Secretaria Municipal de Assuntos Políticos

Prefeitura de São Luís vacina idosos com idades entre 70 e 72 anos contra a Covid-19        

24/03/2021 18h00 - Atualizada em 26/03/2021 14h07
Secom

A Prefeitura de São Luís está vacinando até o dia 30 deste mês, idosos com idades de 70 a 72 anos contra a Covid-19. Amanhã (25), serão vacinados os idosos de 72 anos nascidos de julho a dezembro. Para isto, é necessário que o idoso esteja cadastrado na plataforma “Vacina São Luís”, disponível no site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br)

A vacinação está ocorrendo no Centro Municipal de Vacinação, instalado no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, e no drive-thru que fica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), das 8h às 17h. 

Com a chegada de mais doses de vacina, a Prefeitura de São Luís segue avançando com o Plano Municipal de Vacinação e agora está atendendo a população idosa de 70 a 72 anos.

“Nós já havíamos iniciado o cadastramento dos idosos de 70 anos na plataforma Vacina São Luís. Com a chegada das doses começamos a descer ainda mais a faixa etária do nosso calendário de vacinação, mantendo sempre nossa campanha organizada, avançando de forma rápida e em locais amplos para evitar aglomeração”, informou o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes. 

Quem procurou um dos locais de vacinação nesta quarta-feira (24) conseguiu se vacinar rapidamente. Foi o caso do casal Maria Gracy Sousa Saraiva e Luiz Gonzaga Saraiva, ambos de 72 anos. “A gente estava esperando há muito tempo essa vacina e hoje chegou o dia, graças a Deus. Estou muito tranquila e feliz, principalmente pelo meu marido que teve trombose há cinco meses e agora está mais protegido”, disse. O casal recebeu a vacina Coronavac, um dos dois tipos disponíveis até o momento, e receberá a segunda dose em três semanas. 

Para evitar aglomerações, o público-alvo de cada dia está sendo organizado conforme o mês de nascimento. Na quinta-feira (25), vacinam pela manhã os idosos de 72 anos nascidos nos meses de julho, agosto e setembro. À tarde, é a vez dos nascidos em outubro, novembro e dezembro. Para vacinar, além do cadastramento, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto. 

É importante que a pessoa se atente ao calendário de vacinação. Na sexta-feira (26) e no sábado (27), serão vacinados os idosos de 71 anos. Já na segunda-feira (29) e na terça-feira (30) serão vacinadas pessoas de 70 anos de idade. 

Até o momento, foram aplicadas 91.185 doses contra a Covid-19 em São Luís desde o início da campanha de imunização. No dia 22 deste mês, o Município recebeu mais 12.860 doses, o que permitiu ampliar o público-alvo. 

Na terça-feira (23), o prefeito Eduardo Braide confirmou, de forma oficial, a adesão da capital no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. Na prática, a ingressão no consórcio permitirá a compra de imunizantes diretamente dos fabricantes. 

Mais

Quem perdeu o prazo para a imunização terá que aguardar a convocação futura em calendário que será divulgado pela Prefeitura de São Luís, em breve.

Calendário vacinação Covid-19

25 de março - Idosos de 72 anos

  • Manhã: nascidos em julho, agosto e setembro
  • Tarde: nascidos em outubro, novembro e dezembro

26 de março - Idosos de 71 anos

  • Manhã: nascidos em janeiro, fevereiro e março
  • Tarde: nascidos em abril, maio e junho

 

27 de março - Idosos de 71 anos

  • Manhã: nascidos em julho, agosto e setembro
  • Tarde: nascidos em outubro, novembro e dezembro

 

29 de março - Idosos de 70 anos

  • Manhã: nascidos em janeiro, fevereiro e março
  • Tarde: nascidos em abril, maio e junho

 
30 de março - Idosos de 70 anos

  • Manhã: nascidos em julho, agosto e setembro
  • Tarde: nascidos em outubro, novembro e dezembro