Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeito Eduardo Braide acompanha serviços da Prefeitura de São Luís em áreas de risco

25/01/2023 18h28 - Atualizada em 04/02/2023 16h13

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, acompanhou nesta quarta-feira (25), os serviços realizados pela Prefeitura nas áreas atingidas pelas fortes chuvas que caíram na cidade nas últimas 24 horas, quando foi registrado um índice maior que 60 milímetros, representando mais de 25% do total estimado para o mês de janeiro.

No Residencial Nestor (Região da Cidade Olímpica), onde foi registrada uma erosão, o prefeito determinou a imediata retirada das famílias com casas mais próximas do local, com remanejamento para o aluguel social.

“Nesse momento, a nossa principal prioridade é preservar vidas. Por isso, nós estamos fazendo o remanejamento de aproximadamente 10 famílias do Residencial Nestor que estão indo para o aluguel social, até que a Prefeitura possa executar uma obra de drenagem profunda nessa área. Todos os pontos estão sendo monitorados pela Defesa Civil, acionados todos os órgãos e secretarias, para que a gente possa fazer as intervenções necessárias, seja de limpeza de canais e galerias até obras de maior porte para resolver o problema de uma vez por todas”, afirmou Eduardo Braide.

Na oportunidade, o prefeito determinou a criação de um grupo de prevenção e acompanhamento para essas ocorrências, com a participação de vários órgãos e secretarias, dentre eles a Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas).

No Residencial Nestor, a Defesa Civil fez o cadastro de 21 famílias para receber Aluguel Social. Destas, 10 já foram remanejadas para receber o benefício. Após a retirada das famílias, acompanhada pela Semcas, o local foi interditado para realização de serviços pela Semosp, que fará a obra de drenagem profunda no local. A secretaria fará, ainda, o acompanhamento semanal das ações emergenciais, até que a obra de drenagem profunda possa ser iniciada, o que deverá ocorrer imediatamente após o período chuvoso.

Braide destacou, também, a importância da aprovação, pela Câmara de Vereadores, do Plano Diretor, para evitar construções irregulares, em especial aquelas que ocorrem nos leitos dos rios, impedindo a passagem das águas. Ele reforçou, ainda, a necessidade da participação da população em fazer o descarte regular do lixo, a fim de evitar entupimento de canais e galerias.

“Nós não podemos aceitar o descarte irregular de lixo. Diversas vezes, as nossas equipes chegam para fazer a limpeza de um canal, de uma galeria e esse canal e essa galeria estão obstruídos pelo lixo. Então, vamos evitar. Nós temos a coleta regular de lixo, os Ecopontos na cidade, temos um trabalho agora que é o Cata Treco, passando nos bairros para recolher todos esses grandes itens de maior volume. Então, é fundamental que a gente também tenha a participação da população”, frisou o prefeito de São Luís.

A gestão do prefeito Eduardo Braide tem, desde o ano passado, intensificado as ações de prevenção e controle com o objetivo de minimizar os danos causados pelas chuvas na capital. Para tanto, tem reforçado ações como limpezas de canais e galerias em bairros de São Luís, recolhimento de resíduos sólidos de grande porte, monitoramento e intervenções em áreas de risco, além de mobilizar toda a estrutura do Município com o engajamento de diversas secretarias que trabalham para garantir a segurança da população.