Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide vistoria obras do programa Escola Nova na área Itaqui-Bacanga

07/02/2022 09h26 - Atualizada em 10/03/2022 09h38

A Prefeitura de São Luís segue em ritmo acelerado com as obras do programa Escola Nova para garantir o retorno seguro das aulas presenciais na rede municipal de ensino no dia 22 deste mês. Neste sábado (5), o prefeito Eduardo Braide vistoriou as obras em execução em unidades de ensino na área Itaqui-Bacanga.

“As obras do programa Escola Nova não param nem nos fins de semana. Eu tenho acompanhado de perto a execução dos serviços para garantir que nossos alunos e professores tenham um ambiente seguro e de qualidade na retomada das suas atividades presenciais. Estamos executando um amplo programa de reforma nas unidades de ensino. Do Centro à Zona Rural tem obras do programa Escola Nova. As unidades de ensino estão passando por intervenções estruturais. Em muitos casos, estamos demolindo estruturas comprometidas, reconstruindo os espaços e fazendo uma série de outras adequações. É assim que vamos garantir uma rede escolar estruturada, moderna e humana na nossa cidade”, assegurou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado do secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

A primeira unidade de ensino visitada pelo prefeito Eduardo Braide neste sábado foi a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Aquiles Lisboa, localizada na Rua Bom Jesus, bairro Vila Nova. A escola atende a 381 alunos do bairro e do entorno.

Além das intervenções pelas quais estão passando todas as unidades, foi construída uma passarela coberta na entrada da unidade. Antes, os alunos percorriam o trecho entre a porta de entrada da escola e o pátio sob o sol ou chuva. Agora, o acesso será mais seguro e confortável.

Em seguida, o prefeito Eduardo Braide e a equipe técnica da Semosp foram vistoriar as obras da U.E.B. Ministro Carlos Madeira. A escola localizada na Rua Nicarágua, bairro Anjo da Guarda, é a maior da rede municipal no polo Itaqui-Bacanga. Com 11 salas de aula, a unidade atende 921 estudantes do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por causa do porte da escola, o prefeito Eduardo Braide pediu celeridade na execução das obras.

Entre os serviços que precisaram ser executados na escola está a readequação da rede de esgotamento sanitário, que não cumpria as especificações necessárias para garantir o uso dos banheiros.

“O que temos verificado nas vistorias que foram feitas na rede municipal de ensino é que mesmo nas unidades que haviam passado por algum tipo de intervenção, havia muitos problemas estruturais que comprometiam o uso dos espaços. Muitos destes problemas estão sendo identificados durante a execução das obras de reforma e estão sendo corrigidos”, informou o secretário David Col Debella.

O programa Escola Nova já contemplou mais de 190 unidades de ensino – entre as já entregues ao longo de 2021 e as em obras. O programa Escola Nova é executado de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que realiza todas as intervenções necessárias para que as unidades possam receber alunos, professores e demais funcionários, a partir do diagnóstico das escolas que necessitam de obras mais urgentes.

Na área Itaqui-Bacanga, além das unidades vistoriadas neste sábado, também estão sendo reformadas as U.E.B.s Henrique de La Roque Almeida, Raimundo Chaves, entre outras.