Prefeitura de São Luís leva estudantes da rede municipal ao circo

27/05/2022 17h05 - Atualizada em 01/06/2022 13h12

Alunos da rede municipal da Prefeitura de São Luís tiveram uma atividade diferente durante a Semana do Brincar, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Por meio da parceria com o Circo Americano, instalado no estacionamento do São Luís Shopping, 2.400 crianças de 20 Unidades de Educação Básica (U.E.B.s), puderam vivenciar de perto a magia das artes circenses. O prefeito Eduardo Braide acompanhou os estudantes na tarde de quinta-feira (26) e a primeira-dama, Graziela Braide, compareceu às apresentações na sexta (27).

A ação contemplou estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) das escolas Amaral Raposo (Pedrinhas), Dilson Ramos Bessa (Vila Esperança), Enedir Santos Paixão (Santa Bárbara), Evandro Bessa (Estiva), Gomes de Sousa (Vila Maranhão), Honório Odorico (Tajipuru), Joaquim Pinto (Maracujá), Josefina Serrão (Porto Grande), Maria Tereza Cabral (Rio Grande), Manuela Varela (Cajueiro), Pedro Bertol (Jaracati), Primavera (Tibiri), Proteção de Jesus (Mato Grosso), Rosa De Saron (Cajupari), Rosilda Cordeiro (Quebra-Pote), Rubens Ferreira Rosa (Vila Nova República), São José Itapera (Itapera), Saraiva Filho (Cajupe), Tiradentes (Vila Maranhão) e Mindinho (Maracanã). “A saída da sala de aula para um espetáculo mexe e contagia a criatividade das crianças. É uma experiência para vida e a rede de ensino faz a diferença, propondo educação com dinamismo e qualidade, com a vivência plena da infância, saindo do dia a dia para prestigiar a criatividade do mundo circense”, pontuou a secretária da Semed, Caroline Marques.

Os estudantes foram acompanhados por professores e equipes pedagógicas da escola até o circo, transportados por ônibus escolares. No local, foram recebidos com a entrega de água e lanche e acomodados para assistirem às apresentações. As crianças se encantaram com as atrações, a exemplo dos palhaços, malabaristas, bailarinas, trapezistas, mágicos e a banda circense.

Também estiveram presentes nas apresentações a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, a secretária-adjunta de Ensino, Gusmaia Mousinho, o secretário-adjunto de Administração e Gestão de Pessoas, Maurício Hiluy, superintendentes das áreas de ensino, apoiadores, professores e gestores das escolas municipais.

A gestora Cleonice Jesus, da U.E.B. Rosilda Cordeiro, falou sobre a importância da participação dos estudantes em atividades fora do ambiente escolar. “É muito bom termos apresentações assim, que nos inspira a desenvolver atividades e aguça a criatividade dos estudantes. Agradecemos a Prefeitura de São Luís por mais essa iniciativa”, expressou a gestora.

“A parceria do Circo Americano nos motiva a provocar mais interações como esta, onde cada estudante que deve contar em casa pro papai e pra mamãe, como foi esse momento mágico, e que para a Semed é muito gratificante e nos remete o quanto é necessário mais cultura e lazer à nossa rede”, disse a secretária-adjunta de Ensino, Gusmaia Mousinho.

A professora Ananeri Tavares da U.E.B. Amaral Raposo relata o bom resultado de entretenimento aos estudantes. “É importantíssimo momentos como esse onde as crianças têm toda a oportunidade de conhecer de perto as atrações que o circo nos proporciona, ainda mais na Semana do Brincar, e que as crianças estão amando” disse a professora.

Semana do Brincar

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha de mobilização social de grande relevância celebrada no Brasil e em vários países do mundo, que promove as múltiplas reflexões sobre a importância da brincadeira na primeira infância. Sua relevância leva as instituições educativas de Educação Infantil a valorizar esta linguagem, tendo em vista que o brincar é um instrumento de expressão e desenvolvimento da criança, promotor de vínculos sociais e de comunicação, além de se constituir fonte de prazer e aprendizagem.