Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís realiza avaliação diagnóstica de estudantes da rede municipal de ensino

01/04/2022 17h37 - Atualizada em 11/04/2022 10h34

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, entre os dias 28 a 31 de março, a avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática entre estudantes do 2º ao 9º ano nas modalidades Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em formato presencial. Foram avaliados, aproximadamente, 59 mil estudantes.

Com a avaliação, a gestão municipal buscou identificar o desenvolvimento escolar destes alunos, bem como os impactos provocados na educação durante o período da pandemia da Covid-19. A avaliação possibilita, ainda, a implementação de estratégias e intervenções pedagógicas para melhorias no processo de ensino-aprendizagem na educação pública de São Luís.

A avaliação diagnóstica, executada pelo Núcleo de Avaliação Educacional (NAE) da Semed, tem como desafio efetivar o perfil qualitativo e quantitativo, quanto à produtividade e à readaptação gradual da rotina escolar com estratégias de intervenções.

“A Semed inicia o ano letivo com a prática da avaliação diagnóstica em rede, com o objetivo de perceber as aprendizagens a partir dos dados levantados. Assim, a Prefeitura traçará estratégias de intervenção e reposição de aprendizagem. Esse momento é fundamental para a retomada do desenvolvimento da educação pública municipal”, pontuou a coordenadora do Núcleo de Avaliação Educacional (NAE), Karolina Salomão.

A partir da avaliação diagnóstica será possível identificar aspectos como lacunas de aprendizagem dos estudantes da rede municipal, planejar estratégias para recuperação das aprendizagens, fomentar a cultura da avaliação no contexto escolar e fornecer informações acerca da qualidade da educação municipal.

“A avaliação diagnóstica é importante em todos os sentidos. É uma forma de avaliar os nossos alunos, ver o conhecimento de cada um, e o nível de conhecimento da escola. Isso, para mim, é motivo de alegria, porque a gente vê o esforço e o resultado positivo”, expressou a gestora do Anexo da U.E.B. São Francisco das Chagas, Rosália Soares.

A professora Shirley Mendonça, também do Anexo São Francisco das Chagas reconhece a importância da Avaliação Diagnóstica na rede. “É uma ferramenta para avaliar os estudantes e saber em que nível estão para sabermos exatamente que tipo de intervenções necessárias para concluir esse processo de alfabetização”.