Secretaria Municipal de Assuntos Políticos

No Coroadinho, prefeito Eduardo Braide abre o ‘São João no Bairro’ 2022

29/05/2022 12h13 - Atualizada em 02/06/2022 19h24

Os moradores do bairro Coroadinho receberam, na noite deste sábado (28), a programação do “São João no Bairro”, da Prefeitura de São Luís. O bairro foi o primeiro a receber o evento que descentralizou o São João na capital, proporcionando um espetáculo de cores, luz, arte e cultura com as apresentações de danças folclóricas e do bumba meu boi.

“Vim aqui trazer pessoalmente o meu abraço e participar com vocês desse momento tão especial. Nós tivemos a abertura do São João de São Luís em frente à Prefeitura e, a exemplo do ‘Natal no Bairro’, eu disse que também ia trazer o São João pra cá; portanto, hoje é dia de aproveitar essa festa que é do nosso coração, que é o nosso São João. Viva São João”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide e dos vereadores Daniel Oliveira (PL) e Nato Júnior (PDT).

Atrações

Às 19h, a Companhia Encantar, abriu as festividades com a mistura de ritmos maranhenses que unem coreografias de tradição junina e expressividade. Depois, foi a vez do Cacuriá da Vila Goreth, que tem como instrumento mais forte as caixas do divino e o bailado sensual de seus brincantes.

A programação seguiu com o Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro, o mais antigo da noite, nascido em 1965, em São José de Ribamar. A companhia possui sotaque da região do Munim, onde o Mestre Bilú, seu fundador, nasceu e viveu.

A primeira noite do São João no Bairro promovido pela Prefeitura de São Luís foi encerrada com fogos de artifícios que iluminaram o céu para receber a última atração: o Bumba Meu Boi Upaon-Açu, representante do sotaque de orquestra, que levou ao Coroadinho o colorido das indumentárias das índias, dos vaqueiros e demais personagens, bem como a musicalidade da maior manifestação da cultura popular do Maranhão. O grupo que já lançou CD e tem 29 anos de existência.

"Quero primeiro agradecer a Deus por esse momento e agradecer ao prefeito Eduardo Braide pela sensibilidade de trazer o poder público para dentro da nossa comunidade. O Coroadinho está sendo sempre o primeiro bairro a ser contemplado nas ações da Prefeitura, acredito que é um novo tempo, e eu posso dizer que, enquanto vereador de São Luís e morador da região, todos os dias em que estiver na Câmara Municipal, estarei dialogando com o prefeito pedindo por essa comunidade que tanto necessita”, agradeceu o vereador Daniel Oliveira (PL).

Já o vereador Nato Júnior (PDT), em sua fala, lembrou da importância do evento chegar até a comunidade e de como a festa gera emprego e renda para os moradores.

“O povo do Coroadinho está de parabéns por esse momento de celebração, em uma verdadeira democratização do nosso São João, que o prefeito Eduardo Braide traz e claro, gera emprego renda, porque é numa festa como essa que a Dona Maria vende o seu churrasquinho, o seu João vende sua água e assim se faz”, argumentou.

População do Coroadinho aprova o São João no Bairro

A abertura do São João no Bairro, no Coroadinho, levou milhares de pessoas ao Viva Alto São Sebastião, que aprovaram a programação da Prefeitura, dançaram e se encantaram do início ao fim das apresentações.

“Esses eventos ajudam muito, já é um trabalho porque tá difícil de emprego. Uma festa dessas é um dinheirinho que entra pra mesa da família”, disse o vendedor ambulante de 24 anos, Gleilson Alves, que aproveitou o São João no Bairro para garantir uma renda extra para a família.

Para o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, além da geração de emprego e renda, a festa também é um momento de a comunidade desfrutar das brincadeiras e vivenciar a arte e a cultura de perto.

“A Prefeitura, na gestão do prefeito Eduardo Braide, conseguiu trazer para a comunidade uma oportunidade de momentos de lazer, cultura e festa. A comunidade vivencia em seu próprio bairro os nossos folguedos, a nossa cultura e o São João no Bairro tem essa proposta”, disse o secretário.

A aposentada e moradora do bairro, Maria de Lourdes Miranda, de 64 anos, prestigiou a festa e agradeceu a iniciativa do prefeito. Dona Maria disse que já foi a outros arraiais, mas o retorno para casa sempre era mais complicado.

“Eu acho que esse é o resgate do povo, por isso então vemos aqui que tem alguém olhando e que está cuidando da gente. É muito importante isso. Já fui em outros arraiais, mas a volta é complicada, e assim não, vindo pra cá é muito melhor porque está perto de casa”, comemorou.

Programação

Nos próximos dias, aos fins de semana, as festas seguem de forma itinerante nos bairros Morada do Sol, Vila Embratel, Ilhinha, Ribeira, Estiva, Cidade Olímpica, Quebra Pote, Vila Luizão e Cohatrac. Já no dia 10 de junho, a Prefeitura abrirá o “Arraial da Cidade", na Praça Maria Aragão, que se estenderá até o dia 30 de junho, sempre de quarta-feira a domingo.

Organização e segurança

Para garantir que a festa acontecesse em clima de alegria e animação, com organização e segurança a todos que foram prestigiar o evento, a Prefeitura de São Luís manteve equipes da Guarda Municipal, Blitz Urbana, agentes de trânsito e ambulância do SAMU. Também estavam presentes, profissionais do Consultório na Rua e agentes de limpeza. A Polícia Militar deu apoio com guarnições e viaturas na praça do Viva e em todo o entorno.

Participaram do primeiro São João no Bairro, no Coroadinho, os secretários municipais Igor Almeida (Secom), Diego Baluz (SMTT), Felipe Falcão (Semit), Bruno Costa (Semurh) e Carlivan Braga (Semeped), além do secretário-adjunto de Cultura, Henrique Almeida; e o diretor da Blitz Urbana, Victor Cunha.