Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís distribui máscaras descartáveis para famílias em situação de vulnerabilidade social da Vila Nova

01/12/2021 18h47 - Atualizada em 03/12/2021 20h49

Com o objetivo de sensibilizar as famílias de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social sobre a importância da continuidade do uso de máscaras, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) entregou, nesta quarta-feira (1º), cerca de 100 pacotes de máscaras para famílias acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vila Nova. As máscaras são fruto de doações feitas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), via Fundação Josué Montello e a empresa Cummins.

Desde setembro, a Semcas entregou nas unidades de Cras, cerca de 800 pacotes de máscaras, totalizando mais de 30 mil unidades. “Essa parceria é muito importante porque contribui para diminuir os impactos da pandemia de Covid-19 na vida de crianças, adolescentes e suas famílias. Por isso, nós damos continuidade a essa entrega nas unidades, pois, infelizmente, a pandemia ainda não acabou”, disse a secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo.

Durante a entrega, foi ministrada uma palestra de esclarecimento sobre a necessidade da continuidade do uso, desse que é considerado um dos principais itens de proteção contra a Covid-19. Na oportunidade, a enfermeira, Ana Carolina dos Santos, trabalhadora da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova fez uma demonstração da forma correta de colocar e retirar a máscara.

A profissional explicou que é necessário higienizar as mãos antes e depois de colocá-las; manuseá-las apenas pelas alças ou elásticos; cobrir nariz, boca e queixo; garantir que a máscara fique bem ajustada ao rosto. E, por fim, trocar o acessório a cada três horas, e se ficar úmida, é fundamental substituí-la imediatamente.

Miqueias Lima, 38 anos, começou a ser acompanhado pelo Cras pouco antes de começar a pandemia. “Eu fiquei desempregado e vim fazer meu cadastro. Desde então, eles têm nos dado assistência, realizando visitas e chegamos nesse momento aqui. Muitas vezes, as pessoas não têm dinheiro para comprar uma máscara e essa doação já ajuda muito”, observou Miqueias.