Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeito Eduardo Braide reforça política de assistência do Município com posse de novos assistentes sociais e psicólogos

24/04/2023 16h25 - Atualizada em 04/05/2023 18h41
Secom

Como parte da política de desenvolvimento social de São Luís, o prefeito Eduardo Braide empossou, nesta segunda-feira (24), no auditório da Prefeitura, 20 novos servidores que reforçarão a rede de assistência social da capital. A posse, realizada por meio das secretarias da Criança e Assistência Social (Semcas) e Administração (Semad), corresponde ao concurso de 2018 e teve a presença dos 20 concursados, sendo oito psicólogos e 12 assistentes sociais.

Após assinatura de posse, o prefeito Eduardo Braide se dirigiu aos novos servidores garantindo que todos terão um espaço de trabalho de qualidade, graças a reestruturação que será feita na rede assistencial do Município. O gestor lembrou que esse trabalho já vem sendo desenvolvido na saúde, com reforma e entrega de novas unidades, bem como, na rede municipal de educação, com mais de 100 escolas reformadas.

“É com a missão de ajudar quem mais precisa que eu tenho certeza que todos chegarão à Semcas com esse pensamento e sentimento no coração, trazendo novas ideias, novas iniciativas, para que a gente possa atender mais e melhor as pessoas que mais precisam de cuidados no nosso Município. Nós já começamos um trabalho de reformas nesta rede e vamos avançar cada vez mais rápido para que possamos reestruturar toda a assistência social de São Luís. Fica aqui meu pedido de empenho, dedicação e cuidado com nossa população, sejam bem-vindos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Com os termos de posse assinados, as lotações acontecerão nos próximos dias para que os profissionais já possam iniciar suas atividades. A secretária Municipal da Criança e Assistência Social em exercício, Lúcia Marques, deu as boas-vindas aos novos empossados.

“Uma satisfação fazer parte desse momento, nessa missão tão importante, que faz parte da gestão do prefeito Eduardo Braide. A partir de agora, todos estarão engajados, trabalhando para dar assistência e cuidado para os que mais precisam, e nós da Semcas contamos com o desempenho e dedicação de todos a partir de hoje”, disse a secretária Lúcia Marques.

A secretária da Semad, Mariana Miranda, reforçou que, agora, todos fazem parte dos avanços e esforços por uma assistência social mais humana.

“Esses novos profissionais vão integrar a equipe técnica da Semcas dando um olhar mais humano, solidário e mais gentil com o assistencialismo da nossa cidade. Tenho certeza que todos têm muito a agregar à equipe técnica da Semcas”, enfatizou a secretária da Semad. 

A assistente social, Ana Letícia de Oliveira, disse que esperava ansiosa por esse dia.

“Momento ímpar na vida de qualquer pessoa que deseja ser concursada e não é diferente comigo. Eu aguardei muito por esse concurso e graças a Deus deu certo. Hoje estou aqui sendo empossada com a expectativa muito grande em trabalhar nas políticas de assistência social, contribuindo enquanto técnica de serviço social, para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade no nosso Município. Estou com toda força e gás para iniciar esse trabalho”, ressaltou.

A psicóloga Rosileide Garros também estava empolgada com a assinatura de posse. “Momento marcante na minha vida, meu coração está transbordando de alegria em fazer parte dessa equipe, e me empenharei ao máximo para dar o melhor de mim, para cuidar de maneira gentil e delicada daqueles que mais precisam dos serviços da psicologia’, enfatizou a profissional.

A Semcas

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social é responsável pela coordenação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que organiza a Política Pública de Assistência Social em âmbito municipal, articulada às demais políticas públicas e à sociedade civil organizada para assegurar proteção social à famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal.

Em conformidade com o Sistema Único de Assistência Social, a Semcas executa um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios organizados de forma hierarquizada e em níveis de complexidade (Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade), voltados à garantia de direitos de famílias, indivíduos e grupos em situação de exclusão e desvantagem pessoal e social, considerando os ciclos etários e as situações decorrentes da fragilidade dos vínculos familiares e comunitários.

A pasta também é responsável pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que realiza os serviços de:

• Proteção e Atendimento Integral à Família;

• Inclusão no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia elétrica, entre outros;

• Acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

• Orientações para inserção no Benefício de Prestação Continuada;

• Acompanhamento das famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

• Visitas domiciliares e institucionais;

• Reuniões, palestras e ações comunitárias;

• Campanhas socioeducativas;

• Concessão de Benefícios Eventuais, tais como: auxílio funeral, auxílio natalidade, auxílio alimentar;

• Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos, crianças, gestantes, famílias;

• Serviço de proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosos.

• Informação e orientação sobre direitos.