Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Avanço da vacinação contra a Covid-19 em São Luís possibilita volta de torcedores a estádios

22/09/2021 18h18 - Atualizada em 24/09/2021 19h52

O avanço da vacinação contra a Covid-19 em São Luís permitiu que a primeira partida de futebol com presença de torcedores nas arquibancadas pudesse acontecer na noite de terça-feira (21), no Estádio Governador João Castelo (Castelão). O evento, que teve acesso de torcedores limitado, foi prestigiado pelo prefeito Eduardo Braide, que já editou decreto com medidas para jogos com torcida a nível municipal, em vigor desde segunda-feira, 20.

“A volta do jogos com a presença de torcida é motivo de muita felicidade porque é sinal de que a nossa vida também está voltando à normalidade. Isso é fruto de um trabalho que foi feito pelo Município de São Luís quanto à vacinação contra a Covid-19. Já estamos chegando aos 90% da população completamente imunizada, com as duas doses ou dose única, e em breve estaremos ainda mais seguros para que eventos de grande porte, com maior quantidade de pessoas, possam retornar em nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O reencontro do público com o estádio foi marcado pela partida entre os times Sampaio e Brusque pela 25ª rodada da Série B. Cerca de 2,5 mil pessoas foram ao Castelão vibrar pelo time do coração, seguras em razão da imunidade ao novo coronavírus adquirida por meio da vacinação gerida pela Prefeitura de São Luís, que foi a primeira capital do país a vacinar todos os adultos com mais de 18 anos, assim como os adolescentes de 12 a 17 anos e a iniciar a aplicação da dose de reforço nos idosos com mais de 70 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“A retomada das partidas de futebol com presença de público é um gol de placa da Prefeitura de São Luís, que avança a cada dia na vacinação contra a Covid-19. É por causa da população imunizada que estamos podendo proporcionar a abertura do estádio aos torcedores”, afirmou o secretário municipal de Desporto e Lazer da capital maranhense, Ricardo Diniz, que relembrou as medidas já anunciadas pelo Município para a realização de jogos em âmbito municipal.

Entre as principais medidas editadas no Decreto Municipal nº 57.179 de 16 de setembro de 20021 - de retorno de público aos estádios em jogos nos estádios de competência municipal, está a limitação de torcedores a 30% da capacidade. Além disso, ficam mantidos protocolos como o distanciamento social a partir do isolamento de assentos entre os torcedores, uso obrigatório de máscara de proteção e aferição de temperatura na entrada aos espaços, bem como a constante higienização das mãos com álcool a 70% - que deverá ficar em pontos estratégicos, à disposição dos torcedores e das equipes esportivas.

O Município também já anunciou que outro critério importante para que os jogos de âmbito municipal voltem com segurança está o cumprimento do consumo de alimentos ou bebidas pelos torcedores em seus próprios assentos, podendo tirar a máscara de proteção somente neste instante. E para que todos os protocolos sejam seguidos, fiscais da Vigilância Sanitária estarão de prontidão, de olho no comportamento da torcida. O evento teste vai acontecer na primeira semana de outubro.