Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

3ª - Plataforma dos Centros Urbanos - PCU

Apresentação

A garantia dos direitos da infância e da adolescência nos grandes centros urbanos está no foco do UNICEF em todo o mundo. Em poucos anos – e pela primeira vez na história – a maior parte das crianças vai crescer em cidades.

Mais da metade da população mundial, incluindo cerca de 1 bilhão de crianças,vive hoje em áreas urbanas. Muitos desses meninos e meninas têm acesso a escolas, hospitais e espaços de lazer. No entanto, esses direitos ainda não são uma realidade para todos.

No Brasil, mais de 84% da população da população mora nas cidades. Milhares dessas pessoas são crianças e adolescentes que ainda não têm garantidos seus direitos à educação de qualidade, à saúde, a um ambiente acolhedor e protetor.

Negar-lhes esses direitos não apenas os impede de alcançar todo o seu potencial, como também tira das sociedades os benefícios de ter uma população apta a dar respostas aos desafios que a vida em conjunto exige de cada um.

Por isso o UNICEF lançou, em 2008, a Plataforma dos Centros Urbanos, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os resultados alcançados até 2012 estimularam o UNICEF a aperfeiçoar e ampliar sua atuação, incluindo agora as cidades de Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Salvador e São Luís.

Com essa iniciativa, o UNICEF espera contribuir para que esses municípios possam monitorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes além de suas médias globais, e encontrem caminhos para assegurar os direitos a cada criança e adolescente, qualquer que seja seu gênero, condição pessoal, idade, renda, ou lugar em que vive.

Este material foi preparado para apoiar gestores de políticas públicas e sociedade civil nesse processo. Nele, são apresentados os principais aspectos da iniciativa, em três eixos: monitoramento da redução das desigualdades, participação social nas políticas públicas e participação cidadã dos adolescentes. Para cada um desses eixos, o UNICEF preparou uma publicação específica, que permite aprofundar o assunto e traz dicas práticas para a análise de situação, elabora-ção de planos de ação e sua implementação, propondo a construção de um estreitdiálogo com as pessoas que vivem nos territórios urbanos.

Nós, do UNICEF, estamos certos de que grandes cidades mais inclusivas e amigáveis para os meninos e as meninas são possíveis. Estamos juntos nesse caminho, para ajudar a garantir o desenvolvimento inclusivo dessas cidades. Que a nossa iniciativa sirva de inspiração a outras grandes cidades no Brasil e no mundo!