Secretaria Municipal de Fazenda

Consumidores têm até sexta-feira (9) para quitar terceira parcela do IPTU 2022

06/09/2022 16h37 - Atualizada em 09/09/2022 17h58

Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2022) têm até a próxima sexta-feira (9) para quitar a terceira parcela do tributo. A guia para pagamento está disponível no portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Para emissão da guia, o contribuinte deverá ter em mãos apenas o CPF do proprietário do imóvel ou a inscrição imobiliária. Caso o cidadão tenha dificuldades para emitir o boleto, poderá se dirigir até um dos postos de atendimento da Semfaz e solicitar a guia para pagamento do IPTU 2022.

O contribuinte com dúvidas, dificuldades para emissão de guias ou verificação de débitos anteriores e até mesmo recuperação de dados para o acesso ao sistema, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento que está disponibilizando contatos de WhatsApp e e-mail, pelo número (98) 99114-9142, ou pelo e-mail: centraldeiptu2022@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

O cidadão deverá ficar atento para a mudança de endereço da nova sede da Semfaz que, a partir do dia 6 de setembro, funciona no Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves, localizado na Rua do Egito, esquina com a Rua dos Afogados, nº 283 – Centro (antigo prédio do BEM).

Caso o contribuinte prefira ser atendido de forma presencial, a Semfaz também conta com postos de atendimento localizados em pontos estratégicos da cidade e que funcionam em horário estendido e também aos fins de semana. Nessas unidades, o cidadão tem a opção de emitir as guias de pagamento do IPTU 2022.

•  Setor de Atendimento da Semfaz (Rua do Egito, esquina com a Rua dos Afogados, nº 283 - Centro): de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

•  Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório): de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h.

•  Viva Cidadão (Golden Shopping) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório):  de terça a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h.

•  Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório): de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h.

•  Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab): de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

•  Terminal de Integração do São Cristóvão – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório): de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Calendário de pagamento do IPTU 2022

As guias vencidas também podem ser emitidas, com acréscimo de multa e juros de mora no valor total. É importante que o contribuinte fique atento às datas de vencimento das parcelas do imposto.

•  3ª parcela - 9 de setembro

•  4ª parcela - 7 de outubro