Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Pessoas em situação de rua acompanhadas pela Prefeitura são certificadas em curso de Pedreiro de Alvenaria

09/05/2022 11h11 - Atualizada em 14/05/2022 15h43

Doze pessoas em situação de rua, acompanhadas pelos dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop), unidades da Prefeitura de São Luís, gerenciadas pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), foram certificadas no curso de Pedreiro de Alvenaria, na última sexta-feira (6), no auditório da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), no bairro do Renascença.

A certificação faz parte das ações do projeto “Da rua para uma nova vida: alimentando sonhos, gerando oportunidades” oriundo da parceria entre Semcas, DPE/MA, Ministério Público do Trabalho (MPT) e o CAPS-AD, que tem como objetivo promover a formação, capacitação e empregabilidade dos participantes, contribuindo, assim, para uma oportunidade no mercado de trabalho, na perspectiva de uma reconstrução de vida dessas pessoas.

Samir Silva, 34 anos, um dos 12 que se especializou no curso, é acompanhado pelo Centro Pop, bairro Centro.

“Mudar de vida foi uma decisão que tomei e que exige muita força de vontade e apoio. Eu sou grato por tudo isso que está acontecendo hoje e o que nós esperamos é que outras pessoas também tenham essa oportunidade”.

Nesse período de acompanhamento pelo Centro Pop, Samir concluiu o ensino médio, foi inserido no Beneficio Eventual de Moradia, inscrito e contemplado pelo extinto programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, e agora espera conseguir um emprego de carteira assinada.

“O curso pode ser considerado como sucesso porque vocês conseguiram concluir e se permitir construir um novo momento em suas vidas. A Prefeitura de São Luís, por meio da Semcas, é uma grande parceira desse projeto da DPE e do MPT, uma vez que sabemos que só unindo esforços podemos alcançar cada vez mais pessoas e contribuir para a superação da condição de rua”, disse a secretária da Semcas, Rosangela Bertoldo.

Na solenidade de certificação, o defensor geral do Estado, Alberto Bastos destacou a importância de ações concretas das instituições.

“O que realmente importa são ações capazes de impactar na mudança de vida de vocês. Eu parabenizo todos os parceiros, incluindo a Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Adra), que hoje já sinalizou quatro vagas de emprego para os certificados aqui. Espero que essa rede se fortaleça cada vez mais”, declarou o defensor geral.

Ministrado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI (CEPT) - Distrito Industrial, no Tibiri, o curso de Pedreiro de Alvenaria teve duração de 140 horas e aconteceu no período de 14 de março a 14 de abril de 2022.

O procurador-chefe do MPT, Luciano Aragão, destacou que o MPT atua na promoção de trabalho digno. “Hoje nós estamos contribuindo com algo especial, temos a honra de participar desse projeto e quero dizer que nós continuaremos apoiando esse projeto e podem continuar formando novas turmas, novas oportunidades que nós estaremos juntos”.