Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeito Eduardo Braide participa de abertura oficial do JUBs Praia 2023

25/04/2023 16h38 - Atualizada em 06/05/2023 18h14

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta segunda-feira (24), no Multicenter Sebrae, da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Universitários Brasileiros, na versão praia (JUBs Praia). Os jogos ocorrem até o dia 29 de abril, em São Luís, e contemplam 12 modalidades – basquete 3×3, beach soccer, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, vôlei de praia, vôlei 4×4 misto e duas novidades para a edição deste ano: skate e surf.

Os JUBs Praia 2023 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Prefeitura Municipal de São Luís e Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME), com patrocínio da Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

“Para nós é uma felicidade podermos receber o JUBs Praia em nossa cidade e, com isso, movimentamos não apenas o esporte e sua cadeia, mas também a economia. O esporte é transformador e, estes dias, São Luís, além de ser a Ilha do Amor, também será a Ilha do Esporte. Que os atletas tenham bons jogos e aproveitem também a nossa capital. Parabéns ao JUBs e à CBDU que acreditou na gente e trouxe este evento que concorreu com outras cidades, mas que escolheu São Luís para sediá-los”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Esta é a segunda vez que a capital do Maranhão sedia o evento. O último JUBs realizado em São Luís foi em 1989, quando os jogos ainda não eram divididos em módulos. Para esta edição, os organizadores calculam a participação de cerca de 1.600 atletas de 24 estados, com idade média de 17 a 23 anos, disputando em 12 modalidades. As primeiras equipes chegaram à cidade ainda no último domingo (23).

Para o presidente da CBDU, Luciano Cabral, a capital maranhense está preparada para receber os JUBs. “Estamos bastante felizes e satisfeitos com o que encontramos em São Luís, sobretudo com o apoio da Prefeitura, que não nos deixou faltar nada, os equipamentos esportivos atendem muito bem tecnicamente. Além disto, a cidade é maravilhosa, tem um acervo cultural incrível, tem um patrimônio importante que deve ser conhecido pelos universitários. É muito mais que jogos, é uma forma de divulgar esta cidade e este estado belíssimos para todo o Brasil”, salientou Luciano Cabral.

Abertura

A cerimônia de abertura foi uma mostra da rica cultura ludovicense. Além do tradicional desfile das delegações, o evento reuniu nomes da cultura popular como o cantador de boi, Ribinha de Maracanã, que entoou o hino da cidade “Louvação a São Luís” e ainda Boi de Santa Fé, grupo Lamparina, que cantou o Hino Nacional, bem como o grupo de dança Street Master e a banda Mix Brasil.

Representando a ministra de Esporte, Ana Moser, a Secretária Nacional de Esporte e Alto Desempenho, Marta Sobral, destacou que o JUBs é uma forma de fortalecer o esporte de forma geral.

“O esporte e a educação andam de mãos dadas e estes jogos são a prova disto. Estes jovens que estão aqui, quem sabe, alguns deles possam representar o Brasil numa seleção brasileira. Tenho certeza de que todos que estão aqui darão tudo de si em todos os jogos que participarem”, disse.

Competições

As competições estão ocorrendo na Avenida Litorânea, Ponta d’Areia, Lagoa da Jansen e Calhau e a programação pode ser acessada no site da CBDU, que também está fazendo as transmissões das partidas por meio do YouTube.

O titular da Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel), Romário Barros, falou da felicidade em sediar o JUBs Praia em São Luís.

“Este evento só foi possível graças ao apoio incondicional do prefeito Eduardo Braide. O esporte e a educação devem andar sempre juntos. Este movimento cria oportunidades, mobilizando uma cadeia que vai além do esporte e chega ao turismo e economia, além de outras frentes de desenvolvimento de nossa cidade”, disse o gestor.

Atleta do Amapá, a jogadora de basquete Jamile Rayara vê os jogos como uma oportunidade para que as mulheres ocupem mais espaços.

“Tenho ótimas expectativas, inclusive porque acredito que é muito bom fomentar o esporte em todos os níveis, especialmente o feminino, onde há uma grande carência. Fora isto, a cidade é linda, bem estruturada, as pessoas são carismáticas e alegres. Estou adorando”, destacou a atleta.

Carlos Bernardo, jogador de beach soccer, é do Maranhão e disse estar animado com a realização dos jogos em casa.

“Tem um gosto muito bom receber o JUBs aqui, na nossa cidade. Este é meu último ano como atleta universitário e eu espero que a gente seja campeão”.

Participaram também da solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda, os secretários Igor Almeida (Secom); Bruno Costa (Semurh); Caroline Marques (Semed); Emílio Murad (Semai); Karla Lima (Semmam); Liviomar Macatrão (Semapa); Manuella Oliveira (Ipam); Márcio Andrade (Semap); Marco Duailibe (Secult); Mariana Miranda (Semad); Nirvana Anchieta (Semsa); Saulo Santos (Setur); Sérgio Motta (CGM); Verônica P. Pires (Semispe); e ainda o secretário de Estado de Esporte, Naldir Lopes; o deputado federal, Fernando Braide (PSD); Márcio Alves, presidente da Federação Acadêmica de Esporte; Walter Canales Santana, reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); além de representantes de instituições de ensino superior e outras autoridades.