Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeitura de São Luís incentiva produção agroecológica na Zona Rural

18/05/2023 14h57 - Atualizada em 30/05/2023 15h30
Secom

Tendo como objetivo fortalecer a cadeia produtiva de alimentos da Zona Rural de São Luís, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), lançou, nesta quinta-feira (18), o Programa de Aceleração da Produção Agroecológica de São Luís – Corredor da Produção. Aproximadamente 350 produtores serão contemplados em 200 unidades que contemplam as produções de mandiocultura, fruticultura, olericultura, piscicultura e ovinocaprinocultura. 

As regiões geográficas onde estão localizadas estas cadeias produtivas foram escolhidas e classificadas por meio das análises da equipe técnica da Semapa, levando em consideração a aptidão produtiva dos agricultores. Com o programa, a gestão do prefeito Eduardo Braide pretende aumentar a produtividade e a produção de alimentos, bem como melhorar a qualidade dos produtos e gerar valor agregado por meio do beneficiamento e aumentar a comercialização. 

“É a primeira vez que a Prefeitura tem um programa de fomento dessa natureza, com pacote de benefícios aos produtores que poderão contar com investimentos e prioridade nas ações da Semapa, para acelerar e aumentar a produção. Por determinação do prefeito Eduardo Braide, vamos fazer todo o acompanhamento, desde o preparo do solo, plantio, colheita e comercialização”, explicou o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão.

"Com o Programa de Aceleração da Produção Agroecológica, estamos investindo nos nossos produtores, para que possam adotar métodos ainda mais eficientes e que aumentem a cadeia produtiva na nossa cidade, e é uma alegria ver o lançamento desse programa que valoriza a produção em nossa Zona Rural, estimulando ainda mais a nossa economia", disse o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.

Incentivos

Um dos destaques do programa é a capacitação dos agricultores locais. Por meio de cursos, treinamentos e assistência técnica especializada, a Semapa fornecerá conhecimentos sobre as melhores práticas agroecológicas, incentivando os produtores a adotarem técnicas que respeitem a biodiversidade e utilizem de forma consciente os recursos naturais. Eles vão receber qualificação por meio do Qualifica Produtor, programa da Prefeitura de São Luís. 

Além disso, também fazem parte do pacote de incentivos da Semapa aos produtores, disponibilização de tratores para mecanização do solo, entrega de composto orgânico proveniente da poda das árvores, contato com novas tecnologias de plantio por meio de benchmarketing, entrega de adubos e maniva de corte. 

Os produtores de 15 Unidades de Produção Familiar (UPFs) de cada um dos Corredores de Produção vão ter acesso ao Negócio Certo Rural, que faz parte do Cidade Empreendedora, que será realizado por meio de parceria com o Sebrae.

Manoel Vitorino, um dos produtores presentes na solenidade, estava entusiasmado com a apresentação do programa. “Eu sou do Sol Nascente e trabalho com piscicultura há seis anos. Precisamos de incentivo técnico e com esse programa, estamos otimistas que vai dar certo”, disse o piscicultor. 

“Faço produção de cupuaçu há quase 10 anos, achei muito importante esse incentivo da Semapa para que os produtores possam se aperfeiçoar cada dia mais e melhorar nossa produção e nossa qualidade de vida”, declarou Sonia Lira que mora na Comunidade São Joaquim.