Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Organograma


Secretária – Verônica P. Pires
Verônica é Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual do Maranhão. Master em Arquitetura e Lighting pelo IPOG Pós Graduada em Especialização em Patrimônio Arquitetônico, Urbanístico e Ambiental pelo Centro Universitário do Maranhão. 15 anos de atuação como arquiteta e urbanista no escritório próprio VPP Arquitetura. Conselheira Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU), por dois mandatos. Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais.


Gabinete – Edith Garros e Bruno Balata


Edith Garros é Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual do Maranhão. Pesquisa de Iniciação Científica pela FAPEMA, na área de Arquitetura Sustentável. Pós Graduada em Arquitetura, Design de Interiores e Iluminação pelo Instituto Navigare. 5 anos de atuação autônoma como arquiteta na área de Projetos de Interiores e Comercial. Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais.


Assessoria de Comunicação – Raunyr dos Santos e Adriel Oliveira

Raunyr dos Santos é graduado em Comunicação Social / Jornalismo, pela Universidade Ceuma, com cinco anos de experiência na área. Jornalista, com atuação em Assessoria, Comunicação Pública, Planejamento Estratégico, Social Media, Webjornalismo e Fotografia. 

Luiz Adriel Rodrigues Oliveira é designer gráfico formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 4 anos de experiência de mercado trabalhando com o desenvolvimento de identidades visuais, projetos gráficos e editoriais.


Assessoria Jurídica - Maria Inês Silva Cardoso e Victor Barreto Coimbra
Maria Inês Silva Cardoso, é advogada, graduada em Direito pela Faculdade Estácio de São Luís (Faculdade São Luís). Pós-graduada em Direito Tributário e Responsabilidade Fiscal pela Universidade Cândido Mendes. Advogada com atuação nas áreas de Direito Administrativo, Direito Financeiro, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Direitos Humanos.

Victor Barreto Coimbra, é advogado, graduado em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (UniCeuma). Pós-graduando em Direito e Processo Previdenciário pelo Instituto Damásio de Direito da Faculdade Ibmec SP. Advogado com atuação nas áreas do Direito Civil, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.


Assessoria de Cidades Inteligentes – Patrícia Trinta

Patrícia Vieira Trinta é graduada em arquitetura e urbanismo pela UEMA, possui mestrado em arquitetura e urbanismo no PPGAU/UFRN e especialização em geoprocessamento. Atualmente cursa especialização em Cidades Inteligentes (Pitágoras), Reabilitação Sustentável Arquitetônica e Urbanística na UnB e está finalizando a pós-graduação em Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto. 

Tem experiência em planejamento urbano e pesquisa, trabalhou no Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural na superintendência de pesquisa, documentação e projetos, experiência na docência do ensino superior, trabalhou na Faculdade São Luís, Faculdade Pitágoras e Centro Universitário Estácio São Luís e em conforto ambiental e eficiência energética do espaço construído.


UGP/BID – Tatyana Silva de Medeiros e Thaís Figueiredo
Tatyana Silva de Medeiros é arquiteta e urbanista, mestre em planejamento urbano pela Sorbonne Nouvelle – IHEAL (Instituto de Altos Estudos Latinoamericanos) em Paris, e Coordenadora Geral da Unidade de Gerenciamento do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Luís com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Como arquiteta, exerce outras atividades paralelas no setor terciário com projetos

diversos de arquitetura e urbanismo, além do restauro de obras de arte e bens móveis,
sua mais recente atividade.

Thaís Figueiredo é arquiteta e urbanista, especialista em Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais e Assessora em Monitoramento da Unidade de Gerenciamento do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Luís com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Possui 08 (oito) anos de experiência em programas executados através de operações de crédito com organismos internacionais e pós-graduação em Processos BIM (Building Information Modeling): Operação e Gestão.


Assessoria de Articulação e Gestão de Projetos - Franklim Martins

Franklim Furtado Martins é bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA e possui MBA em Gestão de Negócios e Marketing pela Faculdade Gama Filho  FGF. É um Profissional multifacetado que já atuou em diversas áreas da Administração como Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Produção e Mercado, Logística, Professor Tutor Presencial de Ensino a Distância na área de Administração e Coach.


Assessoria de Projetos – Daniela Martins

Daniela Martins é Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especializada em Assentamentos Precários pelo Ministério das Cidades e formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão.

Atua na área de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Urbano.


Assessoria de Desenvolvimento Sustentável – André Lobão

André Lobão é Produtor Cultural, Arteterapeuta e Consultor em Economia Criativa. Bacharel em Comunicação Social.

Especialista em Gestão Cultural. Cocriador do empreendimento criativo Cozinha Ancestral.

Atua principalmente na criação de redes criativas e colaborativas para os mercados cultural e criativo.


Assessoria Administrativa – Flávia Garreto

Flávia Garreto é bacharel em Ciências Contábeis pelo Uniceuma. Pós-graduada em Auditoria e Controladoria também pelo Uniceuma e em Administração Estratégica pela faculdade Estácio de Sá (Faculdade São Luís). Possui MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG. Tem experiência na gestão de faturamento, análise de orçamentos, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa, aplicações financeiras, contabilização de notas fiscais de entrada e saída.

Na Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos especiais é responsável pelo Administrativo, envolvendo as áreas Financeira (contas a pagar, receber, administração de Processos e prestação de Contas), Contábil, (contabilização mensal, gerenciamento de captação de recursos, orçamentos anuais e plurianuais, atendimento a auditorias dos órgãos competentes, como TCE, TCU e CGU), RH (folha de pagamento e contabilização, frequências, atestados, nomeações e exonerações. etc.), Suprimentos e Logística (licitações, entrada e saída de material do almoxarifado e serviços gerais).


Assessoria de Desenvolvimento Socioeconômico - Ana Paula De Déa 

Ana Paula De Déa é Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Ibero-Americano.

MBA em Administração de Empresas. Atua nas áreas de Captação de recursos nacionais e internacionais.