Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide entrega termos de ampliação de jornada de trabalho para 200 professores da rede municipal de São Luís

05/08/2022 21h08 - Atualizada em 18/08/2022 09h22

O prefeito Eduardo Braide segue trabalhando para a qualificação da rede de ensino, bem como para a valorização dos professores do Município. Nesta sexta-feira (5), em solenidade na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, no bairro Alemanha, o gestor entregou os Termos de Ampliação de Jornada de Trabalho para os Professores de Nível Superior que participaram do seletivo simplificado do edital nº 02/2022, de julho de 2022. Ao todo, foram selecionados 200 profissionais, destes, 15 receberam a titulação diretamente das mãos do prefeito.

“Esta é mais uma etapa das ações de valorização dos nossos professores. Com a ampliação de jornada estamos atendendo um sonho antigo da categoria. Promovemos um processo seletivo transparente e democrático e os professores, através do seu conhecimento e capacidade, conseguiram, ao final, garantir a ampliação de jornada. Esta ação beneficia ainda os alunos que terão professores que irão às salas de aula suprir necessidades que tínhamos na nossa rede, garantido a qualidade e a experiência destes professores que se colocam, agora, no dia a dia, de forma dobrada, para educar nossas crianças”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A ampliação de jornada por meio de seletivo é uma iniciativa pioneira da gestão do prefeito Eduardo Braide de valorização dos professores pelo critério do mérito, da formação e do tempo de serviços prestados na educação municipal. Os professores terão as suas jornadas de trabalho ampliadas de 20 horas para 40 horas semanais, atuando em dois turnos e reforçando a cobertura de docentes nas escolas municipais.

A docente Meg Fernandes Santos, que falou em nome dos professores na solenidade, destacou a importância da ampliação da jornada de trabalho.

“Isso significa muito para nós professores. É algo que aguardávamos há muito tempo e foi muito boa a forma como o processo foi conduzido, por meio do edital, de forma transparente, sendo a primeira vez que acontece na rede. Serve para que a gente continue desenvolvendo um trabalho que já fazemos, que é o de educar pessoas”, disse.

O seletivo contemplou professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Geografia, Ciências, História, Ensino Religioso, Filosofia, Inglês, Educação Física e Atendimento Especializado dos anos finais do Ensino Fundamental. Além disso, foram selecionados professores para os turnos matutino e vespertino dos anos iniciais do Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas disciplinas de Matemática, História e Filosofia.

“Trata-se da valorização do servidor que pôde pleitear a ampliação da jornada a partir de uma forma democrática de seleção, por meio do edital. Tudo feito às claras. Além disto, é mais uma oportunidade de nós professores continuarmos levando nosso trabalho para os alunos, sanando as carências da nossa rede”, observou o professor Elvys Wagner da Silva, lotado na U.E.B. Neiva Moreira e que integra a rede há 17 anos.

Se inscreveram no edital 657 professores, sendo que destes, foram aprovados 200 profissionais que iniciarão, já na segunda-feira (8), os seus novos turnos, ampliando também os seus vencimentos. Será um reforço de quatro mil horas no atendimento dos estudantes, fortalecendo o ensino e a educação de qualidade em São Luís.

A secretária de Educação, Caroline Marques, destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de São Luís, no que diz respeito à valorização dos profissionais da educação.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide tem trabalhado para a valorização da educação do Município. Concretizamos um sonho. A ampliação da jornada dos nossos educadores foi pensada de forma a valorizar o trabalho e a dedicação aos nossos estudantes. Esta é mais uma conquista da educação de São Luís possível graças ao prefeito Eduardo Braide”, observou Caroline Marques.

Ações

O prefeito Eduardo Braide tem se dedicado a melhorar a educação municipal de São Luís. Para tanto, tem atuado em duas frentes: infraestrutura e valorização profissional. Na primeira, realiza um grande pacote de obras de reformas e manutenções a partir do programa “Escola Nova”, por meio do qual já recuperou 139 unidades de um total de 256 escolas da rede pública municipal.

No que se refere à valorização profissional, além da ampliação da jornada de trabalho, o gestor garantiu, para este ano, um reajuste de 10,06% para a categoria e assinou progressões horizontais e verticais referentes a 2020 e 2021. O prefeito também sancionou a Lei 6.939/2021 que concede o 14º salário aos profissionais da educação da rede municipal de São Luís, bem como liberou o Auxílio Conectividade a professores, gestores e cuidadores do Município.

Ano passado, determinou a convocação de 70 professores do último concurso para atuarem na Zona Rural (Educação Infantil e 1º e 5º anos) e Educação Especial (intérprete de Libras, Braille e Atendimento Educacional Especializado). Promoveu ainda a unificação de matrículas para os professores, o que possibilitou ao profissional unificar seus cargos em apenas um de professor com 40 horas semanais.

“Hoje é um dos momentos mais felizes da minha vida. Nosso prefeito Eduardo Braide olhou para nossas necessidades e deu oportunidade de participarmos de um seletivo democrático que vai beneficiar ainda os alunos que tinham necessidade de professores”, disse a professora Sandra Brito Prado, que há 10 anos leciona em escolas do Município.