Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Espaço da Prefeitura de São Luís na Expoema 2022 oferece palestras, oficinas e ações de conscientização durante todos os dias do evento

06/09/2022 18h15 - Atualizada em 11/09/2022 16h18

O espaço da Prefeitura de São Luís na Expoema 2022 está com uma programação diversificada de palestras e ações de conscientização, nos sete dias do evento. As secretarias de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Meio Ambiente (Semmam), Saúde (Semus) e Trânsito e Transportes (SMTT) estão com ações no stand municipal. O evento foi aberto no domingo (4) com a presença do prefeito Eduardo Braide.

Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), lançou o "Plano Estratégico para Incentivo, Construção e Formalização de Agroindústrias para Abate de Aves 2021-2024". O lançamento do plano reuniu representantes do setor, como Associação dos Avicultores do Maranhão (Avima), Vigilância Sanitária, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) e Sindicato dos Feirantes (SindFeirantes).

“Construímos o plano ouvindo todos os atores envolvidos e já estamos colocando em prática, aos poucos, a exemplo da reforma de mercados, agora sem abatedouros, os feirantes estão passando por um processo de qualificação para que eles possam enxergar esse novo momento e se posicionarem melhor nesse novo contexto. É uma nova estrutura física e uma nova estrutura humana também”, frisou o titular da Semapa, Liviomar Macatrão.

Para coordenadora na Vigilância Sanitária, Zilmar Rodrigues, o lançamento do plano "é um grande passo para cuidar da segurança alimentar da população". O presidente da Avima, Diogo Kzan, também pontuou em sua fala que esse “é um marco importante para formalizar o abate”. Para o presidente da Aged, Caue Ávila Aragão, unir forças é essencial. "A comunhão de forças com a Semapa para unificar essas atividades e a parceria com o Município de São Luís é muito importante para fomentar a mudança e primar pela sanidade animal”.

Em sua fala, a superintendente de Defesa e Inspeção da Semapa, Alessandra Pontes Oliveira Lima, explicou que o plano foi feito a partir de visita diagnóstica em todos os mercados da cidade. Dando continuidade às ações do plano à tarde foi realizada a oficina “Formalização de Registro de Abatedouros Frigoríficos de Aves no Serviço de Inspeção Municipal”.

Programação

Na terça-feira (6), de 8h às 10h, o espaço voltou a ser ocupado pela Semapa, com a palestra “Ordenha Higiênico-sanitária do Leite”, com a médica veterinária, Herlane de Olinda Vieira. Aconteceram ainda as palestras “Boas Práticas de Fabricação e Comercialização da Mandioca”, com o engenheiro agrônomo Eduardo Mendonça Pinheiro e o programa de qualificação “Qualifica Alimento Seguro para Empreendedores da Cohama”, com a médica veterinária Alessandra Pontes Oliveira Lima, o médico veterinário Nilson Jorge Jinkings e a coordenadora de Educação Sanitária,  Aurilene Gomes Barboza.

Das 17h às 18h, foi a vez de abordar o assunto “Manejo de Aves Caipiras”, com o analista da Embrapa Cocais, Talmir Quinzeiro Neto. Das 17h às 19h teve espetáculo de educação para o trânsito com a SMTT e das 18h às 19h ocorreu a palestra “Mentalidade Empreendedora”, com o professor doutor em Informática na Educação, Othon Bastos Filho.

Na quinta-feira (8), será a vez da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman) abrir a programação do espaço com a palestra “A Sociedade Atual e a Integração com o Meio Ambiente”, de 9h às 10h. Em seguida, acontece a palestra “Boas Práticas em Avicultura”, com Giovanni Junior, da Semapa. Das 16h às 17h tem programação da Superintendência de Produção Agropecuária e Pesca da Semapa.

Na sexta-feira (9), as ações do espaço da Prefeitura começam com palestra “Qualifica Alimentos Seguros para empreendedores dos mercados”, com Alessandra Pontes, da Semapa e Nilson Jinkings, da Semus. Das 15h às 16h, quem passar pelo stand saberá como “Evitar o Desperdício e Promover a Sustentabilidade”, para finalizar a sexta-feira de palestras tem o lançamento do Programa de Reestruturação da Cadeia de Caprinos em São Luís, com o secretário municipal de Agricultura, Liviomar Macatrão. No sábado (10), tem teatro “Esquema Preferido”, com o Serviço de Inspeção Municipal de São Luís.

No stand da Prefeitura também foram montadas barraquinhas dos empreendedores do artesanato da Feirinha São Luís, que acontece aos domingos, nas praças João Lisboa e Benedito Leite, Centro Histórico de São Luís e ainda por produtores de farinha de São Luís, que levaram a farinha para degustação e comercialização. Eles que recentemente participaram do Festival que escolheu a melhor farinha da cidade, dando o título à comunidade de Cinturão Verde.