Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Ludovicenses celebram aniversário de 409 anos de São Luís em frente ao Palácio de La Ravardière

09/09/2021 01h18 - Atualizada em 11/09/2021 10h54
Secom

Os ludovicenses comemoraram os 409 anos de São Luís diante do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura Municipal, na noite desta quarta-feira (8). A edificação, erguida no século 17 e localizada na Praça Dom Pedro II, recebeu iluminação especial e, de suas janelas, personagens tradicionais da cultura local deram início a um momento que fez o público reviver manifestações de grande significado para a cidade, como o São João e o Carnaval que fazem da capital maranhense uma das terras mais festivas do país. 

"Resolvemos fazer esse momento aqui na frente da Prefeitura, que é a casa do nosso povo, para espalhar um sentimento que está em nossos corações, que é a esperança. Esperança de dias melhores, de uma cidade melhor, mais humana e de grandes feitos", destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide. 

A noite do aniversário da cidade teve início com a exibição de um vídeo entoado pela música "Ilha Bela", mostrando as belezas naturais da cidade e seu patrimônio arquitetônico com mais de 4 mil edificações reconhecidas como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de vídeo mapping com animações diversas, acompanhado de texto cordelístico em homenagem a São Luís, de autoria do secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe. 

Após a exibição do vídeo, o público foi surpreendido com a aparição de personagens da cultura ludovicense em seis das janelas frontais do Palácio de La Ravardière: a caixeira, o boi, o cazumbá, a coreira, a índia e o caboclo de pena, momento em que Catirina e Pai Francisco, figuras principais do auto do bumba-meu-boi, subiram ao palco montado em frente à Prefeitura de São Luís e encantaram o público pela comédia com que conduziram o show em comemoração ao aniversário de 409 anos da capital.

Momento de cultura

De acordo com o secretário municipal de Cultura, o aniversário da capital é momento para reviver histórias e o que há de melhor na cultura local.

"Nos organizamos para comemorar em grande estilo o aniversário de uma cidade que merece todo o nosso encanto, toda a nossa admiração. São Luís está fazendo 409 anos em um momento lindo, mágico, onde o prefeito Eduardo Braide está trabalhando para vacinar a todos contra o coronavírus. Foi muito bonito ver a população reunida, com segurança, comemorando esse momento cheio de cultura e alegria", disse Marco Duailibe. 

O Coral São João foi uma das primeiras atrações musicais da noite e voltou a entoar a música "Ilha bela", além de ter cantado, também, o hino de louvação à cidade e as músicas "De Teresina a São Luís", "Aleluia", "Todo mundo canta sua terra" e "Boi de lágrimas", reunindo todas as vozes presentes na Praça Dom Pedro II. 

"Foi uma programação muito bem pensada, nos fez reviver momentos que desde o ano passado não temos podido viver por causa da pandemia. Prestigiar as apresentações de bumba meu boi, assim como sentir a energia do carnaval de São Luís, que é única, sempre será muito bom. São Luís está de parabéns, assim como o prefeito Eduardo Braide, que tem sido assertivo em sua gestão até aqui", disse o professor Luís Augusto Castro, de 38 anos. 

Ao som de instrumentos como piano e clarim, o público cantou parabéns pelo aniversário de 409 anos de São Luís, finalizado com uma cascata de fogos de artifício na fachada do Palácio de La Ravardière, além de fogos que iluminaram a parte alta do Centro Histórico e atraíram o olhar dos ludovicenses. 

Em seguida, Catirina e Pai Francisco chamaram ao palco os cantadores de bumba meu boi Chagas, do Boi de Ribamar, que cantou a toada "Se não existisse o sol", e Ribinha do Boi de Maracanã, que cantou "Maranhão, meu tesouro, meu torrão", levando os ludovicenses e quem mais esteve presente nas comemorações pelo aniversário de São Luís a entoar o som das tradicionais matracas, mas, desta vez, com as palmas das mãos. 

"O momento também foi muito importante para que a Prefeitura de São Luís pudesse repartir com o povo todos os avanços conseguidos ao longo desses meses. Vimos aqui uma festa organizada, seguindo todos os protocolos de saúde e foi maravilhosa. Parabéns a São Luís e ao prefeito Eduardo Braide", pontuou o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gutemberg Araújo (PSC). 

E para fechar a noite de comemoração ao aniversário da cidade dos azulejos, subiu ao palco o grupo Bicho Terra, firmando a cultura popular carnavalesca e fazendo o público cantar, em coro, músicas como "Costela de Adão" e "Fogo de amor", surpreendendo, mais uma vez, quem estava presente.

"Eu não podia imaginar participar de um momento como esse, fora de época, e ainda mais no aniversário de São Luís. Foi tudo muito bonito, realmente surpreendeu a todos", contou a universitária Luana Moreira, de 26 anos. 

Estiveram presentes no evento, os vereadores Álvaro Pires (PMN), Antonio Garcez (PTC), Francisco Chaguinhas (Podemos), Karla Sarney (PSD), Marlon Botão (PSB), Octávio Soeiro (Podemos), Raimundo Penha (PDT) e Ribeiro Neto (PMN). 

Também participaram do evento, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários municipais de Governo, Enéas Fernandes; de Assuntos Políticos, Márcio Andrade; de Desenvolvimento Metropolitano, André Campos; de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; de Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo; de Obras, David Col Debella; de Administração, Diego Rodrigues; de Fazenda, José Azzolini; de Segurança Alimentar, Júnior Vieira; de Meio Ambiente, Karla Lima; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso; e de Turismo, Saulo Santos; os secretários-adjunto de Comunicação, Igor Almeida; de Turismo, Sabrina Martins e de Trânsito e Transportes, César Rodrigues Barbosa; e os presidentes do Comitê de Limpeza, Joabson Júnior e do IPAM, Nádia Quinzeiro; do diretor da Blitz Urbana, Ashbel Muniz.