Secretaria Municipal de Assuntos Políticos

Prefeito Eduardo Braide participa de Missa em Ação de Graças pelos 409 anos de São Luís

08/09/2021 15h15 - Atualizada em 10/09/2021 13h56
Secom

Para comemorar os 409 anos de São Luís, completados nesta quarta-feira (8), foi realizada uma Missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana da cidade, Igreja da Sé, na Praça Dom Pedro II. O prefeito Eduardo Braide acompanhado da primeira dama, Graziela Braide, participou da celebração, que reuniu membros do clero ludovicense, autoridades civis e convidados da comunidade. 

“Viemos pedir as bênçãos de Deus para continuarmos cuidando da nossa cidade e das pessoas que vivem nela. Estamos fazendo todos os esforços necessários para que São Luís possa se desenvolver e a população tenha mais dignidade e qualidade de vida. Fico feliz de poder comemorar o aniversário da nossa cidade com boas notícias. Somente hoje devemos vacinar, com a segunda dose, mais de 20 mil pessoas, vamos entregar obras importantes pela cidade e ao longo do mês serão muitas as ações para marcar esta data”, disse o prefeito Eduardo Braide. 

Após o início da celebração pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, o chefe do Executivo Municipal proferiu a leitura da Profecia de Miquéias, passagem bíblica que propõe uma reflexão sobre a importância da defesa dos desamparados e injustiçados.

Ao final da celebração, ele prestou uma homenagem à cidade, lamentou as vidas perdidas pela pandemia da Covid-19, destacou a importância da fé e esperança e falou sobre os esforços de sua gestão em prol da capital maranhense. 

Durante a celebração, Dom Gilberto Pastana afirmou que o dia de hoje marcava a natividade do encontro de diferentes culturas.

“O dia de hoje é o dia do encontro de diferentes povos que formaram nossa cidade. Precisamos seguir todos os dias com o espírito inspirado para a construção de uma cidade que gere convivência harmônica entre as pessoas, apesar das dificuldades que estamos enfrentando no momento”, disse o arcebispo de São Luís em sua homilia. 

O secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, apresentou a canção São Luís de coração, de sua autoria em homenagem à capital maranhense. 

Entre os presentes, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, seu esposo, Sandro Ribeiro, e sua filha, Sofia.

“São Luís tem um aspecto religioso muito forte e com muitas igrejas centenárias que ajudam a contar a nossa história, como a Igreja da Sé. Por isso, é fundamental também agradecer a Deus por este novo momento que a cidade está passando com uma gestão comprometida em enfrentar as dificuldades e construir um ambiente melhor para toda a sua população”, afirmou. 

Devido a pandemia e suas medidas de prevenção, a celebração presencial foi restrita aos membros do clero, representantes das comunidades religiosas locais, além de autoridades civis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O público em geral e fiéis puderam acompanhar ao vivo pela TV Nazaré / Fundel São Luís (canal aberto 43.1), YouTube da Arquidiocese de São Luís e Rádio Educadora AM 560. 

Também participaram da Missa em Ação de Graças pelos 409 anos de São Luís, os vereadores Gutemberg Araújo (PSC), 1º vice-presidente da Câmara Municipal; Chico Carvalho (PSL); Ribeiro Neto (PMN); Álvaro Pires (PMN); Marlon Botão (PSB); e Umbelino Júnior (PRTB). A procuradora-Geral do Estado em exercício, Lize de Maria Brandão de Sá Costa, também assistiu à celebração. 

Os secretários municipais de Comunicação, Joaquim Haickel; Administração, Diego Rodrigues; Fazenda, José Azzolini; Meio Ambiente, Karla Lima; Segurança Alimentar, Júnior Vieira; Segurança com Cidadania, Marcos Affonso Júnior; Turismo, Saulo Santos; Extraordinário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; o procurador-Geral do Município, Bruno Duailibe; a presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Walber Pereira; o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Felipe Mussalém; e o secretário-adjunto de Comunicação, Igor Almeida, acompanharam o prefeito Eduardo Braide no ato religioso.