Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeitura de São Luís abre Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2023

02/05/2023 17h08 - Atualizada em 04/05/2023 17h10

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) e da Federação Maranhense de Desporto Escolar (Femade), promove, nesta quarta-feira (3), a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2023. O evento ocorrerá a partir das 16h, no Ginásio Costa Rodrigues (Centro).

Este ano, o JELs traz como tema “Esporte Educacional Unido Pela Paz”. A competição reunirá 49 escolas da rede pública municipal e estadual e 60 escolas da rede privada, sendo 165 equipes inscritas, divididas entre 54 femininas e 111 masculinas. A disputa se divide nas categorias entre 12 a 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (infanto). Os jogos serão realizados entre os dias 6 de maio até 11 de junho.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide tem fomentado, cada vez mais, o esporte na nossa cidade, sendo esta uma de suas prioridades. Tenho certeza que será um evento inesquecível e que vai ampliar as oportunidades de desenvolvimento de práticas de esporte desses atletas, contribuindo para a formação de condutas mais saudáveis, mais responsáveis, mais justas e de paz”, destacou o secretário municipal de Esportes (Semdel), Romário Barros.

Este é o segundo ano que a gestão municipal promove o JELs, que é a etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). As 165 equipes estão divididas nas modalidades handebol (19), basquete (25), vôlei (52) e futsal (69). Os atletas inscritos em badminton, ciclismo, wrestling, karatê e taekwondo não tiveram concorrência e, por isso, passarão direto para a etapa metropolitana dos JEMs. Os jogos ocorrerão aos fins de semana, durante dois meses, para preservar a rotina escolar dos participantes.

Modalidades Paralímpicas

Este ano, as modalidades paralímpicas foram ampliadas, com a participação de atletas disputando o futsal intelectual, handebol, natação e o atletismo integrado. Em 2022, as modalidades incluídas na competição eram somente o atletismo adaptado e a natação.