Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura de São Luís promove palestras e apresentações culturais em stand na Expo Indústria 2022

30/05/2022 17h40 - Atualizada em 06/06/2022 07h43
Secom

O tema Sustentabilidade norteou a 4ª edição da Expo Indústria Maranhão, encerrada na noite deste domingo (29).  A Prefeitura de São Luís esteve presente na feira, por meio do stand institucional que levou ao público informações, palestras e apresentações culturais. 

Na Arena Sustentável, espaço destinado a apresentação de palestras, painéis e mesas-redondas, a superintendente da Agenda 2030 da Secretaria Municipal de Inovação e Projetos Especiais (Semispe), Brenda Izídio e a coordenadora da Agenda 2030, Aline Duarte, ministraram a palestra “ODS e ESG: bússolas para a sustentabilidade no negócio”, onde abordaram sobre a importância da Agenda 2030, além de enfatizarem os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para os negócios.

“Adotar agendas globais de desenvolvimento é essencial para garantir a sustentabilidade nos setores da sociedade. A Semispe tem realizado um importante trabalho em comunicar e acompanhar a implementação da Agenda 2030 na Prefeitura de São Luís”, destacou a  superintendente da Agenda 2030, Brenda Izídio. 

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Essas boas práticas servem como uma avaliação de risco que ajuda os investidores a tomarem melhores decisões na hora de investir em determinado negócio ou não. 

“A incorporação das práticas ESG em um negócio garante para ele maiores oportunidades financeiras, a fidelização dos seus clientes, além de colocar tal negócio alinhado com causas que gerem impactos socioambientais positivos. Os ODS e os princípios ESG são agendas que estão conectadas em busca de um bem-estar coletivo e um futuro mais próspero para as próximas gerações”, esclareceu a coordenadora da Agenda 2030, Aline Duarte.

No stand institucional da Prefeitura também foi apresentada, na noite de domingo (29), a palestra “Utilização do Big Data na elaboração de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Urbano Sustentável”, ministrada pela assessora de Cidades Inteligentes da Semispe, Patrícia Trinta.

A secretária da pasta, Verônica P. Pires, assistiu à apresentação e destacou a importância da Prefeitura de São Luís participar pela primeira vez da Expo Indústria levando ações relevantes para o público. “Estamos muito satisfeitos com a participação inédita da Prefeitura na Expo Indústria Maranhão. A Feira representa uma vitrine de oportunidades não só no que se refere à inovação nos negócios, mas também no incentivo ao desenvolvimento sustentável. Foram dias de muita troca de conhecimento, além da valorização da nossa cultura, por meio de apresentações culturais, destaque para o bumba meu boi, cacuriá, reggae, além do cortejo com personagens que marcaram a história da fundação de São Luís”, afirmou a secretária. 

A noite de encerramento contou ainda com a apresentação cultural do Boi Brilho da Ilha que encantou o público com belas toadas, para a alegria dos presentes, que há dois anos sentiam saudades do São João de São de São Luís. “O sentimento é de alegria e gratidão por estar vendo novamente o bumba meu boi, é a nossa cultura e sempre é muito lindo assistir, ainda mais depois de tanto tempo esperando, devido à pandemia. Agora sentimos que há um recomeço de esperança ”, comemorou dona Francisca da Chagas presente à apresentação de bumba meu boi.

Programação

No sábado (28), o público que visitou o stand teve a oportunidade de assistir à palestra “A Inclusão Produtiva da Pessoa com Deficiência no Ambiente Industrial”, apresentada pela superintendente de Inclusão, Empregabilidade e  Empreendedorismo, Priscilla Nogueira Araújo Selares, da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped) e a gerente de RH da Alumar, Tereza Cristina Cavalca. 

Priscilla Nogueira Araújo Selares, explanou sobre os desafios para derrubar as barreiras que existem para a inclusão das pessoas com deficiência na indústria. A gestora explicou que essa inclusão não só é possível como é praticada, a exemplo da Alumar que possui programas destinados à contratação e inclusão desse público.  A gerente de RH da Alumar, Tereza Cristina Cavalca, enfatizou o projeto “Meu Lugar é Aqui”, que vai propiciar a contratação de mais 45 pessoas com deficiência na instituição, mostrando que sim, essa inclusão além de necessária é uma realidade. 

A engenheira Marenilde Oliveira é cadeirante e relatou a importância da palestra sobre inclusão. “É muito importante saber que na indústria já existem pessoas com deficiência e que essa política de inclusão está sendo executada, ver que existe uma representatividade também em cargos de liderança, por exemplo, nos motiva e dá um sopro de esperança sobre mudanças e oportunidades no mercado de trabalho. Estagiei, mas ainda há uma dificuldade de colocação no mercado e assistir palestras como essa que demonstram que é possível sermos protagonistas da nossa própria história realmente é muito animador", afirmou.

No domingo (29) o público do stand também assistiu à apresentação cultural do Boi de Santa Fé, que brindou os presentes com a beleza e a tradição do sotaque da baixada, com a Roda de Cazumbas, embalando a noite.

A palestra sobre o “Plano Municipal de Desenvolvimento e Organização da Cadeia do Pescado de São Luís – MA”, foi ministrada na sexta-feira (27), pelo coordenador de Produção Pesqueira da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa), Matheus Martins da Silva. 

O palestrante abordou o tema, que segundo um dos presentes, o estudante de Educação Física, Ciro Pinheiro, foi muito interessante, por permitir que a sociedade conheça melhor a cadeia de pescado de São Luís. “Muito interessante, sobretudo por não ser tão fácil encontrar esses dados, agora vemos que a Prefeitura de São Luís tem se preocupado e realizado esse estudo, que é muito rico e permite que a população tenha acesso a informações tão importantes que impactam diretamente na distribuição para as famílias que mais precisam”. 

Dando prosseguimento à programação, foi ministrada a palestra “O serviço de Inspeção Municipal – SIM/S”, com a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão e Superintendente de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e Vegetal da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Alessandra Pontes Oliveira Lima. 

A palestrante destacou a importância do tema, elencando os pontos chaves do serviço de inspeção municipal. “Essa é uma novidade que trouxemos para a Expo Indústria. Destacamos o trabalho realizado pela Semapa e a importância do Serviço de Inspeção, no que se refere à fiscalização e até à comercialização de alimentos, pois é imprescindível que a agroindústria seja sensibilizada em relação ao tema”, pontuou.

As festividades juninas não passaram em branco no stand da Prefeitura de São Luís e na sexta-feira (27) foi a vez do Cacuriá Assa Cana  encantar  os visitantes, com muita beleza, alegria e sensualidade.

Saiba Mais

Expo Indústria Maranhão 2022

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema Fiema, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). A feira contou com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Prefeitura de São Luís, Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Eneva, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI.