Prefeito Eduardo Braide entrega Espaço Recriar em parceria com Grupo Boticário

10/06/2022 12h46 - Atualizada em 14/06/2022 17h15

A Prefeitura de São Luís entregou, na última quinta-feira (9), o Espaço REcriar, instalado na Unidade de Educação Básica Professor Mata Roma, na Cidade Operária. São Luís é o 7º município brasileiro contemplado com o Projeto Arte, Cultura e Sustentabilidade, realizado a partir de uma parceria com o Grupo Boticário, Yabá Consultoria e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe). A entrega faz parte das atividades desenvolvidas durante a Semana Municipal do Meio Ambiente.

“A entrega do Espaço REcriar aqui na Cidade Operária, durante a Semana do Meio Ambiente, faz parte do nosso cuidado com a preservação ambiental. Nosso trabalho é para transformar São Luís em uma cidade cada vez mais sustentável e eu agradeço a parceria com o Boticário, que hoje nos ajuda a ganhar este espaço educativo e que será muito utilizado por nossos alunos”, disse o prefeito Eduardo Braide.

O Espaço Recriar é um ambiente imersivo de fomento à educação, em formato de cubo, com 30m² construído com cerca de 2,2 toneladas de plástico reciclável e que conta ainda com mobília interna feita a partir de materiais sustentáveis.

Mais de 400 alunos serão beneficiados com o espaço na Unidade de Educação Básica Professor Mata Roma, uma das 15 escolas de todo o país a receber o equipamento, podendo ainda haver intercâmbio com outras escolas do município, ampliando o número de alunos atendidos. A parceria com o Boticário não gerou custo para o município, que recebeu tudo pronto para o uso.

“É gratificante ver o empenho de toda comunidade escolar, dos servidores, o apoio das secretarias municipais de Educação, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente, além dessa importante parceria do Grupo Boticário. Foi um trabalho de dedicação e compromisso da nossa Assessoria de Desenvolvimento Sustentável para que nossas crianças tenham mais um espaço educativo e que irá proporcionar aos estudantes novas experiências por meio de brincadeiras, jogos e tecnologia”, enfatizou a secretária Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires.

O Coordenador de Economia Criativa na Assessoria de Desenvolvimento Sustentável, Ítalo Carvalho, detalhou como o equipamento servirá para ampliar ainda mais a educação e a conscientização ambiental na escola contemplada, assim como, em toda a comunidade da Cidade Operária.

“É uma honra São Luís receber um espaço como esse, porque ele serve para que comunidade escolar, fomentando o desenvolvimento sustentável, além do setor cultural, social e o econômico. O espaço Recriar é uma unidade a mais para educação da escola Mata Roma, tanto para apoiar ainda mais a educação desta unidade, como de toda a comunidade no entorno”, explicou.

Para a diretora da Escola Mata Roma, Cláudia Terezinha, o espaço será uma ferramenta essencial para que os alunos da escola compreendam ainda mais a importância da preservação dos recursos naturais.

“A escola ganha muito com este espaço porque ele aumenta nossas possibilidades de trabalhar a conscientização dos alunos e de toda a comunidade. Vamos poder trabalhar a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e a conscientização de maneira multidisciplinar, permitindo aos estudantes uma reflexão sobre os recursos naturais", reforçou a diretora.

Sobre o Espaço Recriar

Dentro do espaço Recriar, os alunos terão quebra-cabeça, xadrez, amarelinha, livros e todos os jogos educativos também são feitos de materiais reciclados e já estão sendo usados pelos alunos da Unidade.

Tiago Pereira Rodrigues, de 9 anos, falou da experiência com o material e o novo espaço. “É muito bom aqui e eu estou me divertindo muito e aprendendo na escola. Tem muitos jogos”, disse Tiago, que é aluno do 4º ano.

Ludmila Bezerra, de 10 anos, aluna do 5º ano, também aprovou o novo espaço: “Eu estou achando muito interessante, além de poder desenhar aqui, nós aprendemos a jogar e aprender com os jogos também. É muito legal”, disse.

Também estiveram presentes na inauguração do espaço REcriar, o vereador Anderson Martins (Avante), os secretários municipais, Caroline Marques (Semed) e a adjunta Gusmaia Mousinho; Diego Rodrigues (Semad), Karla Lima (Semmam) e Walber Pereira, presidente do Instituto de Paisagem Urbana (Impur).