Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeito Eduardo Braide dá início aos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2023

04/05/2023 17h00 - Atualizada em 09/05/2023 18h26

O prefeito Eduardo Braide declarou, na quarta-feira (3), oficialmente abertos os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2023. A competição, que é a etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), vai reunir escolas das redes públicas municipal, estadual, federal e privada.

A solenidade de abertura foi realizada no Ginásio Costa Rodrigues (Centro) e reuniu atletas, equipes e representantes das escolas competidoras, bem como entidades esportivas e autoridades.

“Iniciar mais uma edição dos Jogos Escolares Ludovicenses é muito significativo, pois este ano estamos falando da união pela paz nas escolas. A gente sabe que o esporte propicia isto, não só a questão da atividade física, mas também a interação, vivência, que é muito importante neste momento em que buscamos cada vez mais construir uma cultura de paz nas nossas escolas. Além disso, é um momento para celebrarmos os investimentos que nossa gestão tem feito nas escolas, com a reforma de mais de 20 quadras esportivas e entrega de kits esportivos para que nossos alunos possam praticar estas modalidades durante o ano inteiro e não só neste período”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Este ano, o JELs traz como tema “Esporte Educacional Unido Pela Paz” e as competições ocorrerão entre os dias 6 de maio e 11 de junho, sempre aos fins de semana, para preservar a rotina escolar dos participantes. Ao todo, estão inscritas 165 equipes, sendo 54 femininas e 111 masculinas. A disputa se divide nas categorias entre 12 a 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (infanto).

“O prefeito Eduardo Braide tem incentivado o esporte em São Luís, com o compromisso de ampliar a prática esportiva para pessoas de todas as idades. Semana passada realizamos os Jogos Universitários Brasileiros e hoje damos início à competição que une crianças e adolescentes. Tudo isso em um ambiente compartilhado com parceiros importantes”, pontuou o secretário da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), Romário Barros.

A secretária de Educação, Caroline Marques Salgado, destacou que o esporte e a educação andam de mãos dadas.

“É uma determinação do prefeito Eduardo Braide que o esporte faça parte do calendário de eventos de nossas escolas. O esporte traz valores como dedicação, lealdade, respeito, superação e disciplina e, para além da atividade física, promove o desenvolvimento e favorece habilidades importantes para a aprendizagem. Desejamos que esta competição seja de muita paz e integração”, frisou a gestora.

Modalidades

Durante os jogos, os estudantes disputarão as modalidades handebol, basquete, vôlei e futsal. Os atletas inscritos em badminton, ciclismo, wrestling, karatê e taekwondo não tiveram concorrência e, por isso, passarão direto para a etapa metropolitana dos JEMs.

Além destas, este ano, as modalidades paralímpicas foram ampliadas, com a participação de atletas disputando o futsal intelectual, handebol, natação e o atletismo integrado. Em 2022, as modalidades incluídas na competição eram somente o atletismo adaptado e a natação.

“Os JELs são muito importantes para o esporte escolar. Professores e profissionais de educação física são fundamentais neste processo, pois são eles que preparam nossos alunos para defender as bandeiras das escolas. Mas isto não seria possível sem a sensibilidade do prefeito Eduardo Braide que tem o princípio da gestão compartilhada e a Federação Maranhense de Desportos Escolar (Femade) se encontra na execução dos JELs por esta sensibilidade, a qual agradecemos”, disse o presidente da Femade, Hamilton Ferro.

Aluno da rede municipal de ensino, Paulo Fernando Pires, atleta de futsal, destacou a expectativa em participar dos JELs.

“Nosso time vem de um treinamento intenso e tem se consolidado aos poucos, então temos uma boa expectativa. Também abre a possibilidade de a gente conhecer pessoas de outras escolas e é uma grande oportunidade para nós”, disse o estudante da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Mário Andreazza.

Yasmin Marques, da equipe de atletismo do Colégio Paralelo, disse ter se preparado muito para os jogos. “Treinamos muito e estamos na esperança de levarmos uma medalha para homenagearmos nossa escola”, disse a atleta.

Abertura

A solenidade de abertura reuniu estudantes de diversas escolas que participarão dos JELs. Na ocasião, além das falas das autoridades, foram apresentadas por alunos atletas premiados as bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís.

A tocha foi carregada pelo atleta Davi Hermes Souza de Oliveira, que também acendeu a pira olímpica dos jogos. O atleta é pentacampeão do ParaJEMs; bicampeão nos Jogos Aquáticos do Ceará; bicampeão nas Paralimpíadas Escolares; entre outras conquistas. O encerramento foi ao som de muita música e apresentações de grupos de dança.

Participaram da abertura dos JELs a vice-prefeita, Esmênia Miranda; os secretários Carlivan Braga (Semeped); Emílio Murad (Semgov); Karla Lima (Semmam); Liviomar Macatrão (Semapa); Manuella Oliveira (Ipam); Nirvana Anchieta (Semsa); Saulo Santos (Setur); o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; Márcio Alves (secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer); Cléber Verde Filho (representando o deputado federal Cléber Verde), entre outras autoridades.