Secretaria Municipal de Governo

Prefeito Eduardo Braide abre oficialmente 16ª edição da Feira do Livro de São Luís

14/10/2023 13h49 - Atualizada em 21/10/2023 12h32
Secom

O prefeito Eduardo Braide abriu, na noite de sexta-feira (13), a 16ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), considerado o maior evento literário do Maranhão. O evento, que neste ano homenageia o bicentenário do poeta Gonçalves Dias, segue até o dia 22 de outubro, na Praça Maria Aragão, no Centro da capital. A FeliS é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Educação (Semed).

“A Feira do Livro de São Luís é um evento muito importante para a nossa cultura, para a nossa arte, para a nossa cidade. Neste ano teremos 54 stands, entre livreiros e sebos, quatro espaços infantis, espaços para lançamentos de mais de 100 livros. Além disso, nove autores nacionais estarão aqui, convivendo com vocês e apresentando as suas obras. Mas, acima de tudo, é muito gratificante ver a cultura de São Luís respirando através dos livros. É uma felicidade estar aqui hoje abrindo mais uma edição desse evento já consolidado aqui na nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide durante a abertura da 16ª FeliS, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide.

A cerimônia de abertura da 16ª FeliS contou com uma encenação teatral homenageando Gonçalves Dias, além de apresentação de Street Master, com a companhia de danças urbanas Dance Class, que deu uma nova roupagem e movimentos a clássicos da música maranhense. Durante a abertura da feira, houve ainda a recitação de poesias escritas por estudantes da UEB Justo Jansen também em homenagem ao poeta maranhense.

Lisieux Roberta Cruz, de 12 anos, foi uma das estudantes da UEB Justo Jansen que declamaram suas poesias durante a cerimônia de abertura da 16ª Felis. A poesia escrita foi Lisieux, intitulada ‘Minha Terra’, é inspirada no poema ‘Canção do Exílio’. Para ela, Gonçalves Dias é uma figura de grande importância, sendo não apenas um renomado poeta e advogado, mas também uma personalidade cujo legado perdura, especialmente no Maranhão.

“Durante a construção da minha poesia eu tive que estudar sobre o poeta Gonçalves Dias, fiz a biografia dele, pois participei do concurso literário promovido pela Academia Ludovicense de Letras. Gonçalves Dias é uma figura muito importante para a cidade, porque além de poeta ele também foi advogado, e acho muito bom o legado que ele deixou principalmente aqui no Maranhão”, afirmou a estudante.

Acompanhada da mãe e do avô, a estudante Lorena Santos, de 14 anos, também brilhou ao recitar sua poesia inspirada na obra do poeta maranhense, intitulada "Terra de Gonçalves Dias". Para Lorena, participar da abertura da 16º FeliS representa a realização de um sonho pessoal.

“Hoje eu estar aqui na Feira do Livro é a realização de um sonho. Eu só tenho a agradecer à minha escola, à minha professora, que me inspirou muito, e agradecer, em especial, à nossa secretária (Caroline Marques) que nos deu a oportunidade de estar aqui hoje fazendo essa abertura maravilhosa. Estou muito feliz e quero voltar mais vezes”, acrescentou.

Participaram da abertura da 16ª FeliS, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários Marco Duailibe (Secult), Caroline Marques (Semed), Igor Almeida (Comunicação), Nirvana Anchieta (Semsa) e Felipe Mussalém (Amdes). Também estiveram presentes a supervisora de Cultura do Sesc Maranhão, Betânia Pinheiro; a gerente institucional da Vale, Gisele Pinto; a superintendente da Previdência da Associação dos Livreiros do Maranhão, Rosa Maria Ferreira Lima, e o vereador Dr. Gutemberg (PSC).

Para o secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, a Feira do Livro é um evento que abrange diversos segmentos da sociedade. Segundo ele, a feira visa beneficiar não apenas os livreiros e os sebos literários, mas também aqueles que estão envolvidos com a literatura maranhense, como as academias de letras. Ele destacou a singularidade desse momento literário, afirmando que a FeliS é uma oportunidade única para os leitores vivenciarem uma experiência literária enriquecedora.

“A Praça Maria Aragão não apenas é o berço da Feira do Livro, mas também desempenha um papel fundamental ao tornar o evento acessível a todas as pessoas. A feira é também uma grande oportunidade de geração de emprego e renda temporária para quem tem os seus próprios negócios de produtos alimentícios e que queiram vender por aqui. Com isso, a Felis se manifesta não apenas na celebração da literatura, mas também na sua capacidade de impactar positivamente a comunidade e a economia local”, ressaltou o secretário de Cultura.

A secretária Municipal de Educação, Caroline Marques, enfatizou a importância da Feira do Livro como um espaço democrático que promove o acesso à cultura e a universalização do conhecimento. Ela destacou o compromisso do prefeito Eduardo Braide em tornar a feira um ambiente que prioriza o atendimento aos estudantes e escolas da cidade.

