Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide vistoria obras de reforma de escolas municipais de São Luís

22/01/2022 15h35 - Atualizada em 25/02/2022 10h30

A gestão do prefeito Eduardo Braide está reformando simultaneamente dezenas de escolas da rede municipal de ensino por meio do programa Escola Nova. O objetivo do programa é reestruturar a rede física escolar, adequá-la aos novos protocolos sanitários em decorrência da Covid-19 e garantir o retorno seguro das aulas presenciais.

Neste sábado (22), o prefeito Eduardo Braide vistoriou as obras nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.s) Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco, e Bernardina Spíndola, no Centro.

“Com o programa Escola Nova estamos com várias equipes trabalhando ao mesmo tempo em diversas escolas da rede municipal que estão passando por reforma completa em todas as regiões da cidade. Da Zona Rural ao Centro, nossas equipes estão trabalhando de segunda-feira à domingo para que possamos entregar o mais rápido possível o maior número de unidades totalmente requalificadas, garantido o retorno seguro às aulas presenciais e melhores condições de ensino e aprendizagem”, assegurou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado do vereador Marcos Castro (PMN).

A série de vistorias realizadas neste sábado (22) foi acompanhada pelo secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, e equipe técnica da Semosp responsável pelas obras que estão sendo executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide estamos trabalhando sem parar na reforma de mais de 72 escolas ao mesmo tempo para que a volta às aulas possa acontecer com segurança e os alunos tenham toda a estrutura necessária para estudar. Este é um trabalho que vai se estender por toda a rede de ensino, recuperando e modernizando as unidades”, informou David Col Debella.

A primeira escola vistoriada pelo prefeito Eduardo Braide neste sábado (22) foi a U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves, localizada na Rua Antônio Rego, São Francisco. A unidade é uma das maiores do núcleo Centro, tendo 18 salas que atendem a 1.345 estudantes do 1º ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Segundo a gestora da unidade, Zuila Serra, a escola estava totalmente sem condições de receber os alunos.

“A nossa escola não recebia uma reforma completa como esta há vários anos. E os poucos serviços realizados anteriormente não resolviam os problemas estruturais que ela tinha. Agora, sim, teremos uma escola apta para receber os alunos e professores”, afirmou.

Em seguida, o prefeito Eduardo Braide foi acompanhar os serviços que estão sendo realizados na U.E.B. Bernardina Spíndola, na Rua Celso Magalhães, Centro.

Em todas as unidades em obras, a Prefeitura de São Luís está executando reforma completa de toda a estrutura física. Entre os serviços realizados, estão pintura interna e externa, instalação de calha pluvial, retelhamento, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, recuperação do piso, nova iluminação, novo forro de PVC, revisão das esquadrias, troca de janelas e fechaduras, instalação de corrimão nas escadas, além de poda e capina.

As unidades de ensino também serão totalmente climatizadas com a instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula e demais dependências. Para garantir acessibilidade total, as unidades serão adaptadas para receber adequadamente os alunos com deficiência.

Quando forem reinauguradas, as escolas terão novo mobiliário, computadores com acesso à internet, nova biblioteca, salas de recurso para a execução de atividades pedagógicas que potencializem as habilidades de crianças que tenham transtornos do espectro autista.

Outra medida importante que tem sido tomada pela gestão do prefeito Eduardo Braide é a adaptação das unidades de ensino aos novos protocolos sanitários para prevenção da Covid-19 e síndromes gripais, com a instalação de pias, totens com álcool em gel e placas indicativas de distanciamento social, entre outras medidas.