Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência

Prefeitura de São Luís faz a entrega de 10 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

22/09/2021 13h25 - Atualizada em 24/09/2021 19h52
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped), fez a entrega de 10 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), no Centro de Atenção Integral ao Idoso (CAISI), localizado no bairro do Filipinho, como parte das ações em alusão ao Setembro Verde - mês de luta pela inclusão social das pessoas com deficiência. A ação integra políticas públicas específicas da gestão do prefeito Eduardo Braide para a inclusão social e a garantia de direitos das pessoas com deficiência. 

Foram entregues 10 cadeiras de rodas, sendo 5 infantis, e pela primeira vez junto com mesa para a realização das atividades diárias das crianças como alimentação, estudos e lazer. As demais cinco cadeiras são para uso no banho e seguem tamanho padrão, podendo ser utilizadas pelos públicos adulto e infantil. 

O titular da Semus, Joel Nunes, informou que existe todo um planejamento de ações voltadas para garantir o bem estar das pessoas com deficiência.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide é muito sensível à causa das pessoas com deficiência e ela é uma das suas prioridades. Existe todo um planejamento para que a gente avance neste trabalho, garantindo o orçamento necessário para a implementação dessas ações, seja por meio da Saúde, da Assistência Social, da Educação e outras pastas que trabalham em conjunto com a Secretaria da Pessoa com Deficiência para garantir atenção integral a público”, disse. 

Entre as famílias que receberam as cadeiras de rodas novas, está a da dona de casa Maria Elza Moraes de Sousa, mãe de Maria Clara, de 9 anos, que tem paralisia infantil, e Caio, de 8 anos, que tem microcefalia.

“Era muito difícil cuidar deles dessa forma porque, em alguns casos, eu precisava amarrar os dois nas cadeiras de casa para eles não caírem e se machucarem, mas desde que eu recebi as cadeiras ficou muito mais fácil. Agora eles podem se movimentar pela casa, comer mais tranquilos. Estou muito feliz”, contou. 

As cadeiras de rodas foram recebidas por crianças das cidades de Timon e São João dos Patos, no interior do estado. Também foi entregue uma prótese transfemural personalizada a um carroceiro, feita sob medida para a realização de atividades de grande impacto. 

Atualmente, São Luís atende a 168 municípios conveniados via Sistema Único de Saúde (SUS) na dispensação de órteses e próteses, dispositivos considerados fundamentais para garantir mais acessibilidade às pessoas com deficiência. A entrega destes materiais é, portanto, um marco do compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide em contribuir de forma efetiva para a inclusão social desta população. 

Este trabalho é feito por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, da Semus, que funciona em prédio anexo ao CAISI. No local, são feitos mais de 5 mil atendimentos mensais entre a entrega de cadeiras de rodas, bolsas para pessoas ostomizadas, sondas para pessoas que têm dificuldades para urinar, entre outros atendimentos de assistência em saúde.

Na gestão do prefeito Eduardo Braide, a coordenação também passou a atender pessoas com Epidermólise Bolhosa, que recebem gratuitamente os kits necessários para os cuidados com os ferimentos decorrentes de sua condição clínica. 

O titular da Semeped, Carlivan Braga, destacou as ações que a Prefeitura de São Luís vem desenvolvendo para a inclusão social das pessoas com deficiência.

“A Prefeitura de São Luís vem realizando diversas ações e desenvolvendo diversos projetos que têm beneficiado as pessoas com deficiência e atendendo demandas antigas dessa população. Este ano já foram feitas desde a entrega de equipamentos para atendimento em saúde e assistência social, unidades de ensino inclusivas, a entrega de cadeiras de rodas e outros materiais necessários para o cuidado diário das pessoas com deficiência e diversas outras políticas”, afirmou. 

A entrega das cadeiras de rodas nesta quarta-feira (22) ocorreu em alusão ao Setembro Verde, campanha que destaca a luta pela inclusão social das pessoas com deficiência. Na terça-feira (21) o prefeito Eduardo Braide assinou um termo aditivo a um convênio existente entre a Prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para garantir a continuidade da entrega de cadeiras de rodas tetra pelo Centro de Especialidade em Reabilitação da APAE (CER APAE). 

Entre outras políticas implantadas pela gestão do prefeito Eduardo Braide, estão a execução do programa Centro Acessível para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na região do Centro Histórico, a entrega de habitações sociais adaptadas como parte do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, a entrega de escola bilíngue - LIBRAS e língua portuguesa, a entrega de ônibus com elevadores para uso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além da nova sede da Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva.