Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís promove passeio cultural para pessoas com deficiência e familiares

25/11/2022 17h11 - Atualizada em 02/12/2022 22h13

Uma tarde especial para conhecer um pouco da história da República Brasileira. Essa foi a proposta da visita promovida pela Prefeitura de São Luís para cerca de 30 pessoas com deficiência e seus familiares acompanhados pelo Centro-Dia de Referência para Jovens e Adultos com Deficiência. A visita ocorreu esta semana, na Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB - Convento das Mercês), que fica localizada na Rua da Palma, no bairro Desterro. Um segundo grupo com mais 30 pessoas fará uma segunda e última visita ao espaço.

O Centro-Dia de Referência para Jovens e Adultos com Deficiência é uma unidade da Prefeitura de São Luís, administrada de forma indireta pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio de um convênio com o Instituto Pobres Servos da Divina Providência.

Um clima de curiosidade e encanto tomou conta dos participantes, que a cada momento se interessavam em saber mais sobre o acervo de documentos e obras de arte como pinturas, esculturas, objetos decorativos peças de arte sacra que eram apresentados a eles.

Dona Geyla Maria Melo, 50 anos, dona de casa, disse que amou a oportunidade. Ela é mãe de Marcelo, 28, que tem autismo e é acompanhado há oito anos pelo Centro-Dia. “O passeio foi maravilhoso, nós podermos sair com nossos filhos para conhecer outros espaços para eles é tudo de bom. E para nós, que somos cuidadores, melhor ainda, porque a cada dia nós nos sentimos mais realizados e o Marcelo também adorou”.

Erica Sousa Ribeiro, 32 anos, também acompanhada há oito anos destacou o conhecimento assimilado durante a visita. “Eu gostei muito, pois adquiri vários conhecimentos em vários tipos de comunicações”, disse Érica.

A atividade faz parte do projeto de inclusão cultural e de lazer para o público do Centro-Dia, como forma de ampliar o conhecimento, aprendizados, descobertas e, também, propiciar o contato com a arte e a cultura. Além disso, o passeio se configura como uma estratégia importante para estimular a socialização.

O Centro-Dia é um equipamento da assistência social e não se confunde com um espaço de reabilitação como na área da Saúde. Ele é destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência de jovens, adultos e crianças com deficiência com algum tipo de dependência, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

Na unidade são desenvolvidas atividades que permitam a convivência em grupo, cuidados pessoais, fortalecimento das relações sociais, apoio e orientação aos cuidadores familiares, acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência.

“Busca-se evitar o isolamento social e o abandono. A equipe do Centro-Dia compartilha com os cuidadores das famílias, os cuidados necessários ao atendimento das pessoas com deficiência. O apoio encontrado no Centro-Dia, torna mais fácil a inclusão e a participação social. Dessa forma, a Prefeitura tem se esforçado bastante para manter a continuidade dos serviços de forma ainda mais qualificada, essa é a orientação que recebemos do prefeito Eduardo Braide”, explicou a secretária adjunta de Gestão, que responde pela Semcas, Ana Carla Furtado.

A Fundação

O prédio da Fundação, o Convento das Mercês foi construído no século XVII. Tombado como patrimônio histórico nacional, o convento foi inaugurado pelo padre Antônio Vieira e lá funcionou o Convento da Ordem dos Mercedários. Em 1990 foi doado ao ex-presidente da República, José Sarney e em 2011 passou a abrigar a FMRB.