Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeito Eduardo Braide leva reforma de quadra poliesportiva e obras de asfaltamento ao bairro Jardim América

13/12/2023 17h22 - Atualizada em 18/12/2023 16h11

O anúncio da reforma da quadra poliesportiva Pedro Nunes dos Reis Neto, no Jardim América, foi recebido com entusiasmo pela comunidade do bairro, que comemorou a assinatura da Ordem de Serviço feita pelo prefeito Eduardo Braide, nesta quarta-feira (13), marcando o início das obras.

Além da reforma do equipamento esportivo, o bairro também recebe, da Prefeitura de São Luís, serviços do programa Asfalto Novo, que leva pavimentação para todas as ruas do bairro. Ambas as obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Na solenidade, o prefeito Eduardo Braide destacou seu empenho em atender às necessidades do Jardim América.

"Ao anunciar o asfaltamento de todas as ruas do Jardim América, alguns dias atrás, eu já estava ciente da situação da quadra. Hoje, estamos aqui para dizer que esse sonho, que dura mais de 15 anos, começa a se tornar realidade. Os trabalhadores já deram início à obra e não vão parar até que tudo esteja concluído", assegurou o prefeito.

O equipamento esportivo, único na comunidade, desempenha um papel fundamental como local para competições esportivas e é também um espaço para o desenvolvimento físico e social dos moradores, além de atender às demandas e eventos locais.

"Esta é mais uma quadra que a gestão do prefeito Eduardo Braide está reformando, como tem feito com várias outras em diferentes locais da cidade. Estamos trabalhando todos os dias, com dedicação, sempre atentos aos detalhes e, em breve, estaremos aqui novamente no Jardim América para entregar essa quadra novinha para a população", pontuou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Entre os serviços que já iniciaram na quadra, estão a substituição do piso, que terá pintura epóxi, garantindo uma experiência esportiva mais agradável. A iluminação será modernizada para permitir atividades noturnas, ampliando as oportunidades para eventos esportivos e recreativos, além dos serviços de recuperação da arquibancada, nova cobertura e fechamento lateral com estrutura metálica e telha galvanizada, novas instalações elétricas, recuperação de instalações hidrossanitárias, adaptações de acessibilidade, reforma do vestiário, entre outras intervenções.

Área de vivência

Ainda na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço, o prefeito Eduardo Braide anunciou que o espaço na frente da quadra será transformado em uma área de convivência para todos os moradores do bairro.

"Nesse local, vamos fazer diversas melhorias, como a instalação de bancos e equipamentos de ginástica. Teremos não apenas uma quadra renovada, mas também um ambiente arborizado e urbanizado, reconhecendo que, além das atividades esportivas, a comunidade possa praticar outras ações e realizar eventos. Será um verdadeiro local de convivência para os moradores do Jardim América", disse o prefeito Eduardo Braide.

"Quero destacar a sensibilidade do prefeito Eduardo, pois ele já estava ciente dessa situação. Ele visitou a quadra pessoalmente no início das obras do programa Asfalto Novo na região e não se omitiu. Hoje, estamos aqui dando início a mais uma obra. A história de abandono da quadra do Jardim América ficou para trás, pois teremos uma nova quadra a partir de hoje", agradeceu o coordenador regional na Cidade Operária, Tiago Austríaco.

Homenagem

Presente ao evento, Joaquim Campelo, pai do atleta Pedro Nunes dos Reis Neto, que foi homenageado com seu nome na quadra, estava feliz com o anúncio da reestruturação do espaço.

"Há 17 anos, esta quadra foi entregue e hoje se encontra nesse estado. Receber a notícia de que teremos um novo espaço, um espaço que a comunidade merece, me deixa muito feliz. Meu filho era um verdadeiro craque, sofri muito com a perda dele, e neste momento, sinto-me honrado com o anúncio dessa reforma", compartilhou Joaquim Campelo.

“Queremos agradecer pela atitude do prefeito em reformar essa quadra, reforma esta sonhada há quase 20 anos pelos moradores. Ela é a única do bairro do Jardim América e vai servir não só para o futebol, mas para o pessoal da igreja, que todo domingo faz reuniões aqui e para outros eventos. Muito obrigado, em nome de todos os moradores”, declarou Edmilson Costa, presidente da União dos Moradores do Jardim América.

Também estiveram presentes no evento, equipes da Semosp, moradores, líderes comunitários e trabalhadores civis.