Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide é agraciado com medalha da Agência Espacial Brasileira em solenidade no Centro de Lançamento de Alcântara

23/03/2023 16h52 - Atualizada em 17/04/2023 15h16

Administrado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) completou 40 anos no dia 1º de março deste ano. Para marcar a data, uma solenidade foi realizada nesta quinta-feira (23), no Pátio do Centro Técnico, com a presença do prefeito Eduardo Braide e de autoridades de Alcântara e São Luís, ligadas aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, além dos ex-diretores do CLA.

“Muito feliz em participar dessa cerimônia que comemora quatro décadas do nosso Centro de Lançamento de Alcântara e minha felicidade é ainda maior porque, quando era deputado federal, com meu voto, aprovamos o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que permitiu os lançamentos de foguetes que estão acontecendo atualmente aqui no CLA, então, é um momento de felicidade dupla em que atestamos que o Maranhão tem muito potencial e é referência para todo o Brasil”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A cerimônia contou com todo efetivo militar e foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar, Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial que, em seu discurso, enfatizou o contexto histórico que propiciou o nascimento do CLA e a contribuição da organização para o Brasil, para o Estado do Maranhão, bem como, para o município de Alcântara.

Segundo o diretor Maurício Medeiros, muitas tecnologias foram aprimoradas no setor aeroespacial por meio dos lançamentos realizados, além do que a unidade da Força Aérea Brasileira também atua no cotidiano da cidade onde se situa por meio de ações de cidadania e educação.

“Presido essa solenidade com muito orgulho e nossa melhor homenagem à história do CLA é o de escrever páginas e páginas de vitórias. Inúmeros desafios temos adiante e é importante que tenhamos a convicção de um futuro promissor. Parabéns ao CLA e a todos que ao longo desses 40 anos contribuíram para sua existência” concluiu o diretor-geral, Maurício Medeiros.

Na ocasião, houve entrega de medalhas de honra aos servidores do CLA em reconhecimento ao tempo de serviço prestado, bem como homenagens com medalhas de membros honorários a personalidades que apoiam e contribuem com o desenvolvimento do Centro.

O prefeito Eduardo Braide foi um dos agraciados e recebeu das mãos do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, a medalha da AEB, que, segundo o presidente, “é uma lembrança da AEB em reconhecimento a todo apoio que o prefeito Eduardo Braide tem dado a nós, não apenas no acordo de salvaguarda, mas em toda infraestrutura que São Luís oferece e que aporta aqui para Alcântara”, disse.

Para o diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal, esse momento também consolida uma nova era de prestação de serviços e geração de empregos para todos os maranhenses.

“Essa cerimônia marca a consolidação do Centro de Lançamento numa nova era, uma era de promoção de serviços a outras empresas, fazendo com que o entorno tanto de Alcântara como das cidades metropolitanas se desenvolva, cresça e gere emprego”, enfatizou.

Também estavam presentes no evento, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten; o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo; o chefe da Casa Civil, representando o Governo do Estado, Sebastião Madeira; o deputado estadual Roberto Costa, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão; o presidente da Fiema, Edilson Baldez, um dos homenageados, como Membro Honorário, graças aos serviços prestados que contribuíram para desenvolvimento do CLA; e demais autoridades políticas e militares.

O Centro de Lançamento

Criado por meio do Decreto Federal nº 88.136 de 1º de março de 1983, o Centro atingiu recentemente o 500º veículo espacial lançado. O lançamento do HANBIT-TLV, foguete sul-coreano é um marco importante para o Programa Espacial Brasileiro e, por tudo isso, o Centro é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.

Sua missão é executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. Também são realizados testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).

No Centro são realizadas atividades do Programa Espacial Brasileiro como o “Programa Microgravidade”, quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de biotecnologia, eletrônica, mecânica, dentre outras.

Um dos aspectos que mais interessantes a respeito do Centro de Lançamento de Alcântara é sua localização. Ela está estrategicamente localizada a dois graus da Linha do Equador, região em que a velocidade de rotação da Terra é maior do que em latitudes elevadas. Ainda, a cidade de Alcântara é conhecida pela regularidade meteorológica, o que auxilia na redução de atrasos, que geram mais custos para o lançamento. A posição do CLA permite que os foguetes gastem até 30% menos combustível, resultando em uma imensa economia.