“Eu estou muito emocionada com a apresentação dos nossos alunos da UEB Justo Jansen, e é exatamente isso que a feira do livro propõe, que tenhamos acesso à cultura, que os nossos alunos tenham espaço de oportunidade de acesso ao conhecimento para propiciar esse protagonismo pelo qual nós lutamos diariamente na construção de uma educação inclusiva e de qualidade para as nossas crianças”, destacou Caroline Marques.

Evento recebe grande número de visitantes

Já no seu primeiro dia de realização, a 16ª FeliS recebeu um grande número de visitantes e apreciadores da arte e da cultura. Pela primeira vez na Feira do Livro, o professor Mário Alves Mário registrou a importância de resgatar o apreço pela leitura em formato físico, especialmente em um mundo cada vez mais dominado pelo material digital. Ele elogiou a prefeitura de São Luís pela iniciativa de promover a Feira do Livro, que desempenha um papel vital na promoção da leitura e da cultura na comunidade local.

“Estou achando a experiência muito interessante visitar a Feira do Livro. É a primeira vez que eu frequento uma feira com uma estrutura como essa e é muito animador ver que o público ludovicense consome e compra essa ideia, pelo fato de a leitura ser algo mais necessário no dia a dia das pessoas e com esse afastamento da leitura no material físico, com muita divulgação e disseminação do material digital, é sempre muito interessante ter uma experiência como essa que procura resgatar o gosto pela leitura em material físico”, ressaltou o professor.

Também passeando pela feira, a professora aposentada Tema Maria Brito expressou seu entusiasmo com a realização da FeliS deste ano na Praça Maria Aragão, elogiando o retorno do evento a esse local emblemático. “Eu sou uma amante dos livros, todos os meus três filhos são professores, então a leitura faz parte da minha vida desde muito jovem. Eu amo o Maranhão e amo a nossa rica cultura. Estou amando a feira do livro deste ano que voltou a ser realizada aqui na Maria Aragão. Só tenho a agradecer à prefeitura de São Luís por nos proporcionar um evento tão importante como esse”, pontuou.

Novidades

A grande novidade deste ano é a projeção de vídeo mapping na estátua de Gonçalves Dias, situada na praça que leva seu nome, que apresentará poemas diariamente, proporcionando um toque especial à feira. Além disso, os estudantes da rede pública de ensino receberão um vale-livro exclusivo para a compra de livros na feira.

A Feira do Livro de São Luís atrai caravanas de estudantes de mais de 10 municípios do interior do estado, demonstrando seu impacto educacional e cultural em toda a região. Em média, a FeliS recebe por edição cerca de 150 mil visitantes e tem como público-alvo estudantes de escolas da rede pública e privada, assim como universitários, educadores, artistas, escritores e sociedade em geral.

Com uma programação variada e gratuita, que abrange todas as faixas etárias, a 16ª FeliS inclui desde contações de histórias e espetáculos infantis até palestras, rodas de conversa, aulas-show, seminários, oficinas, minicursos, exposições, lançamento de livros, sessões de cinema, bate-papos, visitas às escolas, performances teatrais, além de outras atividades.

Homenageado

Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, no Maranhão, em 1823. Ele foi um poeta, professor, jornalista e teatrólogo brasileiro. É lembrado como o grande poeta indianista da Primeira Geração Romântica. Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura. É considerado um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira. É Patrono da cadeira n.º15 da Academia Brasileira de Letras.

Convidados

A edição deste ano da FeliS contará com a presença de renomados escritores. Entre os convidados ilustres, está o cubano Marcial Gala, autor do aclamado romance ‘A Catedral Negra’, que recebeu o prêmio Alejo Carpentier em 2012, bem como o prêmio da crítica de melhor livro publicado em Cuba no mesmo ano. 

Além de Gala, a FeliS contará com a participação de outros escritores, como Paula Pimenta, Salgado Maranhão, Rodrigo Faour, Luciano Pontes, Andrea Prestes, Sônia Rosa, Cristóvão Tezza, Daniel Munduruku e o carioca Raphael Montes, conhecido por suas envolventes histórias de suspense, crime e terror, incluindo os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’ e ‘Jantar Secreto’.

Estrutura

A 16ª FeliS conta com a seguinte estrutura: estandes para comercialização de livros; estandes para Sebo Literário; estandes de editoras das Universidades e Academias de Letras; dois auditório para realização de palestras e apresentações artísticas, com capacidade para 150 pessoas cada; espaço para lançamento e sessão de autógrafo de livros; espaço para recepção de crianças com programação infantil, com a equipe da Biblioteca Municipal José Sarney; carro Biblioteca Semed com equipe da coordenação de educação infantil; carro Biblioteca Semed com equipe da coordenação de Ensino Fundamental; Bibliosesc - Biblioteca Móvel do Sesc, com programação de contação de histórias, oficinas e mediação de leitura; área para Artesanato, um espaço para exposição e venda de artesanato local; Praça de alimentação e Food truck.

Conforto e segurança

A Feira do Livro conta com a segurança feita pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e a Guarda Municipal de São Luís (GMSL). Além disso, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) coordenam o trânsito no entorno da Praça Maria Aragão para garantir uma experiência segura para todos.

A FeliS ainda conta com seguranças privados e bombeiros civis, disponibilizados pela Secult, além de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, Limpeza e Iluminação.