km de recuperação asfáltica, resultando em 291 buracos tamponados
  • Substituição de 775 pontos de iluminação por luminárias em LED
  • Entrega da Praça da Providência
  • Vila Food da Cidade Operária
  • Melhorias no trânsito com sinalização horizontal e vertical nas principais vias e implantação do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com Avenida Principal 203
  • Revitalização do canteiro central da Av. Principal junto com um novo Ponto Limpo
  • Mural com arte urbana na Igreja da Providência
  • Colocação de novos abrigos para usuários de transporte público
  • Poda de árvores e capina em diversos pontos do bairro
  • Melhoria na drenagem do retorno da UEMA