Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide assina ordem de serviço para reforma da UEB Darcy Ribeiro, no Sacavém

02/04/2022 16h06 - Atualizada em 11/04/2022 13h26

Desativada desde 2017, a Unidade de Ensino Básico (UEB) Darcy Ribeiro, localizada na Avenida dos Africanos, no Sacavém, será reformada e voltará a receber as crianças da região em suas salas de aula. Neste sábado (2), o prefeito Eduardo Braide assinou a ordem de serviço para a reforma completa da unidade.

“Nós lançamos, ainda no ano passado, o programa Escola Nova e vamos reformar todas as escolas de São Luís. Em várias delas já fizemos a reforma completa. Em outras fizemos intervenções emergenciais para garantir o retorno às aulas, mas depois nossas equipes retornarão para fazer a reforma completa delas também. E hoje estou assinando a ordem de serviço para reformar 100% a Darcy Ribeiro, que está desativada após passar por vários problemas que nunca foram resolvidos. Vamos entregar uma escola completamente nova para que as crianças do bairro possam estudar perto de casa com mais conforto e dignidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, também participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço.

“A reforma da UEB Darcy Ribeiro vem sendo cobrada pela população há muito tempo e agora finalmente vamos resolver mais este problema na nossa educação. O que estamos fazendo é para dar mais dignidade e qualidade para alunos e professores”, disse.

A UEB Darcy Ribeiro tem capacidade para receber cerca de 600 alunos do ensino fundamental, no entanto, nos últimos anos foram abertas apenas 350 vagas porque, desde 2017, o prédio onde funciona a unidade está desativado por causa dos diversos problemas de infraestrutura que comprometeram a segurança das aulas. Desde então, os alunos do ensino fundamental estão assistindo às aulas no prédio da UEB Darcy Ribeiro Educação Infantil.

Segundo a gestora da escola, Itacyjara Costa, neste período, a escola nunca passou por obras que, de fato, resolvessem seus problemas de infraestrutura.

“Em 2016, a escola foi incendiada e em 2017 parte do nosso teto desabou e tivemos que desativar a escola para evitar riscos aos alunos e professores. Antes desses problemas, o que tinham feito na escola eram pequenos reparos como pintura, mas nada que garantisse, de fato, a melhoria que a gente precisava. Graças a Deus agora tudo será resolvido”, comemorou a gestora.

Com investimentos de R$ 750.430,28, a escola passará por reforma completa nos próximos 60 dias. As obras serão executadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

No local, serão feitos serviços de recuperação de piso industrial, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, restauração da cobertura, instalação de forro de PVC, drenagem subterrânea, pintura de paredes, instalação de esquadrias, execução de revestimentos cerâmicos, instalação de louças, metais e acessórios em banheiros cozinha, climatização de salas de aula, recuperação da quadra poliesportiva e vestiários. A unidade também será adaptada para acesso por pessoas com deficiência e para atender a todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

“A assinatura da ordem de serviço para a reforma da UEB Darcy Ribeiro é mais uma mostra do compromisso do prefeito Eduardo Braide com a educação de São Luís. Entregaremos uma escola totalmente requalificada. E assim como estamos fazendo aqui na Darcy Ribeiro, vamos fazer em escolas de todas as regiões de São Luís”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

Também participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviços da UEB Darcy Ribeiro, os secretários municipais de Comunicação, Igor Almeida; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; os vereadores Raimundo Penha (PDT), líder do governo, e Daniel Oliveira (PL); e a liderança comunitária Zezé Moreira.