Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia

Prefeito Eduardo Braide inicia entrega do Cartão Cidadão que garante passagens de graça a trabalhadores desempregados no transporte urbano de São Luís

18/12/2021 15h18 - Atualizada em 29/12/2021 22h42

O prefeito Eduardo Braide iniciou, na manhã deste sábado (18), a entrega do Cartão Cidadão. Por meio do benefício, serão garantidas passagens gratuitas por 90 dias no transporte urbano de São Luís para os trabalhadores desempregados, e que estejam buscando novas oportunidades no mercado de trabalho. A entrega dos cartões continuará ao longo da próxima semana, das 8h às 17h, no Terminal de Integração Praia Grande.

“A pandemia de Covid-19 trouxe consequências para todas as áreas da vida da população e muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos, diminuindo ainda mais a renda de muitas famílias. Por isso, lançamos e estamos iniciando hoje a entrega do Cartão Cidadão. Com esta medida, vamos garantir 30 passagens por mês, válidas por 90 dias, para as pessoas beneficiadas. Assim, o trabalhador que está tentando se recolocar no mercado de trabalho terá condições de se deslocar pela cidade para entregar currículos ou ir a uma entrevista de emprego, tendo sua passagem paga pela Prefeitura”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Estão recebendo o benefício somente os inscritos que constam na lista já divulgada pela Prefeitura de São Luís na nesta sexta-feira (17). Para saber se o seu cadastro foi aprovado basta acessar https://www.saoluis.ma.gov.br/cartaocidadao/.

Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Baluz, a entrega do Cartão Cidadão é um importante benefício social.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide tem se preocupado em prestar toda a assistência necessária à população neste momento de crise sanitária, que tem efeitos nas mais diversas áreas. Garantir o transporte da população é fundamental e o Cartão Cidadão vem suprir esta necessidade”, enfatizou.

Acompanharam o prefeito Eduardo Braide no ato de entrega do Cartão Cidadão, os secretários municipais de Comunicação, Igor Almeida; e de Informação e Tecnologia, Felipe Falcão.

Aprovação

Quem saiu do Terminal Praia Grande com seu Cartão Cidadão em mãos aprovou a iniciativa. Foi o caso de Elimarcos Cavalcante, 42 anos, que foi demitido em abril deste ano.

“A gente perder o emprego assim de forma repentina é muito ruim porque não temos como nos planejar para saber o que fazer até arrumar outro trabalho, principalmente numa época em que estão acontecendo mais demissões que contratações. Eu tenho tentado buscar uma nova colocação, mas o gasto com transporte atrapalha a gente, que já tem pouco. Esse cartão vai ajudar muito todos nós”, disse.

Keyla Giselle Gomes, 25 anos, está desempregada desde novembro de 2020 e também ficou mais aliviada com o recebimento do Cartão Cidadão. “Mesmo com os terminais de integração, passar o dia na rua entregando currículo, sai caro. O gasto com passagem é alto e sem um salário fixo aperta muito. O Cartão Cidadão realmente foi uma boa medida”, comentou.

Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão especial de transporte da Prefeitura de São Luís. O auxílio, com passagens gratuitas, é destinado aos cidadãos que ficaram desempregados, residam em São Luís, não estejam recebendo seguro-desemprego e não possuam nenhum outro tipo de benefício de transporte municipal.

Com o cartão, o cidadão terá direito a 30 passagens de graça no Sistema de Transporte Urbano de São Luís. O crédito, que é feito no ato do recebimento do cartão, vale por 90 dias.

Ao todo foram mais de 14 mil inscritos no programa. As inscrições aconteceram de 2 a 15 deste mês. Deste total, mais de 7 mil já tiveram os cadastros deferidos e já podem receber o cartão. A entrega dos cartões acontecerá ao longo de toda a próxima semana, das 8h às 17h, no Terminal de Integração Praia Grande, localizado na Avenida Beira-mar. Todas as informações serão divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais, por isso, quem se cadastrou deve ficar atento.

SAIBA MAIS

Veja se seu cadastro para o Cartão Cidadão foi aprovado, acessando: https://www.saoluis.ma.gov.br/cartaocidadao/